A Interação Humano-Computador (IHC) é uma área multidisciplinar da tecnologia dedicada ao estudo e à melhoria da interação entre seres humanos e sistemas computacionais. Seu objetivo é criar interfaces da pessoa usuária que sejam intuitivas, eficientes e agradáveis de se usar.
As técnicas de IHC, apesar de não serem levadas em conta por alguns desenvolvedores, são de extrema utilidade, pois garantem uma usabilidade do software ou website, fazendo com que ele seja de fácil utilização, entendimento e não seja cansativo para o usuário após algumas horas de uso.
Dentro do contexto, o contato do usuário com as interfaces envolve dois tipos: contato físico - abrange a parte física e perceptiva da definição de Moran -; e conceitual.
Durante a avaliação formativa, os colaboradores da empresa executaram três métodos para identificar problemas na sua solução de IHC sendo concebida: avaliação heurística (Nielsen, 1994), método de avaliação de comunicabilidade (Prates et al., 2000) e teste de usabilidade (Rubin e Chisnell, 2008).
Seu objetivo é criar interfaces da pessoa usuária que sejam intuitivas, eficientes e agradáveis de se usar. A IHC abrange diversos aspectos do design de interfaces, como a usabilidade, a acessibilidade, a experiência do usuário e a ergonomia.
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O que é fundamental em IHC?
O objetivo fundamental da pesquisa em IHC, segundo Zuasnábar et al. (2003) é o de propiciar o desenvolvimento de sistemas mais amigáveis e úteis, e prover aos usuários de experiências, ajustando seus conhecimentos e objetivos específicos.
O interesse em Interação Humano-Computador tem crescido na mesma proporção que amplia o número de pessoas que utilizam computadores para realizar as mais diversas tarefas.
A Interação Humano-Computador é uma parte fundamental do mundo digital. Cada aplicativo, software e produto que construímos interage com um ser humano, e essas interações devem ser compreendidas para serem eficazes. A IHC também torna a tecnologia mais acessível.
A Ergonomia é uma área de conhecimento que deve subsidiar o desenvolvimento de sistemas computacionais. Suas normas e padrões estão fortemente relacionados com a Interação Humano Computador, campo da computação que estuda as tecnologias, as pessoas e como estas se relacionam.
Não se sabe ao certo a data de surgimento da IHC, porém, costuma-se estabelecer a origem desse campo de estudo entre a década de 1970 e 1980, com a junção das disciplinas de Ciência da Computação, Psicologia e Ergonomia no intuito de compreender como o uso dos computadores poderia melhorar a vida dos usuários (Moraes & ...
um atributo de qualidade relacionado à facilidade do uso de algo. Mais especificamente, refere-se à rapidez com que os usuários podem aprender a usar alguma coisa, a eficiência deles ao usá-la, o quanto lembram daquilo, seu grau de propensão a erros e o quanto gostam de utilizá-la.
A área de IHC começou com Donald Norman, psicólogo cognitivista que trabalhou o conceito de usabilidade. É possível citar três ondas durante a história da área de IHC: Desde então surgiram as três ondas do IHC, como parte da inserção cultural na metodologia de percepção do uso da tecnologia na vida humana.
Meados dos anos 80 o termo IHC é adotado por possuir um enfoque mais amplo e, por isso, exigir novos campos de estudo. Preece (1994) esclarece que, mais do que o projeto de interface, a área de IHC se preocupa com as comunicações ou interações entre usuários e computadores.
Na interação homem-computador (IHC), podemos encontrar diversas situações em que estímulos positivos e negativos influenciam a experiência do usuário e suas respostas na interação. Como exemplo disso, temos o uso da gamificação, que tem se tornado uma tendência no design de interfaces para web.
Chamamos de avaliação de IHC a atividade profissional especializada que tem por objetivo julgar a qualidade de interação que um sistema ou artefato computacional oferece aos seus usuários.
Personas e cenários de usuário são ferramentas poderosas para a interação humano-computador (IHC) delineamento e avaliação. Eles ajudam você a entender e ter empatia com seus usuários-alvo, seus objetivos, necessidades e contextos.
Acessibilidade é um dos principais temas tratados pela área de IHC (Interação Humano-Computador), esse termo pode ser definidona ideia de permitir que o maior número possível de usuários possa utilizar algo independente de suas limitações.
Por que a confiabilidade é tão importante para área de IHC?
O usuário precisa confiar no sistema. Sistema no qual o usuário não confia está fadado ao fracasso. A confiança do usuário no sistema é frágil, uma falha sequer e a confiança fica comprometida por muito tempo.
Os objetivos da IHC são o de produzir sistemas usáveis, seguros e funcionais. Esses objetivos podem ser resumidos como desenvolver ou melhorar a segurança, utilidade, efetividade e usabilidade de sistemas que incluem computadores.
A ergonomia é a qualidade da adaptação de um dispositivo a seu operador e à tarefa que ele realiza. A usabilidade se revela quando os usuários empregam o sistema para alcançar seus objetivos em um determinado contexto de operação (Cybis, Betiol & Faust, 2007).