Em furadeiras domésticas, o torque varia de 10 Nm a 30 Nm; para uso profissional, pode ultrapassar 100 Nm. Ao escolher, considere o tipo de trabalho: tarefas leves em casa podem se beneficiar de torque mais baixo, enquanto projetos robustos exigem ferramentas mais potentes.
Máquinas com baixo nível de torque, de até 3 Nm, são indicadas para tarefas simples e trabalhos caseiros. Já parafusadeiras de impacto e híbridas possuem de 30 a 50 Nm de torque. Para os equipamentos com torque mais alto, é bom conferir se eles possuem algum tipo de regulador ou controle de força.
Se a resposta é a primeira opção, opte por modelos de equipamentos com, pelo menos, 450W. Furadeiras com potência menor podem parar de funcionar até mesmo durante pequenos consertos e furos. Mas se pretende usar a furadeira para o trabalho, é recomendada a potência a partir de 700W, pelo tempo maior de uso.
É o fator que é implementado quando é necessário controlar e aplicar força com a máquina. Esse fator é medido em Nm (Newton metros) e, quanto maior o valor, mais responsivo será o motor à rotação. Alguns modelos também vêm com controles de nível de torque, que são usados ao parafusar.
Se você for usar com mais frequência seu equipamento, considere a compra de uma furadeira mais potente, de 600 a 900 watts. Para uso doméstico, uma furadeira entre 350 watts e 600 watts atende bem à maioria das necessidades.
Outro item da furadeira para diferenciar da parafusadeira é o torque, que é a capacidade de força empregada na ação de rotação sobre o eixo, uma furadeira de 600W tem um torque de 20,0 Nm (newton-metro), já uma de 1150W de potência tem um torque de até 115 Nm.
Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.
Use o torquímetro para medir o torque: use o torquímetro para medir o torque enquanto parafusa (torque) ou desparafusa (destorque). Se o torque ou destorque não estiver dentro das especificações desejadas, ajuste a parafusadeira até alcançá-lo.
Para uso doméstico, é possível encontrar modelos a partir de 9,6 V que já atendem muito bem às necessidades principais. Furar superfícies menores, apertar parafusos e fazer pequenas manutenções, por exemplo. Já para uso profissional, é recomendado o uso de parafusadeiras com potência a partir de 18 V.
O que preciso saber antes de comprar uma furadeira?
O primeiro passo para escolher a sua furadeira é saber que existem modelos com impacto e os sem impacto, que têm a ver com o tipo de superfície em que o equipamento será utilizado. O primeiro é indicado para uso em superfícies mais resistentes, como pedra, alvenaria e concreto.
A Parafusadeira e Furadeira de Impacto Bosch GSB 18V-150 C é a furadeira mais forte do mundo! Seu exclusivo motor Bosch BITURBO Brushless fornece um torque máximo de 150 Nm oferecendo performance extrema para as aplicações mais intensas.
O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.
Para saber qual é a melhor parafusadeira para você, também é preciso conhecer as suas características de operação. A potência é um exemplo, já que ela deve ser mais alta, caso você precise de um impacto maior. Também confira fatores como rotação e limites de uso em materiais.
Torque: a potência de uma chave de impacto é geralmente fornecida pela quantidade de torque, que precisa ser suficiente para que a junta parafusada suporte toda a carga projetada sem sofrer afrouxamentos. Geralmente o torque das Chaves de Impacto é medida por Nm (Newton metro) ou KGf (Kilograma força).
Voltagem. Para saber qual a potência da parafusadeira é necessário ver a voltagem da ferramenta, afinal, a potência da parafusadeira é medida conforme sua voltagem, portanto, quanto maior a voltagem, mais potente será sua ferramenta.
A Parafusadeira e Furadeira Bosch GSR 180-LI, 18V, é a ferramenta com o maior torque da categoria 54Nm e a única em que o profissional pode realizar a troca das escovas de carvão por sua própria conta, garantindo mais praticidade e economia com manutenção.
O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque. Nesse cálculo é importante observar o sinal da rotação produzida.
m (quilograma força vezes metro). É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.
A maior diferença entre torque e potência é que o torque é uma força que move o eixo do motor, tirando-o da inércia, enquanto a potência desenvolve a velocidade do motor.
Torque, ou momento de uma força, consiste na ação de girar ou torcer um corpo em torno do seu eixo de rotação (polo) por meio da aplicação de uma força. Para aplicarmos um torque sobre um corpo, é necessário que a força aplicada sobre ele não coincida com o seu eixo de rotação.
Geralmente, a potência é medida em watts ou volts, e quanto maior for esse número, mais potente será a furadeira. Uma furadeira com baixa potência pode não ser capaz de perfurar materiais como concreto, metal ou madeira dura com eficiência.
Os modelos de 12 volts podem ser utilizados em superfícies de madeira, metal e alvenaria. E, por fim, as parafusadeiras de 14,4 volts e 18 volts, que podem ou não ter impacto, e servem para facilitar a perfuração em concretos e trabalhos mais pesados com alvenaria.