Em função da diversidade de origens e motivações para a criação do que, a partir da década de 1990, passou a se chamar Educação Infantil, essa ocupação ganhou diversas denominações: atendente, pajem, monitora, babá, recreadora ou mesmo educadora (AQUINO, 1995).
Já o pedagogo, ou o professor de Educação Infantil, restringe-se ao trabalho que entende ser essencialmente pedagógico, como dar aulas teóricas e distribuir atividades.
Diversos termos circulam nos municípios para designar a função dos profissionais de creche: agentes educativos, auxiliares de creches, monitores, recreadoras, entre outros. Essa diversidade revela a existência de diferentes visões sobre a função das instituições de educação infantil, bem como do profissional de creche.
Refere-se aos profissionais que atuam em instituições de Educação Infantil, responsabilizando-se pelos cuidados e educação de crianças de 0 até 6 anos.
COMO SE TORNAR PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL? | NATÁLIA DE JESUS
Qual a diferença entre educador infantil e professor?
No entanto, existem diferenças gritantes entre a figura do professor e do educador. O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral da criança. Bem como com a sua interação com a família e a sociedade.
O professor da Educação Infantil faz mais do que facilitar projetos de arte e artesanato ao longo do dia. É ele quem fornece estrutura e ajuda as crianças a crescerem em suas habilidades de leitura e escrita; ensina Ciências instigando a curiosidade e ajuda as crianças a se entenderem no mundo.
Pela proposta, são considerados professores de educação infantil os profissionais que exerçam função docente, com formação no magistério ou em curso de nível superior e aprovados em concurso público – atribuiçoes incluídas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).
Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.
Ao definir que o profissional, para atuar em Educação Infantil, é o professor/professora, a LDB (Lei n. 9.394/96, art. 62, p. 22) confere uma identidade de Page 15 15 professores às pessoas que se responsabilizavam pelas crianças nas creches e pré- escolas.
Para os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, a função do professor é garantir o bem-estar, assegurar o crescimento, promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade.
👧🏽 “Profe!” 🧒🏻 “Sora!” 🙋♂️ “Psora!” A forma carinhosa de chamar um professor e outros sons típicos de uma sala aula nos levam a refletir sobre a magia dessa profissão.
Professor de Desenvolvimento Infantil - Desenvolver atividades de comunicação, expressão, integração social e desenvolvimento físico motor na educação infantil - creche; - Preparar e organizar as atividades; - Efetuar registros burocráticos e pedagógicos; - Participar na elaboração do projeto pedagógico; - Planejar o ...
Qual a diferença entre educador infantil e professor de educação infantil?
De acordo com o voto, o cargo de educador infantil não exige habilitação específica, como define a Lei Municipal nº 1760/2008. Já o cargo de professor de educação infantil exige níveis de formação que se iniciam com, no mínimo, magistério para o ingresso na carreira, conforme estabelece a Lei Municipal nº 1761/2008.
Segundo ele, tanto a Constituição quanto a Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) deixam claro que trabalhadores de creche integram a mesma carreira dos demais profissionais do magistério.
Todo pedagogo é um professor, mas nem todo professor é um pedagogo. Isso porque são atividades similares, mas não iguais. Por exemplo, professores do Ensino Médio, por darem aulas mais específicas, são formados nessas áreas e não, necessariamente, em pedagogia.
Como já foi dito, para dar aula para alunos de educação infantil, é preciso ter ensino médio Normal ou licenciatura plena. Vimos anteriormente que a licenciatura em pedagogia é a mais procurada, porém não é a única opção. Não é por acaso que a formação em pedagogia é a mais procurada.
O currículo busca articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico da sociedade por meio de práticas planejadas e permanentemente avaliadas que estruturam o cotidiano das instituições.
O que trabalhar na formação de professores da educação infantil?
Na Educação Infantil o professor deve compreender o desenvolvimento da criança em sua complexidade, construir saberes e habilidades para atuar em creches e pré-escolas, respaldado em um amplo conhecimento teórico, social e histórico da sua área de atuação, principalmente relacionados à prática pedagógica.
Para quem quer trabalhar com educação infantil, a formação mínima é o ensino médio completo, com suas próprias regras e normatização , sendo antigamente conhecido como magistério. Entretanto, atualmente a maioria das instituições de ensino exige formação superior para preencher as vagas disponíveis.
Qual deve ser a postura de um professor de educação infantil?
Os profissionais da educação infantil devem ter atitudes que ajudem as crianças a construírem confiança, além de incentivar a verbalização e elaborar perguntas para provocar o raciocínio lógico e o pensamento crítico, por exemplo.
Seu principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação.