Avaliar uma safira de qualidade significa observar sua cor, clareza, corte e tamanho. Os melhores têm uma cor azul intensa e profunda e são muito límpidos. Além disso, devem ter um corte que os faça brilhar muito e ter um tamanho grande.
A safira é uma das pedras coloridas mais valorizadas e desejadas do mundo, sendo encontrada na cor azul, verde, laranja, amarela, rosa, lilás, negra, incolor ou branca. É variedade do mineral corindon, um óxido de alumínio (Al2O3) e tem dureza na escala Mohs de 9,0.
A ampla paleta de cores da safira vai do azul profundo ao rosa intenso, passando também pelo amarelo, laranja e verde. As safiras azuis sempre foram as mais apreciadas por seu tom rico e suntuoso: ultramarino, azul royal, azul celeste, com nuances variando de acordo com a origem da pedra.
👀 Conheça a PEDRA SAFIRA ⏩ A Gema mais Desejada do Mundo
Como identificar uma safira verde?
A cor de uma safira verde é classificada em uma escala do claro ao escuro, sendo as safiras verdes mais valiosas aquelas com uma cor verde brilhante e vibrante. A clareza de uma safira verde é graduada com base na presença ou ausência de inclusões, sendo que as safiras verdes mais claras e valiosas têm menos inclusões.
A Safira tem dureza nível 9, ou seja, a suscetibilidade de ser riscada é extremamente pequena, sendo possível a superfície obter riscos provenientes de pedras de diamante, que oferece dureza de nível 10.
De acordo com a presença de outros elementos, as safiras podem se apresentar em diversas cores como: amarela (com baixo teor de ferro), verde (pela presença de titânio), rosa, roxa, marrom, laranja (com a presença de ferro e cromo) e a safira Padparadscha, alaranjada tendendo para o rosa salmão.
No Brasil, as ocorrências de safira estão presentes principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais, e correspondem a depósitos alúvio-coluvionares.
Primeiro, a cor de uma safira amarela pode variar de um amarelo pálido a um amarelo dourado rico, a cor mais desejável é um amarelo rico, uniforme e saturado. Segundo, a clareza também é um fator importante, procure safiras amarelas que estejam livres de inclusões e rachaduras.
Para ver a diferença entre a safira branca e o diamante, pode verificar a tonalidade da luz. Geralmente, um diamante reflete a luz muito forte e isso cria um brilho de tirar o fôlego e a safira branca tem brilho, mas não tão forte.
Ela é famosa por atrair dádivas de todos os tipos, para qualquer que seja a área da vida que você esteja precisando. A Safira também atua purificando a Aura, estimulando a concentração e fortalecendo nosso espiritual.
Como é bem conhecido da literatura, a cor vermelha do rubi natural é devida à existência de íons Cr+3 na estrutura da alumina, enquanto que a cor da safira azul está relacionada à presença de pares de ferro (Fe+2) e titânio (Ti+4) em sua estrutura cristalina.
Como nas outras gemas coradas, a avaliação das safiras é baseada na saturação e intensidade da cor, transparência, lapidação e o tamanho. COR/COLOR - As safiras possuem uma ampla gama de cores e cada cor tem suas próprias variações de qualidade.
O cristal de safira é incrivelmente durável e é o terceiro mineral mais resistente, logo atrás do diamante. Como resultado, a lente é muito mais difícil de arranhar do que o vidro. Embora a lente de cristal de safira possa ser muito difícil de arranhar, ela ainda não é à prova de arranhões .
Azul é a verdadeira cor da safira, que também é chamada de azul safira, safira azul. A safira é a pedra oficial do mês de setembro. O peso médio do quilate de safira é de cerca de 1 quilate, no entanto, não há limite em seu tamanho, como demonstrado por uma das maiores safiras do mundo: a safira Logan de 423 quilates.
Uma safira é um tipo de pedra preciosa azul que é composta do coríndon mineral. As safiras são valorizadas por sua rica cor azul, que é causada por traços de ferro e titânio presentes na pedra. A intensidade da cor azul pode variar de um azul pálido a um azul profundo e rico.
Em seu estado natural, conhecido coríndon, poderia alcançar um alto valor de mercado, porque, "mesmo se for encontrado apenas um quilo de safira azul transparente dentro da rocha, acreditamos que pode valer mais de US$ 100 milhões (o equivalente a R$ 565 milhões)", segundo Surnaga.
O preço da safira azul pode variar muito, dependendo de muitos fatores. A pedra de safira pode ser tão barata quanto $ 10 por quilate, a mais de $ 20,000 por quilate.