Estrutura condicional Permite a escolha do grupo de ações e estruturas que serão executados, quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas (verdadeiro ou falso), forem ou não satisfeitas.
Como funcionam as estruturas condicionais? Em geral, o funcionamento das estruturas condicionais depende apenas de um algoritmo simples iniciado pelo comando 'if'. Nele, ainda é preciso declarar a condição que será analisada e os blocos de comando que o programa executará em cada cenário possível.
Se a condição é satisfeita, um conjunto de ações é executado. Se a condição não é satisfeita, nada acontece ou um segundo conjunto de ações é executado. Exemplo de sentenças condicionais: Se eu ganhar na loteria, Eu sairei da faculdade, comprarei um carro novo e irei pescar.
A estrutura de condição se-então, oferece a possibilidade de executarmos uma determinada ação ou comando se o resultado da expressão lógica for verdadeiro e de executarmos uma ação diferente se o resultado da expressão lógica for falso.
Lógica de programação 09 - Estruturas condicionais
Qual é a finalidade da estrutura condicional if em programação?
A condicional if é uma estrutura condicional que executa a afirmação, dentro do bloco, se determinada condição for verdadeira. Se for falsa, executa as afirmações dentro de else.
A palavra “senão” é usada como sinônimo de “exceto”, “do contrário”, “a não ser”, “porém” ou “problema”. Já a expressão “se não” é utilizada no início de orações subordinadas adverbiais condicionais, causais ou temporais.
Normalmente, os “conditionals” são formados por uma oração com “if” e uma oração principal. Ouça o texto abaixo! Entende-se que os conditionals em inglês são usados para descrever situações reais ou hipotéticas, sendo eles compostos por duas orações: uma com a conjunção if e a outra, a principal|1|.
As orações condicionadas “if clauses” podem ser usadas de quatro maneiras. São classificadas em “Zero Conditional”, “First Conditional”, “Second Conditional” e “Third Conditional”.
Justificativa: A estrutura da primeira condicional (First Conditional) é feita com uma sentença no presente simples (condição) e outra no futuro simples (resultado). “He learns” = Simple Present / He will become = Simple Future.
A Estrutura Condicional possibilita a escolha de um grupo de ações e estruturas a serem executadas quando determinadas condições são ou não satisfeitas. A Estrutura Condicional pode ser Simples ou Composta. A Estrutura Condicional Simples executa um comando ou vários comandos se a condição for verdadeira.
Esse tempo verbal tem as seguintes funções: indicar probabilidade ou dúvida (condicional de conjetura); expressar concessão com a conjunção pero; expressar desejos e dar conselhos; fórmula de cortesia; representar a ideia de futuro no estilo indireto; e posposto a orações condicionais.
Frases condicionais são declarações de uma situação “se-então” ou “a menos que-então” (embora “então” nem sempre seja explicitamente usado), ou de uma probabilidade. Essas frases apresentam situações e seus possíveis desfechos.
A estrutura ESCOLHA-CASO (em inglês SWITCH-CASE), é uma solução elegante quanto se tem várias estruturas de decisão (SE-ENTÃO-SENÃO) aninhadas. Isto é, quando outras verificações são feitas caso a anterior tenha falhado (ou seja, o fluxo do algoritmo entrou no bloco SENÃO).
Uma estrutura de decisão é um bloco de código em um programa que permite que o fluxo do programa siga diferentes caminhos, dependendo de uma condição específica. Em outras palavras, uma estrutura de decisão é uma maneira de dizer ao programa: "se isso acontecer, faça isso; caso contrário, faça aquilo".
O que acontece quando a condição em uma estrutura for se torna falsa?
Se a condição for falsa então pula todos os comandos do bloco subordinado ao while e passa a executar os comandos após o bloco do while. Se condição for verdadeira então executa cada um dos comandos do bloco subordinado ao while. Após executar o último comando do bloco do while volta ao passo 1.
Estrutura de Condição IF. A condição é verificada a cada passagem pela estrutura IF. Se a condição for satisfeita (V), então a lista de instruções que se encontra entre chaves será feita. Se a condição NÃO for satisfeita (F), então serão feitas as instruções existentes logo apó o fecha chaves.
Ela é utilizada para expressar situações hipotéticas no passado. Ou seja, ela descreve a relação entre uma condição irreal no passado e seu resultado imaginário. If I had studied harder, I would have passed the test. Se eu tivesse estudado mais, teria passado na prova.
Basicamente, condicional, malinha ou delivery, é uma maneira de vender roupas e acessórios onde você literalmente coloca seus produtos em uma 'malinha' e leva-os até suas clientes.
A estrutura condicional simples expõe que uma instrução ou bloco de instruções só sejam executados se determinada condição for verdadeira. Uma condição é uma comparação que possui dois valores possíveis: verdadeiro ou falso.
Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.
Quando usar corretamente “se não”? A expressão “se não” deve ser pensada como duas palavras separadas. É o sinônimo de “caso não”, ou seja, a negativa de uma condição. Por exemplo, a oposição existente entre as expressões “se for possível” e “se não for possível”.