Para desenformar o pudim, é necessário deixá-lo esfriar pelo menos umas 3 h na geladeira. "O ideal é desenformar o pudim quando estiver frio. Também vale aquecer o fundo da forma rapidamente na chama do fogão ou em banho-maria.
Sim, você tem que esperar o pudim esfriar para desenformar. Nada de ser um apressadinho de plantão, porque desenformar antes da hora pode quebrar o pudim e destruir a sobremesa. O ideal é esperar o pudim amornar em temperatura ambiente e depois levar à geladeira até que fique bem geladinho.
Aqui, você vai aprender a preparar e desenformar um pudim de sorvete. O doce deve ficar por pelo menos 5 horas gelando e, então, você vai levar a forma em fogo baixo para soltar. É importante não deixar parado para não derreter muito nem queimar. A sobremesa sai facilmente depois.
Você deve passá-la delicadamente nas bordas do pudim para soltá-lo. Além disso, é fundamental que o pudim esteja gelado, pois a alta temperatura, quando ele sai do forno, faz com que ele fique menos consistente, por isso quebra.
COMO ESFRIAR E DESENFORMAR UM PUDIM EM 10 MINUTOS 👍
Como saber se o pudim está bom para desenformar?
Se, ao movê-lo com delicadeza, ele formar ondas na superfície, significa que o pudim já está no ponto. Já se ele formar círculos, significa que ele continua líquido e, portanto, ainda não está pronto.
“É simples: basta tirá-lo da geladeira e passar por uma chama quente [na boca do fogão] aquecendo bem a parte debaixo da forma, onde está o caramelo”, explica. “O caramelo, que estava endurecido, vai ficar líquido novamente e o pudim, se vai desgrudar da forma sem dificuldade”, complementa.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje na forma para pudim previamente caramelizada. Cozinhe em banho-maria no fogão por aproximadamente 60 minutos. Para saber se está no ponto, espete um palito, o mesmo deve sair limpo. Desenforme morno, mas com cuidado para não quebrar.
Porque não pode colocar o pudim quente na geladeira?
Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.
O segredo para ter um pudim de leite condensado lisinho e sem furinhos é dispensar o uso de liquidificador, bater os ingredientes à mão e ter cuidado para não misturar muito, apenas incorporar, para evitar a entrada de ar.
Para não deixar o pudim passar do ponto, a dica é usar a conhecida técnica do garfo ou palitinho de madeira. Devemos inserir o garfo ou o palitinho na massa que está no forno para ver se sai seco ou molhado. Se sair seco, é hora de tirar o doce. Se sair úmido, a massa ainda pode ficar assando mais um tempinho.
Qual é o certo desenformar o pudim quente ou frio?
Para desenformar o pudim, é necessário deixá-lo esfriar pelo menos umas 3 h na geladeira. "O ideal é desenformar o pudim quando estiver frio. Também vale aquecer o fundo da forma rapidamente na chama do fogão ou em banho-maria.
O que fazer se o pudim ficar mole? O segredo para o pudim endurecer é principalmente o tempo de preparo. Você deve sempre seguir as indicações da receita sobre a temperatura e tempo de forno. Você pode usar o mesmo truque para saber se o bolo está pronto e espetar um palitinho e ver se saiu seco.
Tem que deixar o pudim esfriar para colocar na geladeira?
Depois de descansar na geladeira, vai ficar muito mais gostoso e cremoso”, inicia a explicação. E já que a sobremesa é feita com leite e ovo, não pode colocar o pudim ainda quente na geladeira. “O certo é tirar o pudim do fogo ou do forno para ele ficar na temperatura ambiente.
Colocar o pudim em banho-maria ajuda a não formar bolhas no interior da sobremesa e também contribui para que ele fique cremoso e consistente. Por isso, ao levar seu pudim para o forno, coloque a forma do doce dentro de um refratário com água para assar.
O banho-maria é o nome dado a um método de cozimento que consiste em usar o calor indireto para preparar o pudim. Com essa técnica, a temperatura é distribuída uniformemente. Assim a massa do pudim não corre o risco de ferver. E o cozimento acontece por conta do contato com a água quente e não pelo fogo direto.
É muito importante deixar o forno muito bem pré-aquecido e acrescentar a água do banho-maria já quente para acelerar o processo, caso contrário o pudim terá que passar mais tempo no forno. * Deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas, no mínimo. Quanto mais tempo passar, mais firme ficará.
Para finalizar, trazemos uma dica extra para acabar com as suas dúvidas sobre o ponto do pudim. Você pode utilizar a clássica técnica do garfo ou palitinho, inserindo algum dos dois na massa, assim como fazemos com os bolos. Se o palito sair seco, sua sobremesa já está no ponto.
Coloque em uma forma redonda e despeje a massa do pudim por cima. Asse em forno médio por 45 minutos, com a assadeira redonda dentro de uma maior com água. Espete um garfo para ver se está bem assado.
Caso isso ocorra, aqueça a assadeira (com o pudim dentro!) em uma das bocas do fogão durante alguns minutos. Isto talvez já seja o suficiente para que a sobremesa desgrude por completo das laterais ou do fundo do recipiente.
A segunda opção é balançando a forma com a massa delicadamente, caso o creme forme ondas na superfície, movimentando-se para frente e para trás, significa que o pudim está durinho e no ponto. Mas, caso o creme forme anéis, como um líquido, significa que seu pudim ainda não está pronto.