Você já se perguntou bem? As pessoas acham que cego enxerga assim, tudo preto, mas se é cego cego não enxerga nada. Como assim? Não existe nada, existe nada.
É considerado cego ou de visão subnormal aquele que apresenta desde ausência total de visão até alguma percepção luminosa que possa determinar formas à curtíssima distância. Assim, o termo deficiência visual engloba pessoas com perda total da visão e também aquelas com diferentes graus de visão residual.
Bengala branca: é utilizada por pessoas cegas, ou seja, que apresentam ausência total da visão. Isso significa que elas não conseguem identificar obstáculos, movimentos ou luz. A cegueira pode ser adquirida ou congênita (desde o nascimento).
O que você vê? ”Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas cegas está farta e cansada de responder. A resposta é “nada”. Não preto ou qualquer outra coisa, apenas nada. Explicar o conceito de não ver nada para alguém com visão intacta é como tentar explicar o conceito de cor a uma pessoa cega.
O que os cegos enxergam? Entenda neste teste rápido
Como o cego sabe que acordou?
Eles podem se basear em outros estímulos sensoriais, como o som do despertador, o cheiro do café sendo preparado ou até mesmo a sensação de luz solar filtrando pelas cortinas. Além disso, muitos cegos utilizam relógios táteis, que possuem ponteiros em alto-relevo ou marcadores em braille, para acompanhar o tempo.
Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.
"Seus sonhos são formados por imagens perceptivas, não visuais, como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas. Mesmo sem a imagem visual, a sensação que um cego de nascença tem ao sonhar é a mesma de uma pessoa que possui a visão".
Neste sentido, há muitas razões para pessoas cegas usarem óculos escuros, que ao contrário do que a maioria imagina, não são para esconder os olhos, e sim para protegê-los de luzes fortes e brilhos intensos e até mesmo proporcionar uma visão melhor, em casos de cegueira parcial.
Por convenção, adota-se a cor branca para as totalmente cegas. Já quem tem baixa visão porta a bengala verde. Mas há aquelas que, além de deficiente visual, também são surdas. Essas usam a bengala com as cores branca e vermelha.
Através das interações sociais, o cego sabe que plantas são verdes, que o sangue é vermelho, que o céu é azul, etc.; sabe que o preto pode estar associado ao luto, o branco à paz, etc.; através de pessoas próximas, sabe a cor dos próprios cabelos, dos olhos, da pele, das roupas, de modo que alguns, a partir dessas ...
Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens - e sim com os outros sentidos. Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros.
Sim, as pessoas cegas sonham e é necessário derrubar o mito que associa sonhar com a formação de imagens. De fato, a visão é o sentido mais comum durante um sonho, mas ele também pode ter sensações de tato, audição e até mesmo olfato e paladar, além de sentimentos viscerais.
A visão se apresenta como um sentido de grande importância na captação de estímulos e projeções espaciais, facilitando o relacionamento do homem na sociedade. De acordo com Hall, a percepção de um cego atinge um raio de seis a trinta metros, enquanto as pessoas com visão poderiam atingir as estrelas.
"Olhos leitosos e esbranquiçados" somente são observados quando a córnea está afetada. Essa estrutura ocular é geralmente transparente permitindo a visualização da íris, que determina a cor dos olhos.
Esclera azul é a coloração azulada da parte branca dos olhos, sendo geralmente causada por doenças congênitas ou hereditárias, como a osteogênese imperfeita ou a síndrome de Ehlers-Danlos, que deixam a esclera mais fina, o que acaba deixando os vasos sanguíneos e a úvea mais visíveis, dando a tonalidade azul à esclera.
Causas. A cegueira ocorre sempre que existe uma deficiência grave e profunda nos olhos, nas estruturas nervosas que conduzem as imagens até ao cérebro ou neste. Portanto, a causa pode ser muito diversa e engloba traumatismos, doenças, malformações, desnutrição, para lá das formas congénitas e hereditárias.
Algumas percebem luz, vultos e contrastes, mas não distinguem cores. Entre as pessoas totalmente cegas, há as que deixaram de enxergar ao longo da vida. Algumas mantêm as memórias visuais, mas outras as perdem. Há também as que nunca viram e não se deve pensar que estas veem preto.
Os discípulos perguntaram se o homem era cego porque pecara ou porque seus pais haviam pecado. O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado. O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus. Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego.
Ao representar, o cego visualiza mentalmente, constrói imagens por meio da articulação das informações que vêm, principalmente, pelo tato e pela audição (linguagem).
Quando estamos perto da morte e os bastonetes do nosso olho "morrem", as pessoas passam a ver branco. Por isso veem "uma luz no fim do túnel". Se a ausência de sinal dos olhos é interpretado como branco, e cegueira é uma ausência de sinal, provavelmente o que elas "veem" é branco.
Piscar é o movimento natural dos olhos. Não tem a ver com você enxergar ou não enxergar. É algo que os olhos fazem. porque eles precisam ser lubrificados.
Pessoas com deficiência visual podem ler em Braille ou usar leitor de telas, navegando com teclado. Pessoas com baixa visão podem ainda ler impressos ampliados, usar a visão residual, recursos de alto contraste e ampliadores de telas.