Os pais narcisistas geralmente são autoritários, mas, acima de tudo, bastante limitantes. Na maioria dos casos, eles têm como único objetivo garantir que os filhos atendam às suas expectativas e permaneçam submetidos a seus desejos grandiosos.
Os pais narcisistas enxergam os filhos como uma extensão de si mesmos. Dessa forma sobrecarregam os filhos com expectativas e desejos que vão de encontro ao que eles querem para si, sem se importarem com o que os filhos querem e precisam.
Como é o relacionamento de um narcisista com a mãe?
O narcisista pode ter uma grande ligação com a mãe? Sim,geralmente a PRINCIPAL relação tóxica! Apesar de ele fazer as mesmas atrocidades e desrespeito com ela como faz com todos que convive com ele não aceita que outros façam!
Como lidar com um narcisista quando se tem filhos?
É importante tentar entender o ponto de vista do(a) filho(a) e mostrar empatia pelos seus sentimentos, mas ao mesmo tempo deixar claro que certos comportamentos não são aceitáveis. É importante elogiar e valorizar o(a) filho(a) quando ele apresenta comportamentos positivos e saudáveis.
A mãe narcísica ou narcisista costuma ser identificada como uma mãe tóxica, abusiva, aquela que não se responsabiliza por nada e não admite seus erros.
COMO ENFRENTAR O NARCISISMO NA FAMÍLIA - Mente em Evolução - Rodrigo Silva
Qual é o ponto fraco de uma mãe narcisista?
Possuem baixa autoestima
Muitas vezes, o transtorno narcisista se dá pela falta de amor próprio e insegurança. As mães narcisistas estão sempre buscando reconhecimento e valorização dos outros para suprir essa necessidade. Portanto, elas ficam ofendidas com facilidade.
Uma mãe narcisista é capaz de produzir muitos abusos sobre o(s) filho(s) e gerar um intenso sofrimento e adoecimentos psíquicos – tanto na(o) filha(o) escolhida(o) para ser a vítima (bode expiatório), quanto na(o) filho escolhido como o protegido (dourado).
As crianças não eram amadas incondicionalmente e os pais eram basicamente desinteressados, exceto pelo potencial de melhorar a imagem e o status da família no mundo. As crianças foram treinadas para ser narcisistas e foram ensinados um sistema de valores narcisistas.
O transtorno de personalidade narcisista pode ser causado por fatores genéticos e ambientais. Algumas pessoas com transtorno de personalidade narcisista têm dons ou talentos especiais e se acostumam a associar sua autoimagem e senso do eu à admiração e à estima dos outros.
Os narcisistas são capazes de amar e agir de maneira amorosa, mas isso tende a ser condicional, pois as demonstrações de amor dependem do que você pode dar a eles em troca. Para pessoas com transtorno de personalidade narcisista, os relacionamentos tendem a ser transacionais.
O que confunde um narcisista? Vários fatores podem vir a confundir um narcisista. Uma vez que se coloca em primeiro lugar em tudo, quando se depara em situações que o outro está mais em evidência do que ele próprio, ele se pergunta: “Por que não eu?”.
Ter necessidade de ser incondicionalmente admirada. Ter sensação de merecimento. Explorar os outros para alcançar os próprios objetivos. Ter falta de empatia.
Como lidar com uma pessoa narcisista dentro de casa?
Procure estabelecer limites na convivência. Converse com a pessoa e abra o jogo. Não permita que ela o trate como bem entender. Procure sempre incentivar o narcisista a ser uma pessoa melhor, a pensar mais no outro, na dor do próximo.
Portanto, em vez de tentar argumentar, pode ser melhor ter empatia. Se você se encontrar encurralado, uma maneira de acalmar a raiva de um narcisista é simpatizar com seus sentimentos. Dia algo como: "Você deve ter se sentido muito magoado com o que eu fiz, posso entender porque você está se sentindo assim".
A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.
Como um narcisista trata a sua familia? Qualquer tratamento do narcisista, seja com quem for, não importa, sempre será com manipulação, colocando em prática o ciclo da manipulação, visando sempre suas expectativas e desejos. Ninguém importa para eles, nem mãe, nem filhos, nem ninguém: não amam, não conseguem amar.
Os filhos de pais narcisistas tendem a ser muito dependentes emocionalmente e fisicamente para determinadas situações. a superproteção dos pais ensina os filhos a depender deles para tudo, seja para tomar uma decisão, ir ao mercado, sair de casa ou fazer coisas básicas como escolher o que vestir ou não.
Sabem que são abusivos e culpados pelos sofrimentos que causam às pessoas e não se importam com isso. Por sempre desejarem o mal, sua vida continuará infeliz como sempre foi. Por tantos abusos que provocam nas pessoas e que trazem muito sofrimento, a velhice do narcisista poderá ser de muita tristeza.
Frequentemente, uma sogra narcisista pode ser competitiva e invejosa, especialmente em relação ao filho(a) e seu parceiro(a). Ela pode tentar minar a relação, criar divisões e destacar suas próprias realizações como superiores.