Em geral eles assumem, tanto no plano espiritual quanto para médiuns videntes encarnados, a forma humana, ou seja, eles têm uma aparência análoga ao corpo físico humano, com uma cabeça, dois braços, dois olhos, duas pernas, nariz, ouvidos etc. Eles aparecem como se tivessem um corpo humano normal.
Os Espíritos são indivisíveis e não podem ser fracionados
Segundo Delanne, a alma assiste, desse modo, a espetáculos que não temos meios de descrever, ouve harmonias que nenhum ouvido humano tem apreciado e se move em completa oposição às condições de viabilidade terrestre.
Os Espíritos mantêm a aparência que tinham quando encarnados no corpo físico. Já tivemos notícias de vários casos de aparições de Espíritos em todo o Mundo. E, em todos os casos, que se tornaram célebres, as pessoas que tiveram as visões afirmam que o Espírito tinha um corpo.
Então, forçosamente, o espírito deve ter uma forma, embora ainda incompreensível para a mente humana. Por esse motivo os espíritos responsáveis pela Codificação deixaram claro, na questão 88, que o espírito não tem uma forma para nós, especificamente.
Os Espíritos pertencem a diferentes classes, não sendo iguais em poder nem inteligência, saber ou moralidade. Os da primeira ordem são os Espíritos Superiores que se distinguem pela perfeição, pelos conhecimentos e pela proximidade de Deus, pela pureza dos sentimentos e o amor do bem: são os anjos ou Espíritos puros.
7 Coisas Incríveis que Acontecem quando o Espírito Santo entra em um Crente
Como um espírito aparece?
Os espíritos podem se mostrar em todos os lugares e a qualquer hora, segundo o espiritismo. E eles aparecem, em sua maioria, com a feição que tinham em vida. Os espíritos que aparecem podem ser parentes ou amigos que se fazem presentes porque têm afeição aos encarnados.
Os três elementos essenciais que formam o homem são o espírito, o perispírito e a matéria. Dessa forma a união da alma com o perispírito mais o corpo material formam o homem, sendo que a alma e o perispírito separados do corpo constituem o espírito.
Como os Espíritos se locomovem? Os Espíritos esclarecidos se locomovem através do pensamento. Movimentam-se mais ou menos rápido dependendo da evolução de cada um.
O Espírito não tem nenhuma necessidade física, e não tem órgãos físicos para satisfazer seus desejos carnais, seus desejos corporais, decorrendo daí sua frustração e seu sofrimento.
O mundo espiritual é um lugar de espera, trabalho, aprendizado e, para os justos, de descanso dos cuidados e das tristezas. Nosso espírito viverá nesse local até que esteja pronto para a ressurreição.
— Podem vê-lo, pois estais incessantemente rodeados por eles. Mas cada um só vê aquelas coisas a que dirige a sua atenção, porque eles não se ocupam das que não lhes interessam. Segundo a resposta apresentada, os Espíritos têm a capacidade de nos verem constantemente.
A alma humana é espiritual, o que significa que ela não é material. A alma humana tem três capacidades ou potências: a capacidade de entender ou inteligência; a capacidade de querer, ou vontade; e finalmente a capacidade de sentir, ou sensibilidade.
“O Espírito não entra em um corpo como entras numa casa. Identifica-se com um Espírito encarnado, cujos defeitos e qualidades sejam os mesmos que os seus, a fim de obrar conjuntamente com ele. Mas o encarnado é sempre quem atua, conforme quer, sobre a matéria de que se acha revestido.
Os Espíritos possuem todas as percepções que tinham na Terra, porém em grau mais alto, porque as suas faculdades não estão amortecidas pela matéria; eles têm sensações desconhecidas por nós, veem e ouvem coisas que os nossos sentidos limitados nos não permitem ver nem ouvir.
A alma e o espírito são partes diferentes com funções diferentes. O espírito humano possui consciência, intuição e comunhão. A alma humana possui mente, vontade e emoções. Deus habita no espírito humano dos que já foram regenerados espiritualmente.
O espírito, por sua vez, é a essência imaterial que transcende o corpo. Ele é muitas vezes associado à alma, à consciência e ao sentido de identidade pessoal. Enquanto o corpo é limitado pelas leis da física e do tempo, o espírito é considerado ilimitado e eterno.
Ao desencarnar rompem-se os três plexos (cerebral, solar e funcional) e o espírito, juntamente com o perispírito, se desliga do corpo físico. O desencarnado entra numa outra frequência, diferente da frequência da matéria, e é transportado para um outro local.
– O Espírito vem como energia, coragem, barulho de trovão que abre as portas e as palavras. – O Espírito vem com dons diversos para cada um: beleza e dignidade para todos os cristãos.
O fenômeno de sair do corpo acontece de forma involuntária todas as noites quando dormimos, podendo acontecer também de forma voluntária, apenas pela nossa absoluta vontade e decisão. Esse fenômeno de natureza bioenergética e paranormal acontece com todos, sem exceção, e o chamamos de Projeção da Consciência.
Qual o destino do espírito após a morte do corpo físico?
Quando o corpo físico morre, o espírito continua vivo. No mundo espiritual, o espírito daquele que é justo “será recebido num estado de felicidade, [num lugar] que é chamado paraíso, um estado de descanso, um estado de paz, onde descansará de todas as suas aflições e de todos os seus cuidados e tristezas” (Alma 40:12).
O Espiritismo ensina que é possível a manifestação de um Espírito encarnado através de um médium, se ele estiver em um estado alterado de consciência, como no sono. Porém, recentemente, a possibilidade disso também ocorrer caso o encarnado esteja em estado de vigília se tornou uma questão controversa.
Os espíritos foram criados por Deus, existem antes do corpo físico, povoam todo o universo, são seres incorpóreos (mas não imateriais) e que Deus jamais deixou de criá-los em todos os tempos. Eles “estão por toda parte”, porém, “há regiões interditadas aos [espíritos] menos adiantados”.
A palavra espírito apresenta diferentes significados e conotações diferentes, a maioria deles relativos a energia vital que se manifesta no corpo físico. A palavra espírito é muitas vezes usada metafisicamente para se referir à consciência e a personalidade.