Diminuição da altura; Perda de altura; Deformidade da coluna vertebral – a curva, “corcunda” que forma também é conhecida como cifose; Sintomas dolorosos / sensitivos ou motores associados em algum membro.
O que fazer para melhorar a osteoporose na coluna?
O tratamento da osteoporose na coluna deve ser feito com orientação do ortopedista, que indicar:
Exercícios físicos. Os exercícios físicos para osteoporose na coluna ajudam a melhorar o equilíbrio, como ioga ou tai-chi-chuan, reduzindo o risco de quedas e fraturas. ...
Embora não haja cura para a osteoporose e a perda de massa óssea, seus efeitos sobre a coluna vertebral podem ser gerenciados com tratamento fisioterapêutico especializado.
Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a coluna (vértebras), a bacia (fêmur), o punho (rádio) e o braço (úmero). Entre estas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur. Dor intensa nas costas e diminuição de estatura podem representar fraturas vertebrais da osteoporose.
Quem tem osteoporose na coluna pode carregar peso?
Evite carregar coisas pesadas. Se precisar carregar peso, distribua em duas sacolas. Ao varrer o chão, aumente o cabo da vassoura, evitando dobrar a coluna.
Qual o melhor exercício para osteoporose na coluna?
Os melhores exercícios para os ossos são aqueles com impacto, tipo corrida, pular, ginástica. Os menos efetivos são aqueles que minimizam a força da gravidade, como ciclismo e atividades na água, como natação e hidroginástica.
Qual é o maior risco que uma pessoa com osteoporose pode sofrer?
A osteoporose pode causar dores crônicas, perda da independência, deformidade e aumento da mortalidade. Estudos avaliaram que 50% das mulheres e 20% dos homens acima de 50 anos sofrem fraturas osteoporóticas ao longo da vida.
São causas mais raras de dor nas pernas porém são muito graves e precisam de atendimento especializado com ortopedista. Ao contrário do que muita gente pensa, a osteoporose não dói. O fato da massa óssea diminuir e deixar os ossos mais fracos não causa nenhuma dor.
Os tratamentos para a osteoporose já existem e, na maioria das vezes, atuam nas células de reabsorção óssea, uma vez que esse processo contribui para o avanço da doença. Além disso, é interessante notar que grande parte deles precisam ser feitos com uma temporalidade regulada.
Evite curvar a coluna para frente, sem contrair os músculos abdominais. Essa inclinação sobrecarrega as regiões lombar e cervical. Mantenha a coluna ereta. O mesmo vale para a tarefa de varrer a casa.
É possível separar esse tempo para realizar tarefas do dia a dia, como cozinhar, lavar e passar roupa, jogar o lixo fora, fazer a limpeza de casa, organizar o guarda-roupa e fazer as compras no mercado. Quem tem filhos pode aproveitar para brincar com os pequenos e quem tem cachorro pode levá-lo para passear.
Qual o melhor medicamento para osteoporose na coluna?
Os bisfosfonatos são os medicamentos mais prescritos para o tratamento da osteoporose. O Alendronato foi o primeiro bisfosfonato a ser aprovado para este fim. Desde então, outros medicamentos desta mesma classe já estão em uso, como o risedronato e o ibandronato. Todos estes são apresentados na forma de comprimidos.
Caracterizada pela diminuição progressiva da massa óssea, a osteoporose é considerada uma doença grave, pois os indivíduos acometidos apresentam um alto risco de fratura óssea até com impactos leves. Essas fraturas podem ocasionar dores intensas e deformidades no corpo, o que implica diretamente na qualidade de vida.
Em primeiro lugar, a osteoporose causa microfraturas nas vértebras da coluna vertebral, o que leva a dor nas costas. A dor pode ser aguda ou crônica, além de trazer outros problemas como a curvatura da coluna.
A osteoporose é uma doença em que ocorre a perda da massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem frágeis e porosos, tornando-se consequentemente mais sensíveis e quebradiços.
“Sentir muita dor nas costas pode ser um sintoma da osteoporose. A osteoporose causa sintomas somente quando leva a fraturas e, nessa situação, causaria dor. As fraturas podem ocasionar dor nas costas e até diminuição da estatura“, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot.
Segundo um novo estudo da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, a perda de peso nessa fase da vida está associada a uma redução da densidade mineral óssea (DMO), condição por trás da osteoporose e que leva a fraturas.
Qual a expectativa de vida de uma pessoa com osteoporose?
Ao alcançar a idade de 60 anos, as mulheres poderiam esperar viver, em média, por mais 22,7 anos, sendo 7,0 desses anos (31,0%) com osteoporose. Já para os homens, na mesma idade, apenas 1,3 ano (6,6%) dos 19,5 anos remanescentes seriam vividos com osteoporose.
Quais as partes do corpo mais afetada pela osteoporose?
As fraturas e suas complicações são relevantes seqüelas clínicas da osteoporose; quase todas as fraturas em idosos são devidas, em parte, à baixa densidade óssea. Podem ocorrer em qualquer osso, porém mais frequentemente acometem os ossos do quadril, coluna, punho e costelas.
A Osteoporose na coluna não tem cura, mas a perda da massa óssea pode ser retardada com tratamentos diversos: boa alimentação, exercícios e remédios. É importante ter uma dieta rica em cálcio consumindo de maneira variada os laticínios, o gergelim e verduras verde-escuras, por exemplo.
Quando o assunto é tratamento para osteoporose na coluna, portanto, devemos destacar a ação sinérgica das atividades físicas, a suplementação com cálcio e vitamina D, o uso de medicamentos e do colete. Essas também são ótimas medidas de prevenção da doença e suas complicações.
Entre eles estão a caminhada, a corrida, o ato de subir escadas e, sem dúvida, a musculação. Portanto, incluir esses exercícios na rotina não só ajuda na saúde como um todo, mas também a preservar os ossos e recuperar a massa óssea perdida.