Como identificar uma criança com DPAC?
As principais indicações em crianças são: inquietude motora, agitação, atenção prejudicada, dificuldade de compreensão em ambiente ruidoso, em crianças que repetem sistematicamente “ahn” ou “o quê”, em crianças disléxicas e com dificuldade de relacionamento com outras crianças de sua mesma faixa etária.Quais são os sinais de DPAC?
Sintomas
- Identificação da origem e da distância de sons.
- Entendimento de conversas em ambientes ruidosos (em que muitas pessoas falam ao mesmo tempo ou é produzido eco).
- Acompanhamento de pessoas que falam muito rápido.
- Falta de ritmo musical.
- Compreensão errônea de palavras, com a troca por outras parecidas.
Como identificar uma criança com PAC?
As queixas ou sintomas mais comuns são:
- Falta de atenção.
- Audição seletiva (só ouve quando interessa)
- Dificuldade escolar.
- Alterações na fala.
- Ouve sem compreender o que ouviu.
- Incomodo em locais ruidosos e dificuldade de concentração em locais ruidosos.
O que causa o DPAC?
Não existe uma causa única, e há algumas divergências sobre o assunto, mas o DPAC está relacionado a alterações neurológicas nas regiões do cérebro ou do sistema nervoso central que controlam o processamento auditivo.Esclarecimentos sobre DPAC
Quem tem DPAC fala alto?
Ainda, crianças portadoras de DPAC geralmente são desatentas e distraídas, falam alto, são agitadas e têm dificuldade para entender conceitos abstratos ou de duplo sentido, além de inverter letras e apresentar dificuldades de orientação direita/esquerda.Como saber se meu filho tem TPAC?
Principais sinais e queixas relacionadas ao TPAC
- Agitação ou distração excessivas.
- Hiperatividade.
- Apatia.
- Baixo rendimento escolar.
- Dificuldades na alfabetização.
- Troca de sons na fala.
- Troca de letras na escrita: inverte letras parecidas (b, d, p, q) ou troca letras com sons parecidos (p/b, t/d, f/v, m/n)
- Erros gramaticais.
O que é DPAC tem cura?
Não existe cura para o distúrbio do processamento auditivo central. Mas, a boa notícia é que há diversas intervenções que podem ser feitas no sentido de melhorar a capacidade para se comunicar melhor no cotidiano. Geralmente, o tratamento é realizado desde a infância até a adolescência.Qual a diferença entre DPAC e TDAH?
Mas há algumas características que nos permitem diferenciar o TDAH do DPAC. O paciente com TDAH tem uma desatenção espacial, uma distração dentro dos próprios pensamentos, é mais visual ou sensorial, além de que a memória no TDAH tem afetação mais operacional, onde as memórias visuais e espaciais são mais prejudicadas.Quem tem PAC tem autismo?
Os sintomas do Transtorno do Processamento Auditivo Central podem ser confundido com outras alterações, cabendo uma avaliação para o diagnóstico diferencial. Inclusive, algumas crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) podem apresentar problemas relacionados ao PAC.Quem dá o laudo de DPAC?
Hoje em dia, a DPAC é diagnosticada pelo fonoaudiólogo, a partir do exame de processamento auditivo central. Inicialmente, é feito um exame de audiometria para dar sequência aos testes de PA.Como ajudar meu filho que tem DPAC?
As orientações para escola devem ser feitas pelos profissionais que estão atendendo seu filho. A fonoaudióloga é a especialista indicada para o tratamento do DPAC. Olá, cabe a fonoaudióloga que faz a terapia de DPAC orientar a escola para que trabalhem em conjunto.Qual exame detecta o DPAC?
Para tirar essa dúvida e avaliar queixas auditivas ou de dificuldade de comunicação existe o exame de Processamento Auditivo Central. Também chamado de PAC, esse exame é usado para avaliar o Transtorno do Processamento Auditivo.Quais os sintomas de quem tem DPAC?
Os sintomas mais comuns para pacientes que apresentam o Transtorno do Processamento Auditivo Central são:
- Agitação;
- Desatenção e altos níveis de distração;
- Enfrentam certa dificuldade de memorização em atividades cotidianas;
- Não entendem muito bem conceitos abstratos e de duplo sentido, como ironias e piadas;