Regra de três na enfermagem A regra de três é uma técnica matemática essencial nos cálculos de enfermagem, especialmente para ajustar dosagens de medicamentos. Por exemplo, se um medicamento é prescrito em 2 mg/kg e o paciente pesa 50 kg, utilizamos a regra de três simples: 2 mg x 50 kg = 100 mg do medicamento.
Por exemplo: se na descrição da bula do medicamento estiver indicando que a prescrição deve ser 100mg/Kg/dia quer dizer que em um dia deve ser administrado, no máximo, 100 mg do medicamento para cada quilo do paciente. Dessa forma, se o paciente for um adulto de 50 Kg, ele deve receber 5.000 mg do medicamento.
Existem outras variáveis da fórmula que devem ser consideradas, principalmente quando o médico prescreve em volume/minuto. Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.
Foi prescrito 500 ml de SF 0 9 EV para correr em 8 horas quantas Macrogotas minutos deverão correr?
Resposta: Em 8 horas deverá correr aproximadamente 21 gotas por minutos. 2º exemplo: PM = SF 0,9% 500ml No caso estamos trabalhando em minutos T = 2 horas e 30 minutos Vamos transformar 2 h 30 min (2 h 30') tudo em minutos.
REDILUIÇÃO DE MEDICAÇÃO | para nunca mais esquecer
Como fazer cálculo de medicação com regra de três?
A regra de três é uma técnica matemática essencial nos cálculos de enfermagem, especialmente para ajustar dosagens de medicamentos. Por exemplo, se um medicamento é prescrito em 2 mg/kg e o paciente pesa 50 kg, utilizamos a regra de três simples: 2 mg x 50 kg = 100 mg do medicamento.
seguir os “nove certos” para administração de medicamentos (paciente certo, medicamento certo, via certa, dose certa, hora e intervalo certos, registro certo, ação certa, forma certa, resposta certa);
Quantos mL há em um kg de água? Cerca de 1.000 mL. A densidade da água é de aproximadamente 1000 kg/m3. Portanto, o volume de 1 kg de água é de aproximadamente 10-3 m3 ou 10-3 × 106 = 1.000 mL.
A dosagem recomendada de dipirona para crianças é de 20 mg/Kg, por via oral, até 4 vezes ao dia em caso de dor de leve a moderada e febre. Considerando que a solução oral contém 500 mg/ml, uma criança de 20 Kg deve receber 400 mg ou 0,8 ml.
Cada ml tem em geral 20 gotas dependendo do frasco, logo seria 100 gotas que vale 5 mls que corresponde a 10 mg. Mas o mais provavél é a prescrição em Mg mesmo.
Depende da concentração... Caso seja o de 4% (mais comum uso adulto) - 1 gota = 1 mg, portanto 10 gotas substituem 1 comprimido de 10 mg. Se for o infantil ou de 1% - 1 gota = 0,25 mg, assim 40 gotas equivalem a 1 comprimido de 10 mg.
"A rotina na UTI é dar o soro da forma mais rápida possível, infundido em alta velocidade, mas se for aplicado devagar é ainda mais seguro. Claro que isso também alivia a pressão do sistema, de ter mais calma e poder pensar", explica Zampieri.
Algumas possíveis causas para os sintomas podem ser: Reação ao soro: Algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas ou inflamatórias ao soro intravenoso principalmente se houver algum medicamento diluido com o soro, resultando em dor e inchaço no local da infusão.
Sim, é necessário que o soro fique em um nível mais alto, pois é gravitacional. Se o soro estiver no colo do paciente ou em um nível mais baixo, o sangue começará a retornar para dentro do soro, com isso, o paciente não irá receber a medicação. Espero ter ajudado.