Dor localizada, fraqueza, dificuldade para realizar tarefas básicas, como segurar um copo de água, dor ao fazer movimento de rotação… esses são alguns dos principais sintomas que podem indicar tendinite nas mãos, doença mais comum do que se imagina.
Os principais sintomas da tendinite na mão são dor, inchaço, limitação dos movimentos e fraqueza. Além disso, em alguns casos ela pode ser associada com formigamentos. Então, ao sentir estes sintomas com frequência, é importante procurar um ortopedista especialista em mão para fazer um diagnóstico preciso.
Fazer repouso: é importante evitar o desgaste da articulação e poupar os tendões. Por isso, sempre que possível, evite forçar os músculos e tente usar tala rígida para imobilizar a mão. Aplicar gelo: as compressas de gelo diminuem a dor e o inchaço aliviando os sintomas da tendinite.
O principal sintoma de tendinite é uma dor forte na região do corpo que está sendo afetada pela inflamação. Se você sente muita dor nos braços depois de um dia inteiro de trabalhos manuais, pode estar sofrendo de tendinite nos pulsos.
O repouso, associado ao uso de gelo, manobras de compressão e elevação do membro afectado permitem uma redução da inflamação e da dor, permitindo a recuperação de uma tendinite em alguns dias ou semanas. As tendinopatias demoram entre dois a seis meses a recuperar.
Os tendões flexores, deslizam na região palmar da mão e punho e permitem realizar movimentos delicados como a pinça do polegar ou a preensão manual de objectos. Por sua vez, os tendões extensores localizam-se no dorso da mão e punho, estando perfeitamente interligados entre si como uma “teia de aranha”.
Alongamento dos dedos: estenda os dedos e, com a outra mão, gentilmente dobre cada dedo para trás, segurando por alguns segundos. Rotação do pulso: gire o pulso lentamente em movimentos circulares, primeiro no sentido horário e depois no sentido anti-horário.
Diminuição da força. Em alguns casos, pode ocorrer diminuição da força da região afetada, principalmente quando a tendinite é grave ou crônica, pois pode causar atrofia dos músculos em volta do tendão, dificultando as tarefas do dia a dia como subir escadas, realizar tarefas domésticas ou tomar banho, por exemplo.
Qual o melhor Anti-inflamatório para tendinite na mão?
O mais utilizado é a Ciclobenzaprina, de 5 a 10 mg, 1 a 2 vezes/dia. Os AINEs são usados para dor e inflamação. Pode-se usar: Celecoxibe 400mg/dia, Naproxeno 500mg/dia e Nimesulida 200mg/dia, por 14 dias.
Basicamente, a Tendinite na Mão ocorre por conta da sobrecarga do tendão por uso repetitivo em excesso. São microtraumas que acontecem diversas vezes e provocam a inflamação do local. Esse fator atrelado à falta de alongamento e de cuidados agrava os casos, podendo ocasionar a cronicidade da condição.
O diagnóstico da tendinite é realizado a partir da história clínica do paciente, do exame físico conduzido durante a consulta e de exames de imagem, como o ultrassom e a ressonância magnética. Outros exames, como radiografias, também podem ser solicitados para a avaliação de possíveis diagnósticos diferenciais.
O tratamento conservador é, de modo geral, o mais comum, incluindo repouso, anti-inflamatórios e analgésicos. Fisioterapia, fortalecimento dos músculos, alongamentos e compressas de gelo, por exemplo, também podem ser indicados para alívio dos sintomas e controle da inflamação.
O diagnostico, na maioria dos casos, é feito por exame físico, incluindo manobras específicas para o tendão, algumas vezes confirmado por RM ou ultrassonografia. Tratar com repouso, calor ou frio, altas doses de AINEs e, algumas vezes, infiltração de corticoides.
O que é Sinovite? Trata-se de uma inflamação da membrana sinovial, uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste as articulações do corpo humano. Essa inflamação causa o aumento de produção do líquido sinovial, responsável por lubrificar e nutrir as articulações, prevenindo o desgaste das cartilagens.
Dor nas mãos, rigidez articular, perda de flexibilidade, inchaço e formigamento são alguns dos sintomas da artrose na mão, também conhecida como artrose de mão ou osteoartrose de mão. Pode ocorrer somente na articulação da base do dedo polegar, o que é conhecido como rizartrose.
Dentre as opções para imobilizar o local afetado pela tendinite, pode-se usar tipóias, talas e em alguns casos, gesso. Isso contribui para o processo de recuperação da inflamação nos tendões.
Além disso, quando se vira o pescoço para um dos lados, a musculatura do ombro contrai e ocorre a tensão de alguns nervos periféricos que inervam a região, podendo aumentar o estímulo doloroso. Com a musculatura contraída durante várias horas durante a noite, certamente você sentirá mais dor da tendinite pela manhã.
Frequentemente afeta esportistas que usam demais os membros inferiores (corredores, jogadores de futebol, etc). A inflamação deste tendão causa dor na face anterior do joelho, ao redor da região do tendão, piorando com a sua flexão ou extensão.
O tendão transmite a força de contração muscular necessária para mover um osso. O problema causa dores intensas nos tendões e até em outras partes do corpo.
Ela acontece quando a pessoa usa muito uma determinada parte do corpo, como os braços, que servem para escrever à mão e digitar. Quando a pessoa realiza essas atividades em posições incorretas, não faz alongamentos para esticar os tendões e também não faz pausas, pode acabar desenvolvendo uma tendinite.