Como calcular a taxa de churn do seu negócio? O cálculo da taxa de churn rate é feito a partir da divisão entre os clientes que interromperam o serviço no fim do período pré-determinado pelo número de clientes no início desse mesmo período, multiplicada por 100, a fim de obtermos a taxa em formato de porcentagem.
Churn, numa definição mais generalista, é uma métrica que indica o número de clientes que cancelam em determinado período de tempo. Para calcular o churn, o que você precisa fazer é somar o número de clientes que cancelou seu produto/serviço no período analisado.
A predição de churn é o processo que utiliza análise preditiva para determinar a probabilidade de um cliente deixar de usar um produto ou serviço, ou seja, abandonar a base de clientes da empresa.
Churn Voluntário, Involuntário, Revenue Churn e muitos outros tipos são abordados neste artigo para você não ter mais dúvida e saber quais são os mais valiosos para o crescimento da sua empresa.
Trabalhando com a retenção de clientes e a taxa de churn ideal. De acordo com estudos da BVP, uma taxa de churn ideal seria entre 5 e 7% ao ano. Mas o fato é que não existe uma resposta única, e tudo depende da forma como a sua empresa lida com a base de clientes e busca por seu sucesso.
Ele se refere ao total de clientes que abandonaram a empresa durante um período específico de análise. Para calcular esse tipo de churn, basta dividir o total de clientes evadidos pelo total de clientes que a empresa tinha no início do período analisado.
Basicamente, churn é a taxa de cancelamento de um serviço, que demonstra quando os clientes desistiram de um produto, ocasionando perdas para a empresa. Assim, churn significa total de clientes cancelados no período de um mês, junto dos recursos que vinham deles.
LTV (Lifetime Value) é uma estimativa da receita média que um cliente irá gerar ao longo de sua vida como cliente. É uma métrica valiosa para empresas com venda recorrente ou com repetição. Por isso, ele permite uma avaliação mais precisa do valor viável para o CAC (custo por aquisição de cliente).
O Churn é um indicador que mostra a taxa de clientes que cancelaram o contrato com a sua empresa ou pararam de consumir os seus produtos. Essa métrica leva em consideração o número de clientes que cancelaram em um determinado período de tempo e a quantidade de consumidores ainda ativos na sua base.
A Churn Rate é uma métrica importante para as empresas rastrearem porque tem um impacto direto nas receitas e nos resultados. Quando os clientes “deixam” a empresa, levam consigo os seus negócios e dinheiro, resultando numa perda de receitas.
Isso mesmo que nem todo SaaS tenha vendas que cheguem a um time de vendas, pois existem modelos self service. Assim, uma maneira de reduzir o churn é garantir que apenas os melhores Leads cheguem à etapa final de compra, seja para terem auxílio dos seus vendedores, seja para comprarem por conta própria.
O custo de aquisição de clientes (CAC) é o valor que uma empresa gasta para adquirir novos clientes. Ele ajuda você a medir o retorno do investimento de seus esforços para aumentar seus clientes. O CACé calculado somando os custos associados à conversão de um lead em cliente (marketing, publicidade, vendedores, etc.)
Porque um cliente promotor pode pedir churn? Motivos que levam seu cliente ao Churn. Quando falamos sobre cancelar uma solução ou ferramenta, alguns cenários vêm a mente. Pode ser a insatisfação com o produto, ou até mesmo a falência da empresa contratada.
O QUE É TAXA DE CHURN? A taxa de churn, também conhecida como taxa de cancelamento, nada mais é do que a taxa de clientes que param de fazer negócios com determinada empresa.
“Churn” ou “Churn rate” é uma métrica que indica a perda de receita ou clientes. É um dos principais indicadores em empresas com vendas ou serviços recorrentes.
Perda de receita líquida (net revenue churn): a parcela da receita mensal total que é perdida quando os clientes cancelam ou não renovam as assinaturas, reduzida por qualquer receita adicional capturada por meio de atualizações e expansões de serviços dos clientes restantes.
MRR é a sigla para Monthly Recurring Revenue, que pode ser traduzido para português como Receita Recorrente Mensal. É uma métrica que ajuda a visualizar o faturamento mensal de um negócio e que, geralmente, costuma ser usada por empresas SaaS (Software as a Service).
Calcule os resultados. O Customer Health Score da sua empresa é, portanto, a soma de todas as interações realizadas por cada cliente. Uma maneira de identificar facilmente qual foi o resultado, e de determinar uma ordem de prioridade, é relacionando uma cor a cada resultado.
Basta dividir os clientes ativos no final de um determinado período, pela quantidade dos clientes ativos no início desse mesmo período e multiplicar o valor por 100. Enfim, já que você tem em mãos todas as ferramentas necessárias para tornar a taxa de churn do SaaS o mais insignificante possível – o que é bom!
Por que é importante avaliar o churn usando o método Cohort?
O churn mede o cancelamento, ou seja, a saída dos usuários. Por meio da Análise Cohort, é possível identificar o período que isso acontece com maior frequência, no qual será preciso intensificar as ações de retenção.
Duas das mais importantes são o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e Lifetime Value (LTV). Esses indicadores fornecem uma visão geral do desempenho do negócio e contribuem para o planejamento comercial, permitindo potencializar as ações que resultam em mais receita para as organizações.
Assim, o ROI analisa o retorno e os custos gerais, enquanto o ROAS avalia essas variáveis especificamente aplicadas aos anúncios. Por isso, avaliar esses dois indicadores em conjunto é uma forma de ter uma avaliação mais holística dos seus resultados.