evitar a sobrecarga do veículo para diminuir o desgaste do motor; conduzir o automóvel respeitando o tempo das marchas e os giros do motor; acompanhar o nível do líquido de arrefecimento; não circular com o carro em situações de superaquecimento.
Mesmo quando o motor está “fumando” direto, é preciso investigar bem. Pode ser um desgaste dos anéis pela alta quilometragem, defeito na junta do cabeçote, falha nas vedações das válvulas, entupimento do sistema de ventilação do cárter, avaria no eixo da turbina, etc.
Bardahl PROLONGA elimina vazamentos, reduz a fumaça e emissão de poluentes. Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.
Se a fumaça for clara e desaparecer rapidamente, pode ser apenas condensação normal no escapamento, especialmente em climas frios. No entanto, se a fumaça cinza for contínua e espessa, pode ser um sinal de problemas mais sérios, como problemas de vedação, sistema de escape danificado ou danos internos no motor.
Não deixe seu motor fumando. Fumaça azulada saindo do escapamento indica que o carro está queimando óleo de forma excessiva. Essa queima pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.
Retificar o motor de um carro "popular" custa por volta de R$ 4.000, mas o valor exato você só saberá depois que abrir o motor. Quando o custo do reparo for igual ou superior a 50% do valor do carro, vale a pena verificar por quanto você consegue vender esse carro no estado em que ele está.
evitar a sobrecarga do veículo para diminuir o desgaste do motor; conduzir o automóvel respeitando o tempo das marchas e os giros do motor; acompanhar o nível do líquido de arrefecimento; não circular com o carro em situações de superaquecimento.
Quando os componentes do motor chegam ao final da sua vida útil, a moto pode apresentar queima de óleo – gerando o excesso de fumaça. É importante ressaltar que, dependendo do uso, algumas motocicletas podem ultrapassar os 100.000 km até apresentar queima de óleo.
Essa película resiste a solventes e à água, evitando aumentar o desgaste de peças vitais ao funcionamento do motor. Isso prolonga substancialmente a vida útil do seu motor, além de diminuir o seu gasto com despesas de manutenção nas revisões periódicas.
O Aditivo Óleo Motores Carro Cansados Fumando Bardahl Prolonga é a solução ideal para os motores de carros que estão fumando e vazando óleo. Com a marca Bardahl, sinônimo de qualidade e confiança, este aditivo é perfeito para prolongar a vida útil do motor do seu carro.
O sal grosso em contato com um carvão de boa qualidade reduz muito a fumaça. O álcool gel também ajuda, mas não recomendamos pelo risco de provocar acidente.
Uma dessas soluções é usar óleo mais grosso em carros que estão com o motor “fumando”, ou seja, soltando muita fumaça pelo escapamento. Em carros com alta quilometragem, também recomendam se fazer isso. Como identificar problemas no motor que resultam em fumaça excessivo?
O que pode ser fumaça branca? A fumaça branca pode ser causada por condensação de vapor de água no escapamento, especialmente em dias frios ou quando o motor está frio. Também pode indicar problemas mais sérios, como vazamento de líquido de arrefecimento ou queima de óleo do motor.
Suplemento que reduz e até elimina vazamentos provenientes das folgas excessivas do motor, restaurando, assim, sua potência, além de condicionar juntas e retentores. Bardahl Prolonga diminui consideravelmente a queima do óleo e a emissão de fumaça.
O desgaste nos anéis do pistão pode ser um dos causadores, pois, com a perda de compressão, o óleo do motor pode invadir a câmara de combustão, gerando a fumaça azulada. Geralmente, acontece em carros com quilometragem elevada (acima dos 180 mil quilômetros rodados), mas há quem perceba tal problema de forma precoce.
Como identificar sinais de que o motor está queimando óleo?
Mas existem dois sinais que podem ajudar. O primeiro é quando a fumaça que sai do escapamento começa a ficar azulada. Isso indica que o óleo está sendo queimado, mas ainda em pequenas proporções. O segundo sinal é que o motor começa a ficar fraco, perdendo a força.
Quando a fumaça branca permanece, aí sim é um sinal de alerta e que precisa ser analisado. Já nas situações em que o carro sai fumaça quando acelera, de forma excessiva, possivelmente é porque o líquido de arrefecimento está sendo liberado para as câmaras de combustão do motor.
Existem alguns sinais comuns que podem indicar o motor fundido: Fumaça excessiva: Se houver uma quantidade anormal de fumaça saindo do escapamento, especialmente se for preta ou azulada, pode ser um sinal de que o motor está queimando óleo. Isso pode ser causado por vazamentos internos ou desgaste excessivo das peças.
Indicado para motores a gasolina, etanol, flex e GNV de qualquer quilometragem. Garante a perfeita lubrificação do motor e reduz o consumo de óleo e combustível. Protege os componentes internos do motor contra a corrosão. É compatível com todos os tipos de óleo lubrificante, seja mineral, semissintético ou sintético.
A fumaça branca encontrada em carros com motor aquecido, pode ser resultado da presença de liquido do radiador. Esse sintoma geralmente é provocado pela passagem de água através da junta do cabeçote defeituosa, que acaba atingindo a câmara de combustão e finalmente sai pelo escape.
Para resolver, o ideal é investigar uma possível desregulação do carburador, da injeção eletrônica ou um bloqueio no filtro de ar. Se a fumaça for visível apenas na primeira partida do veículo, o problema pode estar no afogador ou sistema de admissão.
Se for em um dia frio, fique tranquilo, são os vapores devido ao ar condensado. Caso contrário, fique atento, tem algum problema. Se ocorrer quando o motor estiver aquecido pode indicar líquido no radiador. Neste caso, a água que passa pela junta do cabeçote com defeito, entra na câmara de combustão e gera a fumaça.