A contagem correta do 5º dia útil é de segunda a sábado. Apenas não é computado nessa contagem o domingo e feriados, se houver. Então, o sábado é sim considerado como dia útil e deve entrar na contagem para o pagamento do salário do empregado.
Quando falamos em dia útil, estamos nos referindo aos dias de segunda-feira a sexta-feira, excluindo os feriados nacionais e regionais. É o período em que as pessoas geralmente trabalham e as transações financeiras, envios de documentos e atividades operacionais ocorrem normalmente.
A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário.
Como Contar Dias Úteis no Excel e Finais de Semana
Como se conta dez dias úteis?
O prazo começa a contar a partir do primeiro dia útil seguinte ao término do contrato de trabalho. Por exemplo, se você foi demitido na sexta-feira e o sábado e o domingo são considerados dias úteis pela empresa, o prazo começará a contar a partir da segunda-feira.
Para calcular os dias úteis, é necessário considerar apenas os dias da semana, excluindo feriados e fins de semana. No Brasil, temos em média 22 dias úteis em um mês, mas isso pode variar dependendo do número de feriados e do calendário de cada ano.
Na maioria dos países, os dias úteis que compõem a semana de trabalho são segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira. Eles não incluem finais de semana (sábado ou domingo) ou feriados.
O prazo deve ser calculado em dias úteis descontando o dia em que o pedido foi realizado, ou seja, se um pedido foi feito na sexta-feira e o prazo de entrega para essa determinada cidade é de três dias, o pedido será entregue na quarta-feira da próxima semana.
Para efeito de pagamento de salário, conta-se de segunda a sábado os dias úteis. Ou seja, caso você trabalhe ou não no sábado, este é computado para efeito de contagem de dias úteis.
Já se o primeiro dia útil cair em uma terça-feira, o quinto dia útil será a próxima segunda-feira, ou o sábado, já que este também pode ser considerado um dia útil. O prazo para o pagamento do salário, ou seja, até o quinto dia útil, é estabelecido pela legislação trabalhista e deve ser cumprido pelo empregador.
A contagem deve ser feita de segunda à sábado. Não é computado na contagem domingo e feriado. Sábado é dia útil! Portanto, O sábado é considerado como dia útil para a contagem do prazo do 5º dia para fins de pagamento do salário.
Se o aviso prévio for indenizado, a contagem dos dez dias corridos se iniciará no dia seguinte ao do momento em que o empregado assinou a rescisão do contrato. Porém, se o aviso prévio for cumprido, a contagem do prazo para pagamento da rescisão começa no dia seguinte ao do último dia de trabalho.
Além disso, entendeu pela aplicação do artigo 775 da CLT, que dispõe que os prazos que se vencerem em sábado, domingo ou feriado, terminarão no primeiro dia útil seguinte.
Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Art. 224. Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento.
No que diz respeito ao pagamento de salários, Jéssica Lino esclarece que a CLT determina que os salários devem ser pagos até o 5º dia útil. Assim, se esse dia cair em um sábado, os empregadores são legalmente obrigados a efetuar o pagamento nesse dia, visto que os sábados são considerados dias úteis para fins legais.
Sábado é um dia útil de trabalho — da mesma forma que os dias entre segunda e sexta-feira — conforme a legislação brasileira. Em tese, o trabalhador poderia até mesmo receber o salário no sábado, se não fosse pela jornada diferenciado dos bancários.
Bom, dias úteis são aqueles normalmente considerados como dias de trabalho,ou seja, de segunda a sexta-feira, e desconsiderando os feriados, sábados* e domingos. Conforme a Resolução 2.932/2002 do Banco Central, os sistemas de processamento bancários são interrompidos nos seguintes dias: Art.