Como funciona a pedagogia da presença na PEI?

Pedagogia da Presença No Programa Ensino Integral, essa presença deve ser educativa, intencional e deliberada, o educador precisa se aproximar dos jovens com alegria, deve estimular os estudantes a agirem com liberdade e responsabilidade, incentivando, dessa forma, o protagonismo juvenil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em efape.educacao.sp.gov.br

O que é pedagogia da presença no PEI?

É um princípio que está presente em todas as ações de toda a equipe escolar, por meio de ações participativas e afirmativas em todo o cotidiano da escola. A materialização desse princípio se dá por meio do estabelecer de vínculos de consideração, afeto, respeito e reciprocidade entre os estudantes e os educadores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sedu.es.gov.br

O que fazer na pedagogia da presença?

A Pedagogia da Presença tem como objetivo abrir espaços que permitam ao adolescente tomar-se autônomo, solidário e de compromissado consigo mesmo e com os outros, integrando de forma positiva as manifestações desencontradas de seu querer-se; e a Tutoria visa o acompanhamento, e orientação nos estudos e nas escolhas ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

Qual é o principal objetivo da pedagogia da presença na educação em tempo integral de acordo com o texto fornecido?

A pedagogia da presença é objeto de estudo deste trabalho, assim como suas ações e encontros de tutoria como instrumentos de aproximação entre educador e educando, em ruptura com uma cultura escolar historicamente construída, bem como suas relações de hierarquia no cotidiano escolar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dspace.sti.ufcg.edu.br

Qual é a essência da pedagogia da presença?

A essência do modelo pedagógico desenvolvido pela Pedagogia da Presença está pautada na reciprocidade que era praticada por meio de tutorias e o acolhimento aos alunos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sol.sbc.org.br

Pedagogia da presença é tema do Papo Supren

O que podemos afirmar sobre a pedagogia da presença?

A Pedagogia da Presença é um princípio no qual espera-se que os profissionais exerçam sobre os estudantes uma influência construtiva: estar próximo, estar com alegria, sem oprimir nem inibir, sabendo afastar -se no momento oportuno, encorajando os estudantes a crescer e a agir com liberdade e responsabilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

O que fala o livro Pedagogia da Presença?

É preciso assumir uma pedagogia da presença, um caminho que nos convida a saber estar, sentir e servir, de acordo com o agir de Jesus Cristo. Neste livro, os autores propõem um itinerário fundamentado na parábola do bom samaritano, na misericórdia de Deus e na prática do serviço presente no lava-pés.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em amazon.com.br

Quem criou a pedagogia da presença?

Uma Aventura Pedagógica.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Pedagogia da presença: da solidão ao encontro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistaft.com.br

Quais são os 4 pilares do PEI?

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.sp.gov.br

Qual é o principal objetivo do PEI?

Cada aluno é único e aprende, portanto, de maneira diferente, e o PEI visa registrar esse caráter individual de cada aluno para que, usando estratégias adequadas, ele possa aprender, assim como os outros estudantes, no ensino regular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sor.ifsp.edu.br

Como funciona a Tutoria na PEI?

O que é Tutoria

Como uma das metodologias do PEI, a Tutoria é o processo de interação entre o(a) tutor(a) e seus(as) tutorados(as), impulsionando-os(as) e orientando-os(as) para sua formação integral, com vistas ao seu pleno desenvolvimento nas dimensões pessoal, acadêmica e profissional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em efape.educacao.sp.gov.br

Quais ações a escola faz para incentivar a presença dos alunos?

Vídeos, palestras, experimentos, debates, games e novas tecnologias, por exemplo, são ótimas estratégias com potencial para incentivar alunos ao protagonismo em sua aprendizagem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diarioescola.com.br

Quais são as 4 características da Educação Integral?

O Centro de Referências em Educação Integral explica que a formação integral e global do estudante deve acontecer de acordo com alguns princípios: centralidade do estudante, aprendizagem permanente, perspectiva inclusiva e gestão democrática.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sae.digital

Quem substitui o professor que falta na PEI?

1 A substituição dos docentes, em caso de ausências de curta duração, deverá ser realizada pelos demais docentes da escola, por coordenação da equipe gestora, como já descrito nas atribuições dos professores e professores coordenadores de área.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.sp.gov.br

O que é o PDCA no PEI?

A sigla significa planejar (plan), fazer (do), verificar (check) e agir (act). São quatro etapas a serem seguidas para identificar seus objetivos e ações, implementá-las, checar se obteve sucesso e agir em função desses resultados. Quer saber mais?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.f10.com.br

O que é PCA na escola?

O que faz o Professor Coordenador de Área (PCA)? O professor coordenador de área (PCA) divide sua jornada de 40 horas entre a docência (20 horas) e a coordenação pedagógica no âmbito de sua área de conhecimento (20 horas), sendo coordenado pelo professor coordenador geral (PCG).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.sp.gov.br

O que é a pedagogia da presença no PEI?

● Pedagogia da Presença

No Programa Ensino Integral, essa presença deve ser educativa, intencional e deliberada, o educador precisa se aproximar dos jovens com alegria, deve estimular os estudantes a agirem com liberdade e responsabilidade, incentivando, dessa forma, o protagonismo juvenil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em efape.educacao.sp.gov.br

Qual a metodologia usada na PEI?

A elaboração do PEI envolve a colaboração de professores, pais, especialistas em educação especial e, sempre que possível, o próprio aluno. Além disso, cada PEI é único e reflete as diferenças individuais, o que permite uma abordagem educacional centrada no aluno.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em faculdade.grancursosonline.com.br

Quem é o responsável pela elaboração do PEI?

§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legis.senado.leg.br

Qual o objetivo das eletivas?

Eletivas é um componente curricular que envolve diferentes habilidades e pressupõem a diversi- ficação de situações didáticas, pois visa aprofundar, enriquecer e ampliar o repertório dos estudantes sobre um ou mais componentes curriculares e/ou área de conhecimento do Currículo Paulista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em efape.educacao.sp.gov.br

Quais são as premissas do PEI?

► PREMISSAS:

Segundo essa premissa, a formação do educador é abordada sob duas perspectivas: a primeira busca o aperfeiçoamento da formação do educador nas bases, nos conceitos e nas práticas do Programa Ensino Integral; a segunda dedica-se à formação do educador no âmbito do Currículo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sites.google.com

É possível ensinar empatia aos estudantes?

Incorporar a educação socioemocional no currículo escolar é uma maneira eficaz de ensinar empatia. Isso inclui aulas sobre inteligência emocional, resolução de conflitos e habilidades de comunicação. Certamente, isso pode ser feito através de aulas específicas ou integrando esses temas às disciplinas regulares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diarioescola.com.br

Qual é o principal objetivo da pedagogia da presença?

Pedagogia da presença e o Projeto de vida

Muitos professores questionam como obter uma presença mais positiva na vida escolar dos alunos. Por meio da Pedagogia da presença eles dão o primeiro passo para melhorarem o processo de aprendizagem dos jovens.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicanaliseclinica.com

Quais são os tipos de Tutoria?

A tutoria é um assunto muito amplo. Exatamente por isso existem também diversos tipos de tutores. O tutor pode ser semipresencial, bimodal e virtual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tutormundi.com

Quem inventou o PEI?

Proposto em 2012 pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), o PEI foi apresentado como uma das ações do Programa Educação – Compromisso de São Paulo (PECSP) (SÃO PAULO, 2011).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br