A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.
Como os astronautas aguentam a temperatura da Lua?
Ela conta com 2 sistemas diferentes para manter temperaturas gerenciáveis lá dentro - o Sistema de Controle Termal Passivo e o Sistema de Controle Termal Ativo. Esses materiais são utilizados por serem capazes de refletir boa parte da radiação recebida pelo sol.
Por outro lado, considera-se que a Lua não possui atmosfera, pois ela não pode absorver quantidades mensuráveis de radiação, não parece possuir camadas ou auto-circulação e requer reabastecimento constante, dada a alta taxa em que a atmosfera é perdida para o espaço.
O objetivo do país se tornou explorar a Lua com o menor custo possível. Isso porque a segunda missão, que ocorreu em 2019 e deu errado (o foguete explodiu no pouso), custou US$ 140 milhões, enquanto a desta manhã foi de um pouco mais de US$ 80 milhões.
Qual A Temperatura Na Lua? - Space Today Responde Ep.032
Tem vento na Lua?
A Lua não tem atmosfera. Isto faz com que a sua temperatura varie entre os -200ºC (noite lunar) e os 120ºC (dia lunar). A superfície da Lua está coberta por inúmeras crateras resultantes do impacto de meteoritos. Dada a ausência de processos erosivos na Lua (vento, àgua corrente,...)
As sombras na Lua são complicadas por um solo irregular, distorções causadas por lentes grande-angulares, luz refletida pela Terra, e pela poeira lunar. As sombras também sofrem distorções de perspectiva, convergindo para um ponto de fuga no horizonte.
Por isso, pode-se dizer que o homem ainda não voltou à Lua porque não há mais tanto interesse quanto antigamente na sua exploração. Hoje já possuímos e produzimos continuamente uma quantidade de conhecimento relevante, apenas com os equipamentos e procedimentos atuais, sem necessidade de estarmos por lá.
Buraco lunar tem ao menos cem metros de profundidade e poderia proteger astronautas da radiação, das temperaturas extremas e do clima espacial. Os cientistas descobriram, pela primeira vez, uma caverna na Lua.
Astrônomos do Observatório Alma, no Chile, enxergaram um novo formato da Nebulosa do Bumerangue, nuvem de gás e poeira que é o lugar conhecido mais frio no Universo, com temperatura de -272ºC.
1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.
Enquanto isso, no espaço intergalático, estima-se que seja possível encontrar uma média de três átomos de hidrogênio por metro cúbico, o que corresponde a pressões de até 10-15 Pa.
Ela está amassada, por que estava guardada em algum canto do apertadíssimo módulo lunar. É possível perceber que não há variação nas “ondas” da bandeira, não importa qual foto se veja. “Além de estar amassada, a bandeira se mantém ereta por que tinha uma haste superior que a mantinha assim”, explica Mourão.
A missão espacial Apollo 11, da Nasa, levou o homem à Lua pela primeira vez em 1969. Mais de cinco décadas atrás, o astronauta americano Neil Armstrong pisou no satélite da Terra, mas ainda hoje teorias de conspiração sobre o feito histórico continuam circulando.
A China realizou missões bem-sucedidas com o Chang'e 3, 4, e 5, pousando na Lua, coletando amostras e explorando a região. Em suma, a humanidade visitou a Lua seis vezes durante as missões Apollo, que ocorreram entre 1969 e 1972.
Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.
Bem, como nosso satélite natural orbita o planeta em uma trajetória elíptica, sua distância em relação ao nosso planeta varia, mas em média, a distância da Terra à Lua é de aproximadamente 384.400 km — o suficiente para posicionar 30 Terras no caminho.
Já as bandeiras fincadas em superfície lunar não são capazes de serem enxergadas olhando do nosso planeta. A Nasa conta que um total de seis bandeiras foram fincadas entre as missões Apollo de 1969 a 1972, e somente a agência espacial possui tecnologia para ver a última, deixada por lá com a chegada da Apollo 17.
Moléculas de água são encontradas em amostra lunar coletada por sonda chinesa. À medida que cientistas chineses analisavam as amostras de solo que sua sonda lunar trouxe de volta da Lua, eles perceberam algo revolucionário: havia água junto com minerais no solo.
O primeiro país a pousar na Lua foi a Rússia (então União Soviética), em 1966, com a missão Luna 9. Três meses depois, os EUA chegaram com a Surveyor 1, mas ainda sem tripulantes.