Comece a frear pressionando o pedal o máximo possível. 3. Puxe a alavanca do freio rapidamente, mas sem movimentos bruscos. Quando as pastilhas do freio estiverem totalmente engatadas, aumente rapidamente a pressão de frenagem, em quantidades significativas.
“É preciso que o pedal do freio seja pressionado firmemente, até o veículo parar por completo, alerta Hanashiro. “O ABS também permite fazer o desvio de trajetória durante a frenagem, algo impossível com as rodas travadas.”
Para a frenagem correta, pise fundo no freio, com firmeza e rapidamente, mas não de uma só vez. Você vai sentir a força do freio pulsando sob seu pé, por isto, coloque pressão no pé esquerdo contra o apoio dos pés para estabilizar o corpo, não se assuste e nem solte.
Porém, o gesto correto é utilizar a embreagem somente quando o automóvel já está quase parado. Você pode estar se perguntando: mas por que isso? Sem pisar na embreagem, o freio-motor ajuda a reduzir a velocidade.
COMO FREAR DA FORMA CORRETA PARA PARAR OU REDUZIR - MACETE E PASSO A PASSO
O que apertar primeiro, embreagem ou freio?
Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.
E a explicação é: sem pisar na embreagem o freio motor ajuda a reduzir a velocidade. Mas tem a situação oposta, no caso de uma freada de emergência. Pois tem quem reduz a marcha, pra usar ainda mais o freio-motor.
Mas é por questão de segurança, para aproveitar o freio a motor o máximo possível para ajudar na frenagem. Apertar a embreagem antes não prejudica o motor, mas força mais o freio e dificulta a frenagem. Pode ser perigoso em maior velocidade.
Porém, até mesmo com essa tecnologia o condutor precisa ter alguns cuidados: – É necessário pisar no freio de forma firme até que o carro pare totalmente; – Se o motorista ouvir estalos ou sentir vibração no pedal, não deve aliviar a pressão feita no mesmo.
Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros.
Frear durante a curva pode tirar o veículo da faixa de rolamento ou até mesmo travar as rodas. Caso seja preciso frear durante a curva, pise levemente no pedal. Do contrário, o pneu do veículo perde a aderência no asfalto devido à força centrífuga, que tende jogar o carro para fora da pista.
Evite andar próximo dos demais veículos (à frente, ao lado e atrás), mantenha a velocidade compatível com a via, com o trânsito, com o tipo de operação, com a carga, com as condições do veículo e com as suas condições físicas e psicológicas.
Outra dica para quem deseja saber como frear a moto em alta velocidade é: enquanto diminui a aceleração, acione o freio suavemente. Sendo assim, não deve haver uma lacuna grande de tempo entre a aceleração e o acionamento dos freios. Ao soltar o acelerador, aperte o freio dianteiro em um movimento suave.
Quando o pedal do freio é pressionado, as pinças se fecham e fazem com que as pastilhas de freio entrem em contato com os discos, gerando uma força, segurando a rotação das rodas. Essa força transforma a energia cinética do veículo em energia térmica, que é dissipada pelos discos.
👉 Frear durante a curva pode tirar o seu veículo da faixa de rolamento ou travar as rodas do automóvel, pois, os pneus perdem a aderência ao solo, devido à força centrífuga. ❎Por isso, não freie durante a curva!
Porém, a dica é mais simples que você imagina: quando pisar na embreagem e engatar a primeira marcha, acelere devagar até sentir a trepidação. A partir daí, solte o freio de mão gradualmente e acelere, também, lentamente. Não faça movimentos bruscos, porque são eles que vão deixar o carro morrer.
Na alavanca, existem quatro posições, são elas: “P” (parking ou estacionar), “R” (ré), “N” (neutro) e “D” (direção). O neutro, por exemplo, é o famoso ponto morto, utilizado quando o carro está parado. Já o parking, como o nome sugere, serve para quando o motorista vai estacionar o veículo.
O que acontece se pisar no freio e embreagem ao mesmo tempo?
Pisar no pedal do freio, não pise junto, não dá embreagem. Quando você vai parar um carro, você pisa no pedal do freio. e quando o carro tiver quase parando, você aperta o da embreagem. pra não dar um tranco pro motor não morrer.
Precisa pisar no freio e na embreagem para ligar o carro?
Para ligar o carro, a primeira coisa que você deve fazer é pisar no freio com o pé direito. Pise até o fundo da embreagem com o pé esquerdo. Coloque a marcha no ponto morto, também conhecido como ponto neutro.
Usar os dois pés pode auxiliar os motoristas nos primeiros momentos dirigindo um carro automático, porém essa não é a opção para usar sempre. Em um primeiro momento, você pode deixar o pé direito no acelerador e o esquerdo no freio, mas cuidado com o peso do pé no freio.
Assim que ele sair do fluxo principal da via, engrene a 1ª marcha para alinhar o veículo com o meio-fio. Nunca inicie o controle de embreagem com a 2ª marcha, pois as chances do carro morrer são grandes.