No primeiro dia de vida, os pintainhos já apresentam duas fileiras de penas nas pontas das asas. Quando a fileira de baixo (mais próxima do corpo) for mais longa do que a externa, é fêmea. Quando as duas fileiras forem do mesmo tamanho ou a fileira de cima for mais longa, é macho.
Frango: apresenta uma carne mais clara, geralmente branca, devido à rápida maturação e menor quantidade de atividade muscular. Galinha: a carne é tipicamente mais escura, podendo variar de tons de rosa a amarelo, devido ao maior tempo de exercício e desenvolvimento muscular.
Tamanho: como mencionado acima, o frango macho é maior do que a fêmea. Portanto, a primeira diferença entre galo e galinha é que o galo, uma vez adulto, é duas vezes maior do que a galinha. A galinha só cacareja: enquanto que a galinha só cacareja, o galo nos acorda cantando com seu característico "cocoricó".
Em algumas linhagens autossexáveis de postura vermelha, os machos apresentam penas mais claras, enquanto as fêmeas têm penas marrons. Em galinhas carijós de certas linhagens comerciais de postura, os machos são pretos com uma mancha branca na cabeça, ao passo que as fêmeas são totalmente pretas.
Frangoé o nome que se dá a um galo jovem. Franga, portanto, é a galinha na mesma fase. Na fase adulta, o frango vira um galo. A ave não costuma ser consumida em larga escala nessa época, porque a carne já é mais firme.
Os ovos foram postos pelos distantes ancestrais dinossauros da galinha milhões de anos antes da chegada das primeiras galinhas. Mas, os cientistas descobriram agora que os ancestrais da galinha podem não ter posto ovos, como se pensava anteriormente.
O termo “caipira” refere-se a qualquer frango criado “solto”, sem grande controle do seu crescimento e da sua alimentação. Por isso, insetos e minhocas fazem parte da dieta desses animais. Eles demoram mais para atingir o tamanho para abate, cerca de 80 a 90 dias.
A galinha produz o ovo independente da presença do galo. A presença do macho é indispensável quando se quer aumentar o número de aves. Você sabia que as galinhas poedeiras, também chamadas de galinhas de postura, são aquelas destinadas exclusivamente à produção de ovos?
No primeiro dia de vida, os pintainhos já apresentam duas fileiras de penas nas pontas das asas. Quando a fileira de baixo (mais próxima do corpo) for mais longa do que a externa, é fêmea. Quando as duas fileiras forem do mesmo tamanho ou a fileira de cima for mais longa, é macho.
Ao abrir com cuidado a asa com os dedos e olhar a superfície superior da asa, pode-se identificar a linha de penas de contorno na parte superior da superfície da asa, com a linha de penas primárias na parte inferior. A sexagem pelas penas deve ser feita sob uma fonte de luz forte para que seja exata.
Como saber se o pintinho de Angola é macho ou fêmea?
A barbela da galinha da angola fêmea geralmente é menor do que a do macho, e fica mais próximo a cabeça. A crista ( chifre) na fêmea tende a ser menor e mais estreita. E um diferencial inconfundível é o seu canto, a fêmea e responsável pela famosa tô fraco, tô fraco.
Essa metodologia pode ser realizada em penas ou no sangue com assertividade acima de 99,7%. É importante imaginar a unha dividida em 3 partes e o corte deve ser realizado no ponto 2 por onde sairão gotas de sangue e caso seja necessário, pode-se cauterizar para interromper o sangramento.
A cloaca é uma abertura existente tanto nas galinhas quanto nos galos. Ela marca não só a parte final do intestino grosso, mas também dos sistemas urinário e reprodutor. Isso significa que, por meio da cloaca, as galinhas eliminam as fezes e a urina. Além disso, é por onde elas conseguem botar ovos.
Ao completar 18 semanas, inicia-se um crescimento mais acelerado da crista e das barbelas das frangas que, também, tornam-se mais avermelhadas. É sinal de que os ovos estão prestes a chegar.
Logo, o macho vai apresentar a crista mais desenvolvida que a fêmea. Já a fêmea possuirá melhor definição no empenamento. No empenamento lento [machos], as penas primárias são do mesmo comprimento ou menor que as da cobertura. No empenamento rápido [fêmeas], as penas primárias são maiores que as da cobertura.
“Os frangos são aves específicas para o corte, enquanto as galinhas são poedeiras, ou seja, usadas com a finalidade de produzir ovos”, explica doutor Valdecy, médico veterinário da Tijuca Alimentos.
O frango é o galo jovem, portanto a franga é a galinha jovem. Só que, na hora de comprar, vira tudo frango mesmo. Na fase adulta, a galinha ganha popularidade nos pratos. Se ela foi criada em granja, tem a carne macia, clara e sabor mais discreto.
Para alguns cientistas que partem da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.
O ovo conhecido, aquele com casca dura, surgiu muito antes das galinhas. Isso porque as aves, que põem ovos, existem há milhões de anos. Na verdade, esses ovos já eram presentes no período de dinossauros, alguns dos quais foram ancestrais das aves modernas. Assim, os ovos já existiam há quase 200 milhões de anos.
Por fim, quando falamos sobre o ovo da galinha, que se tem nessa era, quem nasceu primeiro foi a ave. Afinal, ela surgiu de uma mutação e da possível hibridização de diversas espécies de galos, que tinham o seu tipo específico de reprodução.
O tempo de vida das galinhas depende, principalmente, da finalidade pela qual estão sendo domesticadas. Mas quando bem cuidadas, bem alimentadas e mantidas sob as condições ideais, essas aves, de forma geral, podem viver de 5 a 10 anos, aproximadamente.
Por que galinhas não voam? Indo diretamente para a resposta: o motivo pelo qual as galinhas atualmente não conseguem voar está relacionado ao fato de, enquanto seus músculos são grandes e pesados, suas asas são muito pequenas para os carregarem pelo ar.