Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.
Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
Metáfora é uma figura de linguagem na qual se faz uso de comparações subjetivas para se referir a algo de forma indireta. A linguagem metafórica enriquece a forma como nos comunicamos com a utilização do duplo sentido para expressarmos nossas ideias.
Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada para fazer comparações por semelhança. É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea.
Vejamos alguns exemplos de metáfora e como ela é utilizada: Aquele rapaz é um pavão de tão exibido. Um rapaz certamente não pode ser um pavão de forma literal. Entretanto, o pavão é conhecido por exibir uma cauda comprida e muito bonita.
A diferença está em como fazem isso. Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.
A metáfora é uma figura de linguagem que usa uma coisa para significar outra. Já a analogia é um argumento mais lógico. Ao fazer uma analogia, você mostra que duas coisas são semelhantes, como nesse exemplo: “A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar.”- Forrest Gump.
Como transformar a frase "ele canta feito um passarinho" em metáfora?
Figuras de Linguagem: Metáfora e Comparação
Ex: Ele é um passarinho ( quer dizer que ele canta como um passarinho). Comparação é a figura de linguagem que como a metáfora baseia-se em uma relação de semelhança.
A metáfora é uma figura de linguagem usada para comparar, de forma implícita, dois conceitos com base em suas características em comum, trazendo expressividade ao discurso. Na poesia, a rosa murcha e o coração partido, por exemplo, são metáforas de desilusões amorosas.
Havia três tipos de metáforas: primárias, complexas e atributivas. Este é o primeiro estudo a comparar esses três tipos de metáforas em duas tarefas diferentes. Os resultados mostram como as metáforas se agrupam de acordo com seu tipo, mas não uniformemente.
O que é metáfora? A metáfora é uma figura de linguagem usada para fazer comparações de maneira implícita, isto é, para comparar ideias, pessoas, coisas ou conceitos sem usar expressões que indiquem essa comparação, deixando tudo subentendido.
Ela é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita. Veja o exemplo abaixo: Carolina é um doce de pessoa. Na frase, Carolina é uma pessoa tão gentil que é comparada a um doce.
Elas se constituem em signos ou convenções gráficas que têm relação direta ou indireta com expressões do senso comum, como, por exemplo, “ver estrelas”, “falar cobras e lagartos”, “dormir como um tronco” etc. As metáforas visuais possibilitam um rápido entendi- mento da ideia.
“A metáfora é uma comparação implítica entre dois elementos de realidades muito diferentes. Por exemplo, quando eu digo que a Amazônia é o pulmão do mundo, eu construo uma metáfora porque associo uma capacidade respiratória do mundo à existência da Amazônia”, explica Thiago Braga, professor de redação do pH.
A estrutura linguística utilizada na analogia se estabelece por meio de expressõescomparativas, por exemplo: como, tal qual, semelhante a, parecido com, quanto, do que, lembra a, etc.
Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.
Como transformar a frase "pensar incomoda como andar a chuva" em metáfora?
Para que a frase em questão se torne uma metáfora, é preciso manter a ideia de comparação entre os termos, mas eliminar o conectivo comparativo, a conjunção "como". No caso, a ideia implícita é de que pensar se assemelha ao andar na chuva: ambas são ações que causam incômodo.
Metáfora significa “transposição de sentido” na tradução de meta (algo) e fora (sem sentido), palavras que vêm do latim. É, portanto, uma comparação entre os sentidos de duas ideias, de modo que o significado delas possa ser transposto, porém de modo não explícito.
Utilizam-se frases como “ele foi para os braços do Senhor” ou “ele entregou a alma a Deus”, em vez de dizer diretamente que a pessoa faleceu, o que poderia demonstrar frieza e causar mais sofrimento ao ouvinte. O termo eu eufemismo tem origem grega “euphémein” e significa “pronunciar palavras agradáveis”.
A analogia consiste na tendência inovadora que uma palavra exerce sobre outra, aparentada pelo sentido, pela forma ou pela função gramatical. É o caso do primeiro exemplo. A metáfora é o fenómeno pelo qual uma palavra é empregada por semelhança real ou imaginária: os dentes do pente, o pé da mesa, o fumo da glória.