Dessa forma, o ouro 24K (24 quilates) é o ouro puro, também chamado de ouro fino ou ouro mil, e é composto por 24 partes de ouro, de um total de 24 partes, o equivalente a 99,9% de ouro.
Por cada 24 quilates de metal a ser manuseado usam-se 18 partes de ouro puro, 3 partes de liga prata e 3 partes cobre, fundindo-as: dessa mistura resulta o ouro próprio para joalharia.
No entanto, o preço também pode variar de acordo com o mercado e a procura. O ouro 24k é mais valioso por grama devido à sua pureza, enquanto o ouro 18k é menos valioso devido à sua menor concentração de ouro. A escolha entre o 24k e o 18k depende das preferências pessoais e do uso pretendido.
O ouro 24K, também conhecido como ouro mil, é considerado o ouro puro e é composto por 24 partes de ouro em um total de 24 partes, o que equivale a 99,9% de ouro. Embora o ouro 24k seja considerado o mais puro, em termos de utilidade, o ouro 18k é uma opção melhor do que o ouro 24k.
O ouro 22K possui 91,67% de ouro puro em sua composição, e os outros 8,33% correspondem a outros metais, como o cobre e a prata. Esse tipo também é um ouro de alta qualidade, mas não é tão puro quanto o ouro 24K.
Sabe o porquê de ela escurecer? Não é pela qualidade, não! Esse é um processo natural, que chamamos de oxidação. Isso pode acontecer, principalmente, com joias ou acessórios antigos, por absorverem a umidade do ar – ou quando são expostos à água – o que causa uma corrosão da superfície, resultando nessa cor escura.
Austrália (cerca de 10 mil toneladas); Rússia (cerca de 7,5 mil toneladas); Estados Unidos (cerca de 3 mil toneladas); África do Sul e Peru (cerca de 2,7 mil toneladas cada);
O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k.
Um dos acessórios de ouro que mais sofrem com o desgaste e o escurecimento são os brincos. Isso acontece porque eles ficam em bastante contato com o sol e com o suor do nosso corpo, além de se desgastar com o atrito constante dos cabelos. Para limpar brincos de ouro em casa, a dica é usar o detergente de coco.
1. Examine a sua peça, procure por marcas. Para encontrar os quilates é preciso observar se existe alguma indicação de pureza "cravada" na peça, que deve rondar entre os 9k e os 24k. Por isso, a caracterização de “ouro verdadeiro” analisa-se através das proporções de ouro presentes na sua jóia.
O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países. Devido à sua boa condutividade elétrica, resistência à corrosão e uma boa combinação de propriedades físicas e químicas, apresenta diversas aplicações industriais.
Quando extraído da natureza, o ouro tem um tom de amarelo bem forte, mas a presença das ligas metálicas de prata e cobre transformam esse tom amarelo, deixando-o mais suave. Essa tonalidade é considerada um clássico, geralmente usada em peças mais tradicionais.
O ouro não tem prazo de validade. E a sua joia pode durar para sempre. É só mantê-la bem guardadinha e evitar usar produtos químicos enquanto vestir as suas joias.
A melhor maneira de como limpar corrente de ouro é com a ajuda da pasta de dente e um pano. Acredite, como a pasta possui flúor ativo, fica muito mais fácil de fazer a limpeza do ouro. Mas cuidado: não use a pasta com coloração. Prefira a pasta de dente branca, que não danifica suas joias.
O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.
Eis algumas equivalências entre milésimos e quilates: 333 milésimos equivalem a 8K; 375 milésimos equivalem a 9K; 585 milésimos equivalem a 14K (muito utilizado nos EUA);
Sendo assim, o ouro 24k por ser o ouro mais puro possui um valor de mercado maior do que o ouro 18k, mas o ouro 18k é o mais encontrado por estar presente em muitas joias e peças de decoração, componentes eletrônicos e muito mais.
No BB, você pode adquirir ouro na modalidade escritural, que representa a compra do ouro físico, ou investir no Fundo Multimercado Ouro, que busca acompanhar o valor de mercado deste ativo.