Como foi criado o PEI?

Resumo. O Programa de Ensino Integral Paulista (PEI) foi lançado em 2012 com um discurso de valorização da profissão docente e da promoção de uma nova forma de organização escolar na rede de ensino público paulista.
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Como surgiu o PEI?

Em Guaporé (RS), no ano de 2009, foi implantado o Plano Educacional Individualizado (PEI) – instrumento que propõe planejar e acompanhar o desenvolvimento de estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação por meio de seis áreas de habilidades: acadêmicas, da vida ...
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Quem criou o programa PEI?

Ele foi implementado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pela Lei Complementar nº 1.164, de 04 de janeiro de 2012, alterada pela Lei Complementar nº 1.191, de 28 de dezembro de 2012 e, desde então, vem passando por um processo de expansão no número de escolas participantes.
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Quando foi implementado o PEI?

Esse Programa foi iniciado em 2012, em 16 Escolas de Ensino Médio, e a partir de 2013 expandido para 22 escolas de Ensino Fundamental Anos Finais e 29 escolas de Ensino Médio, e 2 escolas de Ensino Fundamental e Médio.
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Quais são os 4 pilares do PEI?

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e a aprender a ser. Esses são os 4 pilares da educação, tão difundidos em artigos acadêmicos, documentos curriculares e projetos políticos-pedagógicos. Para entender melhor quando eles surgiram e o que eles significam na prática, continue a leitura do artigo.
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Como é elaborado um PEI? [PASSO A PASSO]

Qual a Lei que fala do PEI?

A principal base legal que obriga as escolas a elaborar o PEI é o artigo 28 da Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).
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Qual é o principal objetivo do PEI?

Cada aluno é único e aprende, portanto, de maneira diferente, e o PEI visa registrar esse caráter individual de cada aluno para que, usando estratégias adequadas, ele possa aprender, assim como os outros estudantes, no ensino regular.
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De quem é a obrigação do PEI?

A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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Quem é o responsável por elaborar o PEI?

§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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Quem elabora o PEI do aluno?

Para auxiliar a garantir esse direito, temos o Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, um documento elaborado pelo professor com base na observação e avaliação de um aluno com deficiência, TEA ou altas habilidades.
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Quem lançou a PEI?

Resumo: A Política Externa Independente (PEI), desenvolvida por Jânio Quadros (janeiro/1961- agosto/1961) e mantida por João Goulart (1961-1964), norteou as relações internacionais do Brasil no contexto da Guerra Fria.
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Quais são as 5 premissas do PEI?

Ser um núcleo formador de jovens primando pela excelência na formação acadêmica; no apoio integral aos seus projetos de vida; seu aprimoramento como pessoa humana; formação ética; o desenvolvimento da intelectualidade e do pensamento crítico.
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O que é o PDCA no PEI?

A sigla significa planejar (plan), fazer (do), verificar (check) e agir (act). São quatro etapas a serem seguidas para identificar seus objetivos e ações, implementá-las, checar se obteve sucesso e agir em função desses resultados. Quer saber mais?
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Quem criou a PEI?

Proposto em 2012 pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), o PEI foi apresentado como uma das ações do Programa Educação – Compromisso de São Paulo (PECSP) (SÃO PAULO, 2011).
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O que é correto afirmar sobre o PEI?

Questão Educacional (Professores) Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) é CORRETO afirmar: É elaborado para cada criança, desenvolvido com interdisciplinaridade e com o objetivo de valorizar suas capacidades.
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É obrigatório fazer o PEI?

Sim. Usar o Plano Educacional Individualizado (PEI) na sala de aula regular não só recomendável como necessário. Primeiro porque, considerando seus objetivos, o trabalho do Atendimento Educacional Individualizado (AEE) perde o sentido se não for diretamente articulado com o realizado em sala de aula.
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Qual profissional faz o PEI?

Definição de Plano Educacional Individualizado (PEI)

Inicialmente, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento que parte de uma avaliação realizada sobre um aluno com necessidades educacionais específicas. Assim sendo, o professor exerce papel determinante nesse processo.
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Quem deve elaborar o PEI no caso de um aluno autista?

No contexto do TEA, o PEI deve ser elaborado de forma colaborativa, envolvendo profissionais da educação, familiares e, quando possível, o próprio aluno autista.
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O que é o PEI no aba?

PEI é a abreviação de Plano de Ensino Individualizado. Na prática, o PEI é um documento que tem sido utilizado como base para o planejamento e para a implementação de intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) junto a crianças com autismo ou outros transtornos do neurodesenvolvimento.
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Quem tem TDAH tem direito ao PEI?

Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), é um direito do seu filho, especialmente pelo diagnóstico formal de TDAH.
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Quais crianças têm direito ao PEI?

PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI): PARA QUE SERVE E COMO APLICÁ-LO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Conforme Artigo 53 da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990), é direito de toda criança e adolescente sendo pessoa com deficiência ou não, frequentar o ensino regular.
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O que deve conter em um PEI?

O QUE DEVE CONTER O PEI? “Deve conter informações básicas do discente, como: idade, curso/modalidade, condição de público alvo da educação especial, entre outros” (OLIVEIRA, 2017, p. 2).
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Quais são as etapas do PEI?

Podemos resumir as etapas do PEI em:
  • Avaliação das necessidades do aluno;
  • Reunião de equipe multidisciplinar;
  • Definição de metas educacionais;
  • Desenvolvimento de estratégias e adaptações;
  • Implementação do plano;
  • Monitoramento e avaliação contínua;
  • Revisão e ajustes periódicos.
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O que é PEI para tdah?

O PEI é um programa de estimulação cognitiva quevisa à aplicação de instrumentos para modificabilidade cognitiva. O programa é composto por nível I, nível II e nível básico. Os níveis I e II são dirigidos a crianças escolares e adultos e são compostos por 14 instrumentos cada.
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Como funciona o PEI nas escolas?

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, cuja referência é a trajetória individual de cada um.
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