Os turistas fazem compras com cartões de débito e crédito e o banco converte essa despesa para o câmbio do dólar MEP, definido para turistas do exterior. Os turistas pagam os cartões em dólares e as empresas de cartões os vendem em dólares na Argentina através do mercado financeiro.
Cartões de débito ou crédito. No fim de 2022 foi criado um câmbio especial para gastos feitos com cartões estrangeiros na Argentina. Esse câmbio é cotado um pouco abaixo do câmbio blue. Atualmente, a diferença está em torno de 8% (março/2024).
Argentina tem câmbio mais barato para turistas que utilizam cartão no país. Turistas brasileiros que fazem compras na Argentina usando cartão de crédito, débito ou pré-pagos têm acesso a um câmbio mais barato do que o utilizado na cotação oficial.
Qual o câmbio para cartão de crédito na Argentina?
A boa notícia, é que nas operações com o cartões de débito/crédito na Argentina, é utilizado o dólar MEP, cujo valor está próximo do valor do dólar blue.
Que moeda levar para a Argentina real dólar peso ou cartões?
Por isso, os especialistas são unânimes em dizer que o melhor é levar dólares em uma viagem à Argentina, já que US$ 1 hoje equivale a 918 pesos argentinos. A planejadora financeira Luciana Ikedo aponta que no país costuma se oferecer um preço em peso e em dólar, e a moeda americana é geralmente a mais favorecida.
Esse CARTÃO tem o MELHOR CÂMBIO da ARGENTINA! Como usar a WISE em Buenos Aires 2024!
Qual a melhor forma de pagar compras na Argentina?
Turistas brasileiros podem fazer pagamentos mais baratos na Argentina utilizando os cartões de débito, crédito ou pré-pagos internacionais de bancos ou contas digitais, ao invés de dinheiro físico ou uso do câmbio paralelo, como o dólar blue, considerado ilegal.
As compras feitas com cartões estrangeiros utilizam uma taxa próxima à do dólar MEP (Mercado Eletrônico de Pagos), que costuma ser mais conveniente do que a taxa oficial. Esta taxa de câmbio é comunicada diariamente pela Câmara Argentina de Cartões de Crédito (ATACYC) e está sujeita a variações todos os dias.
Em grandes cidades como Buenos Aires, é fácil trocar dólares ou usar cartões, mas em locais menores, como Mendoza, pode ser mais complicado. Em resumo, levar dólares e utilizar cartões internacionais são as melhores opções para quem vai viajar para a Argentina. Planeje-se bem e aproveite sua viagem!
Conversation. O novo câmbio para cartões estrangeiros da Argentina (câmbio tarjeta) funciona de maneira diferente com Visa e Mastercard. Se você paga com Visa, consegue o câmbio tarjeta na hora. Mas se paga com Mastercard, recebe o estorno da diferença para o câmbio oficial em até 5 dias.
Dólar turismo: cotação para compras feitas por argentinos no exterior. Inclui principalmente as transações usando cartão de crédito. Está entre as cotações mais vantajosas, mas não está disponível para estrangeiros; Dólar turismo para estrangeiros: uma cotação mais recente, criada em julho de 2023.
Qual a melhor forma de levar dinheiro para a Argentina?
Segundo a economista, a melhor opção para os turistas é levar o cartão de crédito ou pré-pago. “A melhor coisa ainda vai ser usar o cartão de crédito ou pré-pago. Ou levar dólar”, afirmou Beni. Outra opção para quem vai viajar para a Argentina, aponta a economista, é o real brasileiro.
O Nubank chegou a entrar na Argentina em meados de 2019, com a abertura de um escritório em Buenos Aires com 12 funcionários. Contudo, pouco tempo depois a decisão foi de fechar as operações no país para focar suas energias em crescer no Brasil e outros países da América Latina, posteriormente – como México e Colômbia.
Sim, vale a pena! Apesar do aumento nos preços, a desvalorização do peso argentino, as experiências culturais ricas e as atrações turísticas tornam a viagem vantajosa e memorável.
O melhor cartão de crédito internacional é o cartão Nomad. Ele tem IOF baixo, de apenas 1,1%, e está vinculado a uma conta global livre de taxas abusivas. Isso faz com que ele possa ser usado tanto no Brasil quanto no exterior sem que você tenha problemas.
Como calcular o valor do dólar no cartão de crédito?
Para fazer uma compra internacional você não precisa sair do país obrigatoriamente. Basta ter um cartão de crédito internacional e acessar um site do exterior que esteja oferecendo o produto desejado. Mas essa operação vai ser cobrada em dólar e incidirá o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a PTAX.
Desde 4 de novembro, o governo argentino implementou um novo regulamento que permite que visitantes estrangeiros usem cartões de crédito e débito para efetuar pagamentos com uma taxa de câmbio mais favorável do que a oficial.
Qual a taxa para uso de cartão de crédito no exterior?
Atualmente, o valor do IOF em compras internacionais é de 4,38%. Lembrando que as compras feitas no exterior são apenas uma das operações na qual incide IOF. Até 2022, o percentual do IOF em compra internacional era de 6,38.
Na Argentina, é melhor pagar com real, peso ou dólar? Considerando o atual cenário político e econômico da Argentina, os especialistas consultados pela reportagem são unânimes em dizer que é mais vantajoso levar dólares americanos.