“Ó Senhor Deus, tu me enganaste!” Assim começa a oração do profeta Jeremias, que mais uma vez derrama diante de Deus suas queixas e lamentos: “Estou cansado e não posso mais aguentar.” A situação de Jeremias parece insuportável.
Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.
Então eu disse: — Ó SENHOR, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem. Mas o SENHOR respondeu: — Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar.
Deus espera de Seu enviado, destemor e comprometimento fiel com essa dupla missão profética, a saber: denunciar as injustiças e a exploração dos pobres e anunciar “um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17). Por ser fiel a Deus em sua missão, Jeremias foi duramente perseguido.
O PROFETA CHORÃO: POR QUE JEREMIAS FICOU CONHECIDO COMO O PROFETA CHORÃO NA BÍBLIA?
O quê Jeremias fazia antes de ser profeta?
Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade (I Crônicas 29:29) e outros escritores.
“Virá o dia, diz o SENHOR, em que farei por Israel e por Judá todo o bem que lhes prometi. “Naquele dia e naquele tempo, levantarei um Renovo, um descendente justo da linhagem do rei Davi. Ele fará o que é justo e certo em toda a terra. Nesse dia, Judá será salvo, e Jerusalém viverá em segurança.
Jeremias fala contra a idolatria, o adultério e os sacrifícios de crianças que correm soltos em Jerusalém. Os judeus conspiram para matá-lo, mas Deus o mantém seguro.
Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
O mais famoso dos falsos profetas do Novo Testamento é o "Falso Profeta" do livro de Apocalipse, cujo nome é repetido por três vezes. Este Falso Profeta seria um aliado do Anticristo e da Besta. A figura do Falso Profeta é um dos maiores mistérios da escatologia.
O profeta que profetizar paz, quando se cumpra a palavra desse profeta, será conhecido por aquele a quem o Senhor na verdade enviou. Então Hananias, o profeta, tomou o jugo do pescoço do profeta Jeremias, e o quebrou.
Eu sei, Senhor, que não está nas mãos do homem o seu futuro; não compete ao homem dirigir os seus passos. Corrige-me, Senhor, mas somente com justiça, não com ira, para que não me reduzas as nada.
Orar é uma conversa pessoal e íntima entre Deus e a pessoa que ora, ou entre Deus e um grupo de pessoas, que nasce de uma relação íntima. Clamar é pedir algo com insistência, geralmente em situações de necessidade ou desespero.
9. Eis um dos textos chaves deste livro: Jeremias 7:23-24. Como ele é útil ainda hoje para as nossas vidas! "Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu te mandar, para que você vá bem".
O rei Jeoaquim, no entanto, mandou ao Egito um grupo de homens liderados por Elnatã, filho de Acbor, para prender Urias. Esse grupo prendeu o profeta e o trouxe de volta a Jerusalém, onde foi entregue ao rei, que o matou sem piedade, atravessando seu corpo com uma espada.
Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.
Qual era a profissão de Jeremias antes de ser profeta?
Antes de se tornar um grande profeta, a profissão de Jeremias era a de camponês; ele veio de uma família que possuía laços com a religião e o trabalho sacerdotal e, ao mesmo tempo, com o campo e a agricultura.
Deus disse a Jeremias: “Quero que você desça à casa do oleiro”. Jeremias obedeceu e, quando chegou lá, viu o oleiro fazendo seu trabalho numa roda, na qual ele colocava o barro, a argila. E, enquanto a roda girava, ele moldava o vaso. Mas, de repente, aquele monte de barro se desfez, quebrou.
Jeremias tinha medo de ser reprovado pelas pessoas, mas quando Deus olhou para ele viu duas coisas que chamou sua atenção. Veja neste vídeo e tenha a certeza que Deus está com você!
"A tradição judaica diz que, devido ao fato de Jeremias condenar seu destino, os judeus no Egito apedrejaram o profeta até a morte, embora de acordo com outras tradições ele tenha sobrevivido até a invasão de Nabucodonosor ao Egito e sido levado para Babilônia ou de volta a Judá, onde teve morte natural." Comentário ...
O profeta Jeremias anunciou a queda de Judá antes mesmo da invasão de Nabucodonosor. Ele alertou a todos que um grande mal viria e transformaria tudo em caos, além do exílio de 70 anos do povo hebreu na Babilônia.