Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Iemanjá se mostram mais persuasivos e bem intencionados. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas não diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus instintos básicos, e a amizade e o companheirismo são valores essenciais para eles.
Iemanjá é uma orixá muito popular nas religiões de matriz africana no Brasil, sendo conhecida como uma divindade dos mares, a mãe dos orixás e a protetora dos marinheiros. O culto a ela é oriundo dos iorubás, que a relacionavam com os rios, a fertilidade e a maternidade.
Em sua manifestação, Iemanjá tem uma série de características relativas a ela: “Quando se manifesta, Yemoja segura um leque e suas iyawos imitam o movimento das ondas dobrando e erguendo o corpo” (VERGER, 1999, p. 297).
Protetora das crianças e idosos. Padroeira dos pescadores. É reverenciada no Candomblé, Santeria, Umbanda, Xangô de Pernambuco, Batuque, Xambá, Culto Tradicional de Ifá, Regla de Ocha, Omolocô, Terecô, Vodu haitiano e Vodu da Luisiana.
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.
O Orixá de Peixes é o mais fácil de identificar: românticos, sensíveis e idealizadores, têm os filhos de Iemanjá como associação quase que imediata. A Deusa dos mares é a mãe da maioria dos Orixás, por isso, se preocupa com todos os filhos.
Dentro dos terreiros, pertencer a este ou aquele orixá significa ter suas características principais. Sendo assim, os filhos de Iemanjá são maternais, possessivos, ciumentos, dadivosos e rancorosos. Também são econômicos por natureza, mas adoram presentear os outros.
Veja como se conectar com a divindade para atrair prosperidade, proteção, amor e paz. Em 2 de fevereiro, é comemorado o dia de Iemanjá e, para homenageá-la, muitas pessoas fazem uma oração a ela. Além disso, diversas religiões aproveitam para agradecer à padroeira dos pescadores e pedir suas bênçãos.
O lado negativo de ser filha das águas é isso, a gente sente tudo na / da forma mais profunda que existe, a gente se joga em tudo e espera mergulhar fundo em amores, pessoas e sonhos rasos. A gente se enche e quando se enche, pelos olhos o oceano interno insiste em escorrer. - Yara Vitória.
Por amamentar todos os seus filhos, Iemanjá ficou com seios enormes. Ela se sentia envergonhada, principalmente após o seu marido caçoar dela por este motivo. Irritada e triste, Iemanjá resolveu largar o marido e ir atrás da felicidade.
Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá. Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.
Iemanjá é um orixá da cultura africana associado ao signo de Peixes. Ela é conhecida como a rainha do mar, a mãe de todos os seres e a protetora das águas. Iemanjá representa a energia da intuição, da compaixão e da conexão espiritual.
Quem tem Yemanjá como mãe, tem um oceano de protecão. 🐚🌊 Projeto: Meu Orixá - Águas de Yemanjá Artista Visual: @eumarvilaaraujo Modelo: @ellensm #africanizeoficial #africanize.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura.
Filhas de Iemanjá são mandonas,sensíveis e emotivas . São pessoas muito voluntariosas e que tomam os problemas dos outros como se fossem seus. São pessoas fortes, rigorosas e decididas. São incapazes de guardar um segredo e odeiam que mexam no que é dela.
A Rainha das Águas é cultuada como a padroeira dos pescadores. Dessa forma, ela protege aqueles que entram no mar para pescar. Além disso, Iemanjá protege a vida marinha e controla a maré. O orixá feminino ainda está associado às causas da fertilidade feminina e do amor romântico.
🌊🪞 Iemanjá simboliza a energia da família, todas as cabeças e que, portanto, quando estamos equilibrados nela, retira angústias, confusão, tira tristezas, impurezas, traz prosperidade, assim como o mar pode trazer!
Simboliza o amor maternal e puro, a fertilidade e a abundância. -Características dos seus filhos: Considerada uma mãe jovem, porém madura, Iemanjá é uma das Orixás que mais possui filhos. Eles costumam gostar muito de luxo e às vezes chegam a ser um pouco exagerados.
Mãe Iemanjá representa o equilíbrio emocional, espiritual e psicológico dos seres humanos. A partir dessa simbologia, podemos evocar de dentro de nós essa força que nos equilibra e nos mantém sãos até nos piores momentos. Afinal, Iemanjá está presente em todas as cabeças.
Considerada a Rainha do Mar, Iemanjá ou Yemanjá é uma das divindades mais queridas da Umbanda e do Candomblé. Regente da inteligência, das águas doces e salgadas, é muito cultuada e respeitada por ser considerada a mãe de quase todos os Orixás.
Um dos métodos mais conhecidos e utilizados é o jogo de búzios. Nesse jogo, o babalorixá ou iyalorixá lança os búzios de forma ritualística e interpreta as posições em que caem, obtendo informações sobre o orixá pessoal do indivíduo.
Para Iemanjá, oferecemos manjar branco, canjica branca, uvas brancas, espumante branco ou água, velas, que podem ser azuis ou brancas, e flores brancas", conta Mãe Michelle, da Casa de Umbanda Força do Axé, em Curitiba (PR).