Descobriram que os beija-flores seriam capazes de ver 30% da plumagem das aves e 35% das cores das plantas em tons não espectrais — cores que “os humanos nem sequer conseguem imaginar”, diz Stoddard. Essa habilidade provavelmente ajuda as pequenas aves a localizarem uma grande variedade de plantas e seu néctar.
Percebemos o amarelo, por exemplo, porque ele é uma combinação de verde com vermelho. Os beija-flores, por outro lado, possuem quatro tipos de cones, um a mais que os humanos. Esse tipo extra de célula permite que eles enxerguem ondas ultravioleta, bem como a combinação de ultravioleta com vermelho, verde e azul.
Pesquisadores descobriram que as aves podem enxergar cores invisíveis para nós. Isso é possível graças à presença excessiva de uma célula do olho chamada cone, que é responsável por captar diferentes cores. Os humanos possuem três tipos dessa célula, assim, conseguem enxergar boa parte das cores existentes.
Além da habilidade fascinante de pairarem no ar, os beija-flores conseguem rodopiar, fazer curvas e voar de marcha-ré, como se desafiassem a gravidade, mas o grande segredo dessas proezas é o bater rápido de suas asas.
Comem principalmente açúcar, mas também obtêm proteínas de pequenos insetos. Estes pequenos são muito inteligentes. Um beija-flor tem o maior cérebro do mundo das aves em proporção ao seu tamanho corporal. A batida de seu coração pode alcançar um máximo de ao redor de 1200 batidas por minuto.
🏡 O Significado do Beija-Flor Visitar sua casa - A MELHOR EXPLICAÇÃO!
Quando a gente vê um beija-flor?
Os beija-flores também representam alegria, cura e adaptabilidade. Em diversas culturas considera-se que quando um beija-flor se aproxima ou olha para uma pessoa é porque ela precisa se curar e liberar as energias negativas que possui. Portanto, sua presença lembra sonhos e a perseverança para realizá-los.
Na Bíblia, segundo o livro de Gênesis, Deus fez os animais que vivem nas águas e no ar, entre eles o beija-flor, visto como o mensageiro do céu que incentiva as pessoas a seguir em frente e deixar o passado para trás.
Na maioria das vezes, os beija-flores apresentam comportamento agressivo quando têm o seu território de alimentação invadido, pois são aves que necessitam de grande volume energético. Eles podem ser classificados em territoriais e não territoriais.
Estes pássaros são atraídos pela cor vermelha, além de gostarem também de cores vibrantes. Se os beija-flores parecem não conseguir encontrar o recipiente, coloque algo com vermelho para chamar a atenção deles e deixá-los curiosos. Nem precisa ser um laço; tinta, fita e até esmalte da cor vermelha irá servir.
“São agressivos com outros beija-flores e até mesmo com aves muito maiores. Chegam a atacar predadores de passarinhos, como gaviões e corujas. Tamanho definitivamente não é problema para eles”, disse Fernando Pacheco, um dos mais respeitados especialistas em aves do Brasil.
A espécie vencedora no quesito melhor visão — entre as aves de rapina — é a águia-de-asa-redonda. Ela é capaz de enxergar um pequeno rato enquanto voa a 5 mil metros de altitude.
Primatas e aves enxergam o mundo colorido, mas as aves enxergam um mundo muito, mais muito mesmo, mais colorido do que nós. Os humanos possuem três tipos de cones na retina, que, resumindo bastante, são células que nos permitem reconhecer as cores.
Como os pássaros são tetracromáticos, eles enxergam quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto nós somos tricromatas e só enxergamos três cores: azul, verde, vermelho.
Descobriram que os beija-flores seriam capazes de ver 30% da plumagem das aves e 35% das cores das plantas em tons não espectrais — cores que “os humanos nem sequer conseguem imaginar”, diz Stoddard. Essa habilidade provavelmente ajuda as pequenas aves a localizarem uma grande variedade de plantas e seu néctar.
Além disso, muitas aves têm uma excelente percepção de cores e podem ver uma gama mais ampla de cores do que os humanos. Como mencionado, algumas espécies podem até enxergar cores ultravioleta, o que lhes permite detectar padrões e sinais invisíveis para nós.
Ele se alimenta do néctar, um líquido doce que as plantas produzem e que atrai animais polinizadores. Esses animais, como o beija-flor, espalham o pólen das flores, promovendo a polinização, ou seja, a reprodução das plantas.
Quando o Sol baixa, os colibris pousam em galhos de árvores e entram em um estado similar à hibernação, chamado “torpor”. Trata-se de um sono profundo, em que a temperatura corporal cai de 40 ºC para 18 ºC, o coração desacelera para meras 50 batidas por minuto e a respiração fica tão lenta que parece nem existir.
Elas ouvem bem sons agudos na faixa de 6 mil a 7 mil hertz (Hz), enquanto o canto principal do beija-flor-preto é formado por três sílabas brevíssimas, com 6 centésimos de segundo cada uma, emitidas na frequência de 10 mil a 14 mil Hz, já próximo do limite auditivo humano.
Mantenha em um local estratégico um comedouro para aves, sempre com algumas frutas, especialmente bananas, abacates ou mamões. Além de atrair sabiás, sanhaços e saíras, atrairá também pequenas moscas das frutas que complementam a dieta dos beija-flores.
Em algumas tradições indígenas, a presença de um beija-flor é vista como um sinal de boa sorte e prosperidade. Acredita-se que sua visita traga alegria e felicidade para a casa em que eles pousam. Além disso, o beija-flor também é associado com a delicadeza e a leveza.
Os beija-flores dormem à noite, entrando num estado chamado de torpor, e é difícil para eles acordarem quando estão neste estado, já que eles desaceleram seus batimentos cardíacos. Então eles roncam para conseguirem sair do torpor ou hibernação.
Os beija-flores são animais leves, de pouco peso. Essa leveza nos transmite a mensagem de uma vida livre de tudo aquilo que nos sobrecarrega e nos torna infelizes, tristes e cheios de cargas emocionais que nenhum bem nos fazem. Também nos inspira a mantermos vidas iluminadas, livres de dúvidas, preocupações e medos.
Eles nos lembram que também podemos espalhar bondade e alegria por onde passamos, sendo gentis com os outros. Atos simples como oferecer ajuda a um colega, dar feedback positivo ou expressar gratidão, podem contribuir para criar um ambiente de trabalho colaborativo e de apoio.
O que significa um beija-flor entrar dentro de casa?
E também podemos associar a visita com a espiritualidade. Explico: no misticismo, a entrada do beija-flor em sua casa diz respeito ao sinal de que um ente querido falecido está enviando amor e proteção. Essas aves são vistas como a ponte sutil com o próprio reino espiritual.