Como é o processo de cobrança do WhatsApp Business?

A Plataforma do WhatsApp Business usa um modelo de preços baseados em conversa. Quando a sua empresa enviar mensagem para clientes por meio da Plataforma do WhatsApp Business, a cobrança será feita por conversa. Cada conversa inclui todas as mensagens entregues em um período de 24 horas.
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Como devem ser as mensagens de cobrança via WhatsApp?

Gostaríamos de lembrar da sua fatura em aberto! Estamos enviando esta mensagem para informar que não recebemos o pagamento da fatura no valor de R$ [valor] referente ao mês de [mês] de [ano]. Aconteceu alguma coisa ou você deseja alterar a forma de pagamento? Se sim, nos escreva para conversarmos!
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Pode ser feita cobrança pelo WhatsApp?

Mas a lei permite cobrar devedores pelo WhatsApp? Não se preocupe. Desde que você tome as devidas precauções para evitar situações de cobrança abusiva, fazer cobrança pelo WhatsApp é uma prática 100% legal.
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Como cobrar um cliente inadimplente por WhatsApp?

Olá [Nome do Cliente], espero que esteja tudo bem com você. Gostaria de conversar rapidamente sobre o pagamento pendente da sua última fatura conosco. A data de vencimento já passou e gostaríamos de confirmar se você teve algum problema ao efetuar o pagamento.
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O que fazer quando o cliente não paga?

13 dicas de como cobrar um cliente que não paga
  1. Lembre o cliente de pagar o boleto no prazo. ...
  2. Entenda por que o cliente não paga. ...
  3. Considere o perfil do devedor na abordagem. ...
  4. Escolha o melhor canal de contato. ...
  5. Priorize a cobrança amigável. ...
  6. Fique de olho nas leis sobre cobrança. ...
  7. Saiba adaptar as mensagens de cobrança.
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Novo Modelo de Cobrança WhatsApp Business | Matrix do Brasil

Como é feita a cobrança extrajudicial?

Para efetuar a cobrança extrajudicial, é preciso que seja enviada uma notificação propondo uma resolução amigável da dívida, sem envolver o judiciário. E é preciso comprovar que a pessoa foi notificada a respeito da dívida em cobrança, se precisar acionar o judicial mais tarde.
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O que diz no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.
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Quando a cobrança é abusiva?

Cobrança Abusiva: refere-se a práticas de cobrança que ultrapassam os limites legais e éticos, causando constrangimento, ameaças, intimidação ou qualquer tipo de pressão impossível sobre o consumidor.
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Tem como processar alguém por dívida?

Nessas situações, basta que o comerciante entre com uma ação visando advertir o devedor sobre o débito pendente. Isso pode ser feito por meio de uma ação monitória e ela deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo. prazo para dar entrada em uma ação monitória é de até cinco anos.
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Qual a maneira correta de cobrar um cliente?

Como cobrar um cliente em 8 passos simples + dicas de mensagens
  1. Tenha controle de todos os débitos e valores a receber. ...
  2. Respeite os limites definidos pelo CDC. ...
  3. Conheça o perfil do seu devedor. ...
  4. Faça contato impessoal. ...
  5. Entenda o melhor momento para realizar a cobrança.
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Como avisar o cliente que vai protestar?

Você deve enviar a mensagem para o e-mail que foi informado pelo devedor no momento do cadastro e, também, para outros e-mails que você tenha obtido ao longo das tentativas de cobrança. Enviar esse aviso prévio de cobrança é uma ótima forma de motivar o devedor a efetuar o pagamento e evitar o protesto.
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Pode cobrar sinal do cliente?

Contudo uma dúvida comum é se a prática de cobrança de sinal é legal perante a lei. A resposta é sim!
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É crime dever e não pagar?

A cobrança vexatória, aquela que constrange o devedor, é considerada crime. Por isso, para garantir a cobrança do débito e evitar problemas legais, é preciso instruir os agentes que farão a cobrança sobre as práticas recomendadas (e as não recomendadas!) no processo. Nosso artigo aborda exatamente esse tema!
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O que não é permitido dentro de uma cobrança de dívida?

Já o artigo 71, diz que é crime “utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.
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O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cobrança?

→ Entenda: Quando o consumidor recebe uma fatura ou cobrança indevida e paga, tem direito a receber aquele valor em dobro. Se o lojista ou a empresa não atenderem o ressarcimento, o consumidor é orientado a recorrer ao Procon ou ao sistema judiciário.
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Qual o valor dos danos morais por cobrança indevida?

O consumidor cobrado indevidamente tem direito a restituição em dobro dos valores descontados dos seus proventos mensais, nos termos do que dispõe o parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
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Qual a lei que protege o devedor?

Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.
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Quantas vezes por dia uma empresa de cobrança pode ligar?

Outro meio de cobrança que pode ser considerado abusivo é ligar varias vezes durante o dia no seu telefone pessoal ou até mesmo no telefone do seu trabalho. A Lei não determina quantas vezes uma empresa pode ligar para fazer uma cobrança durante o dia e nem mesmo se ela pode fazer cobranças diariamente durante o mês.
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O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
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O que diz o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor?

51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
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O que é permitido na cobrança de dívida?

O que é permitido na cobrança de dívida? O credor tem o direito de usar os meios de comunicação como: ligações telefônicas, SMS, WhatsApp, e-mails e cartas via correio para lembrar o devedor.
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É válida notificação extrajudicial por Whatsapp?

​Ainda que não exista previsão legal de citação por meio de aplicativo de mensagens, a comunicação por essa forma poderá ser considerada válida se cumprir a finalidade de dar ao destinatário ciência inequívoca sobre a ação judicial proposta contra ele.
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O que acontece se eu não pagar cobrança extrajudicial?

Protesto em cartório

Neste caso, a pessoa jurídica ou física faz uma notificação judicial a respeito de um valor pelo qual tem o direito de receber o pagamento. Ou seja, a dívida não foi paga dentro do prazo.
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Quanto um advogado cobra para fazer cobrança extrajudicial?

Geralmente, é estipulado, para os honorários, um percentual de 10% para cobrança extrajudicial e 20% para cobrança judicial.
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Quais as dívidas que dão cadeia?

Quais as dívidas que dão cadeia? A prisão civil por dívidas , de acordo com a Constituição Federal, somente é possível nos casos que envolvem a falta de pagamento voluntária e inescusável de alimentos e de depositários infiéis.
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