Afinal, o que é ser cidadão? Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Conheça a seguir algumas das ações que renderam a Josué o título de “cidadão do mundo”: Em 1947, Josué de Castro exerce o cargo de membro do Comitê Consultivo Permanente de Nutrição da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês).
De acordo com o Glossário Eleitoral, página disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cidadã ou cidadão é a pessoa que adquiriu direitos políticos e está apta a votar e ser votada.
Exprime a noção de agente que provoca a morte ou o extermínio (ex.: bactericida). Origem etimológica:sufixo latino -cida, do latim caedo, -ere, cortar, deitar abaixo.
Qual o termo correto em grego para definir o cidadão?
O termo “cidadão”, empregado, não raro, no masculino singular, πολίτης, também é encontrado no feminino singular, πολίτις, em especial, quando Aristóteles explica que “em certas democracias, o cidadão (πολίτης) o é em função de sua mãe (πολίτιδος = de πολίτις)”.
Nesse sentido, um cidadão é o indivíduo que participa de forma autônoma e ativa na sociedade, com a adoção de medidas individuais e participação em ações coletivas que contribuem para a construção de um modelo social mais livre e democrático.
O cidadão honorário de São Paulo é a pessoa que recebe o Título de Cidadão Paulistano, entregue pela Câmara Municipal. O título é destinado a personalidades nascidas em outras cidades, que são ou foram relevantes são a sociedade brasileira e mundial.
Os cidadãos têm deveres como: respeitar a família e todos aqueles que os rodeiam, tratar bem toda a gente, cuidar dos sítios onde vivem. Todos os sítios onde vamos têm regras, seja a escola, o emprego ou mesmo os locais de diversão.
Como habitante de uma cidade, também pode ser chamado de citadino, morador, residente, natural de, habitante, entre outros. Já se a palavra se referir a qualquer indivíduo, o leque é ainda mais amplo, sendo possível ter como sinônimos: indivíduo, sujeito, pessoa, elemento, ser humano, etc.
Em suma, a forma correta de escrever o plural de "cidadão" é "cidadãos". Evitar as variações "cidadões" ou "cidadães" é essencial para uma escrita precisa e coerente.