Produção. Assim como outros produtos – mortadela, salsicha de fígado – a salsicha de cachorro-quente é criada através da “emulsão de carne”. (A FAO diz que “massa de carne” é um termo mais apropriado.) Salsichas de mais qualidade são feitas de carne de primeira, sem produtos químicos.
Carne mecanicamente separada de frango, água (11,33%), carne de frango, gordura suína, proteína de soja (3,74%)**, carne suína, sal, amido (1,69%), açúcar, cebola, pimenta branca, pimenta vermelha, alho, aromatizantes: aroma natural de fumaça e aromas naturais, estabilizantes: tripolifosfato de sódio e pirofosfato ...
Matéria-prima: A base da salsicha é a chamada carne industrial, que é composta principalmente de sobras e aparas dos cortes tradicionais de boi, frango e porco. Essas partes menos valorizadas são congeladas e, em seguida, cortadas em pedaços bem pequenos por máquinas automáticas especializadas.
Alguns sim, como o estabilizante pirofosfato de sódio, o antioxidante eritorbato de sódio e o conservador nitrito de sódio. Também leva corantes naturais, como carmim de cochonilha e urucum, e aroma natural de fumaça. Porém, as quantidades adicionadas seguem uma legislação específica da Anvisa, que define os limites.
"A maioria das carnes processadas contém carne suína ou bovina, mas também pode conter aves e miudezas, como o fígado, ou subprodutos de carne, como sangue", diferencia Dirce Maria Lobo Marchioni, professora do Departamento de Nutrição da FSP/USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo).
ASSIM É FEITO A SALSICHA - VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR NOS INGREDIENTES
É verdade que salsicha demora 32 anos para sair do corpo?
No entanto, embora estejam viralizando publicações no TikTok segundo as quais os conservantes usados na produção podem ser identificados no organismo mais de 30 anos após a ingestão da salsicha, as informações não têm base científica, afirmam especialistas ouvidos pelo Estadão.
Os ingredientes bizarros que estão nos embutidos de carne e você não sabia. Pele depilada de porco e até carne de cavalo velho são usados na produção de alimentos... Spoiler: é tudo perfeitamente legal.
Salsichas são alimentos processados considerados nocivos à saúde devido a quantidade de corante, aditivos químicos e sódio. Mas para quem não dispensa um bom hot dog, será que existem opções mais saudáveis? A resposta é sim! Os tipos disponíveis no supermercado variam de cores, tamanhos, sabores e preços.
Algumas pessoas acreditam que ela é feita de restos de carne ou até mesmo de papelão. Mas a salsicha é feita de carne, sim. Geralmente é feita com carnes de frango e porco que não são aproveitadas.
A Legislação Brasileira afirma que as salsichas comuns, elaboradas com carne bovina, suína ou de aves, devem possuir os seguintes valores de composição química: umidade máxima de 65%, proteína mínima de 12% e lipídeo máximo de 30% (Brasil, 2000).
As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.
A salsicha deve ser aquecida em água quente e nunca fervendo. A salsicha que compramos no supermercado é pré cozida e precisa apenas ser aquecida antes do consumo. Ao ferver ela estoura pois a umidade interna evapora, expande e “estoura” o produto.
SALSICHA – Tem besouros em pó, fumaça em pó e até carne.
Estabilizante tripolifosfato de sódio, aroma de fumaça, glutamato monossódico, conservante nitrito de sódio, antioxidante eritorbato de sódio, corantes urucum e carmim de cochonilha.
A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. Só que nada de carne de primeira - o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos.
Carne bovina, carne suína, água, toucinho, proteína de soja, fécula de mandioca, sal, aroma natural de ervas finas, realçador de sabor glutamato monossódico, espessante carragena, especiarias, estabilizante tripolifosfato de sódio, antioxidante eritorbato de sódio e conservante nitrito de sódio.
Portanto, a ideia de que a salsicha leva décadas para ser excretada do corpo é infundada, mas a preocupação com o consumo de nitritos em embutidos é bem fundamentada. Por isso, podemos afirmar que a alegação de que a salsicha demora 32 anos para sair do organismo humano é um mito sem embasamento científico.
O uso de carne de cabeça de porco em embutidos é permitida por lei, desde que essa carne seja congelada após sua retirada e usada apenas em produtos previamente cozidos, como mortadela e salsicha.
Salsichas de mais qualidade são feitas de carne de primeira, sem produtos químicos. Isso inclui, por exemplo, salsichas kosher e todas as salsichas de carne vermelha feitas sem enchimentos e sem cores ou sabores artificiais. Enquanto isso, salsichas mais baratas recebem produtos químicos, gorduras e espessantes.
ALHEIRA DE VINHAIS CONSIDERADA A “MELHOR SALSICHA DO MUNDO” PELO TASTEATLAS. A Alheira de Vinhais ficou em primeiro lugar na categoria “Best Sausages in the World” (Melhores Salsichas do Mundo) pelo TasteAtlas. Este é um reconhecimento da qualidade e autenticidade deste produto.
Entre as recomendações está evitar alimentos embutidos e ultraprocessados, como salame, presunto, bacon, linguiça, mortadela, e os biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão instantâneo.
Para evitar o consumo em excesso e a ingestão de substâncias pouco nutritivas, é uma boa ideia diminuir as carnes processadas das refeições: salame, linguiça, salsicha, presunto, mortadela, entre outros embutidos.
De acordo com o jornalista Marcelo Duarte, no livro O Guia dos Curiosos, mesmo com o consumo muito pequeno, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo do mundo. Entre as iguarias feitas com ela estão almôndegas, salame, mortadela, salsicha, sashimi (carne crua) e carne defumada.
A carne de cavalo assemelha-se à carne bovina na aparência, sabor e composição. A cor, ligeiramente mais avermelhada que a do boi, nem sempre é notada pelo consumidor. Da mesma forma, o paladar, um pouco mais adocicado, pode passar despercebido.
Muitas pessoas se perguntam se comer carne de cavalo faz mal à saúde. Os malefícios que a carne de cavalo traz à saúde humana são bem semelhantes aos malefícios dos outros tipos de carne, como alta ingestão de colesterol, maior probabilidade de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, entre outros.