A genética capilar funciona através da herança genética. Cada pessoa possui um conjunto único de genes que determinam suas características capilares. Esses genes são transmitidos pelos pais para os filhos, seguindo padrões específicos de hereditariedade.
O gene da calvície é herdado da matriz materna, no caso dos homens, e da matriz materna e paterna no caso das mulheres. O teste é feito com uma amostra de saliva analisada em laboratório, onde são feitos ensaios acerca desse gene.
Isso significa que o homem (XY) que herdar de sua mãe um cromossomo com esse gene será calvo. Já a mulher (que tem duas cópias do cromossomo X) precisa herdar dois genes alterados, da mãe e do pai, para que a calvície se manifeste.
O bulbo, a raiz do cabelo que está lá dentro da pele tem uma programação genética para produzir um tipo de cabelo que é o seu tipo de cabelo. Se ele é fino o fato de você passar medicamento não vai engrossar esse fio. É diferente de quem tem calvície.
“Esse é o cromossomo que os homens herdam da mãe e, por isso, existe a crença de que a calvície genética vem do lado materno. Entretanto, a Ciência ainda não determinou com exatidão as alterações genéticas exatas que conferem maior tendência à calvície”.
Ainda segundo a pediatra, o tom dos fios dos pequenos é determinado pelos genes herdados dos pais. "Existem múltiplos genes envolvidos na expressão da cor do cabelo, e a combinação específica dos genes dos pais influencia na cor [de cabelo] que o bebê terá", completa.
O ideal é levar o seu filho a um dermatologista especialista para uma avaliação adequada! Em relação a falha do cabelo que foi causada pela tração provocada ao puxar os fios, provavelmente o crescimento do cabelo ocorrerá com o tempo!!
Cabelos. A maioria das características físicas funcionam no mesmo processo explicado acima. No caso dos cabelos, tons escuros carregam os genes dominantes, enquanto os cabelos loiros são recessivos. Em questão de formato, os cabelos cacheados têm genes mais fortes do que os lisos.
Nos seres humanos, a textura do cabelo é regida por dominância incompleta. O gene para cabelos cacheados (H) é incompletamente dominante ao gene para cabelo liso (h). Indivíduos que são heterozigotos (Hh) possuem cabelo ondulado.
Níveis hormonais desiquilibrados são uma das principais causas de variação de textura dos cabelos. As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso.
Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.
O cabelo preto é tão raro tanto quanto o loiro ou ruivo, se estima que apenas 2% da população mundial realmente possua naturalmente o cabelo preto verdadeiro.
A quantidade do pigmento chamado melanina resulta na cor dos fios de cabelos, semelhante ao que ocorre com a cor dos olhos. A melanina é divida em dois tipos, a eumelanina e a feomelanina. A quantidade de cada uma desses pigmentos faz com que o indivíduo tenha uma determinada cor de cabelo.
Um dos genes mais estudados que influencia na cor de cabelo é o MCR1. Esse gene controla o tipo de melanina que será produzida pelo melanócito. Quando esse gene está ativo, a produção de eumelanina pelo melanócito é maior; já quando ele está inativo, a produção de feomelanina é maior.
De quem vem a genética da calvície? Um mito comum é que a calvície é determinada exclusivamente pela linhagem materna, mas, na verdade, ao investigar de quem vem a genética da calvície, se encontra um forte componente genético hereditário de ambos (paterno e materno).
O exame genético é, na maioria das vezes, solicitado por algum médico. Os testes são feitos sobre uma pequena amostra de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha.
Qual a probabilidade do meu filho nascer com cabelo liso?
Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.
Existem diferentes fatores, como a genética e o formato do folículo, que explicam a presença de cabelos cacheados ou lisos em uma pessoa, como explica um artigo publicado na revista científica Mathematical Physical & Engineering Sciences.
Vale ressaltar, que apenas o tempo não é capaz de mudar a estrutura genética do cabelo, que é o principal fator responsável pela construção dos fios e suas características. Se isso estiver acontecendo, fique atenta se não está abusando de aparelhos de calor ou usando algum produto que cause essa reação.
Quando somos concebidos, metade de nosso material genético vem de nossa mãe, e a outra metade, de nosso pai. Herdamos de cada um deles um conjunto completo de informação genética. Sendo assim, cada um de nós carrega dois conjuntos de informação genética completos.
E por isso podemos dizer que herdamos metade das características genéticas de cada um de nossos pais biológicos. Entre esses pares, um deles é formado pelos cromossomos sexuais, que são conhecidos como cromossomos X e Y. A combinação deles determina o sexo biológico de uma pessoa.
Nosso cabelo sempre tem um tipo de cabelo mais característico, mas também é possível encontrar mais de um tipo de fio em uma pessoa, isso porque nosso cabelo vai mudando conforme vai crescendo e se desenvolvendo.
Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.
Analisando o tamanho e formato do nariz de diversos humanos e comparando essas características a dados genéticos, cientistas descobriram que os neandertais podem ter sido os responsáveis por passar narizes altos para a nossa espécie — uma adaptação corporal que ajuda a aquecer e umidificar o ar frio e seco dos climas ...
Do ponto de vista do genoma, seus filhos vêm todos com os genes do pai e da mãe embaralhados. Num caso extremo, seu filho poderá ter somente os genes da cara da mãe, o resto será praticamente seu clone. Ou seja, as aparências enganam.