Motores 8V tem: um comando, uma válvula para admissão e uma para escape, melhor arranque, maior torque em baixas rotações, manutenção mais facilitada e relação de marchas maiores até a 3ª e menores até a 5ª.
As siglas 8V ou 16V significam respectivamente que o veículo possui 8 válvulas ou 16 válvulas. As válvulas são componentes do motor que se abrem e se fecham conforme o ciclo do motor (admissão, compressão, combustão e exaustão).
Os motores 8V são mais simples e econômicos que os motores 16V. Eles têm menos peças móveis, reduzindo o atrito e o desgaste. Isso também significa que eles requerem menos manutenção e são mais baratos de reparar. Os motores 8V também são mais eficientes em rotações mais baixas.
O Motor V8 é um tipo de motor de combustão interna que possui oito cilindros, dispostos em duas fileiras de quatro cilindros cada, formando um ângulo de 90 graus entre as fileiras. Essa configuração em V proporciona uma série de vantagens em termos de desempenho e eficiência.
Existem diversos modelos e estilos de motores, com potências e capacidades diferentes, sendo que os motores mais comuns presentes nos veículos são os de 8v, 12v e 16v. Essa letra “V” na frente dos números significa “válvulas”, já o número é a quantidade de válvulas que o motor possui.
Motor FIREFLY vai rodar por quanto tempo sem te dar "DOR DE CABEÇA" ?
Qual a desvantagem do carro 16 válvulas?
PONTO NEGATIVO PARA O MOTOR 16V
O motor multiválvulas custa mais para ser fabricado do que o 8V. O cabeçote do motor é maior e o número de componentes também. Outra desvantagem do 16V é a manutenção mais elevada.
O V8 oitentista desenvolve 250 cavalos de potência a 5.600 RPM e 260 libras por pés de torque a 4400 RPM, oferecendo uma eficiência média de 10 quilômetros por litro.
Como o próprio nome sugere, o motor V8 é o tipo que possui oito cilindros em configuração diagonal, distribuídos em duas colunas (com quatro cilindros cada), em formato da letra V. Esse arranjo bastante específico diferencia tais motores de outros tradicionais, que trazem os cilindros dispostos em linha.
Em geral, de maneira simplória, carros com 8V entregam torque em rotações mais baixas, por isso são mais indicados para a cidade. Já os carros com 16V se dão melhor em rodovias, uma vez que o desempenho é eficiente em rotações mais altas.
Segundo especialistas, os dois motores são confiáveis, contudo possuem funções diferentes. O carro com 8 válvulas é ideal para a cidade, isto é, para quem enfrenta o trânsito congestionado, enfrentando sinais de trânsito e engarrafamentos. Outra qualidade do 8v é que o mesmo gera maior economia para o condutor.
Basicamente, em que 8v quatro cilindros têm 2 válvulas por cilindro (dando 8 válvulas) e 16v quatro cilindros têm 4 válvulas por cilindro (dando 16 válvulas). No 8v uma válvula por cilindro é de admissão e a outra de escape, enquanto no 16v duas válvulas por cilindro são de admissão e as outras duas são de escape.
A maioria dos automóveis de passeio é equipada com motores de oito válvulas – quatro de entrada e quatro de saída. Quando esse número aumenta, o carro pode andar mais. Dobrar o número de válvulas, entretanto, não resulta em um motor com o dobro da potência.
O motor V8, conforme o nome já sugere, conta com oito cilindros em um posicionamento diagonal, formando a letra V. O componente é configurado em duas colunas com quatro cilindros em cada.
Como exemplo, podemos citar a vacina V8 que protege o cão contra as doenças citadas + 2 sorovares* (“tipos”) de leptospira, enquanto a V12 protege contra as mesmas doenças + 7 sorovares de leptospira. *Os sorovares são variedades de uma determinada bactéria, considerando suas características imunológicas.
Se você quer um carro com bom desempenho e eficiência de combustível, o V6 é uma ótima escolha. Para quem busca potência com aquele som icônico, o V8 é o clássico que nunca decepciona.
Porém, embora seja pequeno, o motor V10 4.0 biturbo é capaz de chegar aos 10.000 rpm e gera 104,62 kgfm e 1175 cv, dos quais 176 cv vem de um sistema auxiliar elétrico.
O propulsor 1.6 desenvolvia apenas 82 cavalos de potência. Desempenho não era o forte do Tipo - nos testes da época ele levou 15 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Em compensação, o consumo agradava, com média de 12,5 km/l de gasolina.
O motor Hitork 1.0 16V, lançado pela Volkswagen em abril de 1997, foi o primeiro desse tipo a ganhar duas válvulas por cilindro. Ele logo caiu nas graças dos brasileiros, que se encantaram com a potência de 69,4 cv a 5.750 rpm e 9,4 kgfm de torque a 4.500 rpm, além de seu consumo comedido.