Antes da internet, por exemplo, os consumidores eram impactados por anúncios de marcas em outdoors, comerciais na TV ou no rádio. Hoje, isso acontece por publicações das empresas em redes sociais, compartilhamento de influenciadores digitais e buscas espontâneas na internet.
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente.
Até o ano de 1900, as propagandas no Brasil baseavam-se em temas como compra e venda de móveis e até de escravos. Um outro habito da época era a utilização de políticos em muitas propagandas. No começo do século, surgem as revistas, com a finalidade de promover anúncios.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
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Como era o marketing de antigamente?
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente.
Como foi a evolução do marketing até os dias atuais?
A evolução do marketing não parou com o foco nos consumidores, mas também não os deixou para trás. Desde o início do marketing 2.0 até hoje, o foco nos consumidores ainda está muito presente e atuante. O marketing 3.0 trata da globalização. Ao invés de mercados locais, as indústrias passam a lidar com o mundo inteiro.
Antes da popularização da tecnologia, as empresas tinham dificuldades em diversos aspectos, talvez o principal seja a entrega para o seu público, o atendimento era dificultado vinculando propagandas apenas por canais tradicionais de comunicação.
Na década de 1990 o Marketing Promocional entra em cena. Até então dominante, a propaganda deixou de receber a atenção exclusiva do mercado e as verbas destinadas a essa área passaram a diminuir, culminando com uma crise no setor.
Começamos os anos 2000 combinando os chamados meios off (TV, rádio, revista, jornal e Out of Home) com anúncios no mundo on-line desses veículos. Os meios off concentravam a maior parte dos investimentos publicitários e também a audiência dos consumidores.
O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
Foi nos Estados Unidos, porém, na década de 40, que a prática do Marketing despontou, em razão da necessidade de esforço adicional para incrementar as vendas. Anteriormente, esse esforço era desnecessário, pois tudo o que era produzido, era vendido.
A primeira fase do marketing era orientada no produto. Surgiu após a Revolução Industrial e tinha por base aumentar a produção industrial e minimizar o desperdício. Também conhecido como marketing de massa, a produção acontecia em grande escala e de forma padronizada.
O marketing digital teve origem no surgimento da era da informação. Dessa forma, ele surge paralelamente ao nascimento da internet, estimada na década de 1960, e popularizando-se nas décadas de 1980 e 1990. Assim como nos dias atuais, essa estratégia digital era utilizada com intuito de alavancar um negócio.
Com a chegada da internet, o marketing deixou de ser um domínio exclusivo das grandes corporações. A era digital trouxe consigo a popularização das redes sociais e novas formas de interação. O marketing digital emergiu, focando nos desejos do consumidor, oferecendo soluções em vez de vendas diretas.
Nessa época, o marketing era centrado no produto, ou seja, as empresas se concentravam em produzir e promover seus produtos sem levar em consideração as necessidades e desejos dos consumidores.
Nos anos 80, o marketing era dominado pela publicidade em massa, com propagandas em televisão, rádio e jornais. As empresas investiam em campanhas publicitárias agressivas para chamar a atenção do público e vender seus produtos ou serviços.
Até pouco tempo atrás, a venda de mercadorias era feita em estabelecimentos equipados com balcões de vendas, ficando de um lado os atendentes, e do outro os clientes. Era nesse balcão que os clientes tinham contato com o que desejavam adquirir. Era também onde ocorriam as negociações e, eventualmente, as vendas.
Se há um impacto da tecnologia nas empresas é a comunicação. Hoje, para além das formas convencionais de contato, como e-mail e telefone, já é possível contatar clientes e fornecedores até por aplicativos como WhatsApp Business. Tudo isso garante maior rapidez na comunicação e melhor impacto da tecnologia nas empresas.
Quais as principais mudanças que a Era Digital trouxe para o empreendedorismo?
A era digital trouxe mudanças em todas as áreas e, no mundo do empreendedorismo, não é diferente: cursos são oferecidos e realizados a distância por plataformas, nas redes sociais ou mesmo por aplicativos; filmes estão nos chamados canais de streaming; shows musicais são disponibilizados na forma de lives; além de uma ...
A tecnologia está redefinindo os negócios em todos os aspectos, desde a maneira como operam até como interagem com os clientes. Empresas que abraçam essas mudanças e investem em tecnologia têm a oportunidade de se destacar, melhorar a eficiência, impulsionar a inovação e fornecer experiências de cliente excepcionais.
Como a Administração de marketing mudou? Nessa fase, o marketing passa a adotar a pesquisa e a segmentação de mercado para definir um público-alvo para as estratégias, a fim de atender suas necessidades e desejos. Os consumidores deixam de ser uma massa para as empresas, à medida que amadurecem nas relações de consumo.
A partir da década de 60, o marketing passou a ser orientado no produto. Isso porque houve um aumento da concorrência e os consumidores passaram a ter opções de escolhas. Com isso, o foco deixa de ser no produto e passa a ser no cliente.
Como o marketing ficou conhecido? Esse momento do marketing também foi conhecido como Fordismo, onde havia a padronização de produtos para redução de custos, otimização de processos, gerando preços acessíveis e o aumento de vendas.