Os galos não têm um órgão reprodutor que se pareça com o pênis. Em vez disso, eles têm uma abertura chamada cloaca. O galo posiciona sua cloaca próxima à cloaca da galinha e deposita seu esperma em seu interior. Os espermatozoides do galo são muito resistentes e podem sobreviver vários dias dentro da galinha.
A cópula leva alguns segundos. O galo pode ou não realizar uma curta dança e então monta a galinha pisando-lhe as costas e segurando-a pela nuca com o bico. Se a galinha o aceita, a cópula ocorre, ou seja ela ergue a cauda e o par une as cloacas, momento em que o macho ejacula e a fêmea recolhe o ejaculado.
A cloaca é uma abertura existente tanto nas galinhas quanto nos galos. Ela marca não só a parte final do intestino grosso, mas também dos sistemas urinário e reprodutor.
A fecundação nas aves é interna e o desenvolvimento é direto, sem fase larval. Os machos não apresentam órgão copulador, tem dois testículos sendo o testículo esquerdo maior do que o testículo direito, dos quais saem os canais deferentes, que terminam na cloaca.
Um GALO leva quanto tempo para fecundar uma GALINHA+Quantos dias leva pra reproduzir um Galo
Como é o órgão reprodutor da galinha?
O sistema genital feminino da ave é formado pelo ovário e oviduto que se encontram desenvolvidos somente no lado esquerdo. desenvolvimento. Diferente dos mamíferos, deve-se considerar como oviduto da ave a parte do sistema genital que se estende desde o ovário até a cloaca.
O jeito para resolver isso foi o macho montar sobre a fêmea, juntar as aberturas genitais (cloaca) dele com a dela e transferir o sêmen para dentro do oviduto feminino (canal onde os espermatozóides percorrem para encontrar os óvulos). Ocorrem várias cópulas antes da fêmea por de 3 a 6 ovos azul-esverdeados.
Os orifícios nasais (narinas) são duas fendas alongadas situadas na valva superior do bico, limitadas dorsalmente por uma prega de pele cornificada denominada opérculo.
No galo, os testículos são órgãos pares, localizados no interior do corpo, e são, proporcionalmente ao peso corporal, maiores que os de mamíferos. Se encontram fixados paralelamente à parede dorsal interna, adjacentes às glândulas adrenais e ventrais aos rins (Getty, 1981).
A gema, por corresponder ao ovócito, contribui com o material genético para a formação do embrião. Esse material gené- tico fica depositado no disco germinativo, local onde se desenvolve o embrião que irá gerar o pintinho, caso seja fecundado por um espermatozoide.
Mas galinhas de granjas de postura de ovos comerciais não precisam do galo para botar ovos. O ovo começa a ser formado dentro da galinha com ou sem a fecundação de um galo. Caso um galo cruze com a galinha, o ovo passará a ser um ovo fertilizado, com potencial para gerar um pintinho.
No início, a galinha senta-se em cima dos ovos, durante 21 dias, para os chocar. Depois de sair o pinto, é muito pequeno e vai levar 2 meses até conseguir andar com segurança e sem muita ajuda da galinha. Durante estes 2 meses, muitos pintos morrem por causa da fome, do frio e dos predadores.
Assim como funciona em quase todas as procriações animais, a sua função é fecundar o ovo para que ele tenha o potencial de gerar um pintinho. É importante dizer que o galo não tem órgão copulador, ele solta pela cloaca, por meio de uma estrutura denominada falos os espermatozoides e fecunda o ovo da galinha.
Antes do acasalamento, o galo exibe um comportamento de cortejo para atrair a atenção da galinha. Isso pode incluir exibir suas penas coloridas, dançar, cantar e até mesmo fazer sons específicos para chamar a atenção da fêmea.
Os hormônios do trato gastrointestinal aumentam a produção de suco gástrico, suco pancreático e da bílis. O sistema reprodutor do galo (figura 15) consiste em dois testículos funcionais que localizam-se na área dorsal da cavidade corporal, em frente aos rins.
É tudo uma questão de equilíbrio. Quando o galo sobe em cima da galinha para fecundá-la, ele posiciona suas patas sobre as asas entreabertas da fêmea. Para se equilibrar melhor e completar o acasalamento, ele precisa de um terceiro ponto de apoio para não cair.
Em galos de matriz pesada, o peso dos testículos se associa positivamente com a produção diária de espermatozoides e com a fertilidade. Contudo, os testículos de aves se localizam na cavidade abdominal, não sendo acessíveis para exame andrológico como os testículos de mamíferos.
O oviduto tem 45 a 75 cm de comprimento, sendo um canal que se inicia por um funil que capta o óvulo amadurecido (gema) e o conduz até a cloaca, passando por várias fases onde são formados o albúmen, as membranas da casca e a casca. É constituído por partes bem definidas: infundíbulo, magno, istmo, útero e vagina.
No ovário, a gema em desenvolvimento está presa por membranas denominadas folículos, que rompem-se quando o óvulo atinge a maturidade. A gema, ou o óvulo, cai no infundíbulo – processo denominado de ovulação –, onde permanece aproximadamente 20 minutos e ocorre a fertilização, caso haja a existência de espermatozóides.
Como funciona o sistema reprodutor masculino das aves?
O sistema reprodutor masculino das aves é formado por dois testículos (T) intra-abdominais localizados craniais aos rins (R). Cada testículo está associado a um epidídimo (Ep), o qual é contínuo com um ducto deferente (Df) longo e pregueado, localizado ao lado do ureter (U), que desemboca na cloaca (C).
Quando a galinha acaba de colocar um ovo ela faz um barulhão avisando para todos o que acabou de acontecer. Isso é bem legal, não é Maria? Elas são bem espertas e além do som podem também se comunicar visualmente.
As aves são ovíparas, com fecundação interna e desenvolvimento direto. Durante a cópula o macho transfere espermatozóides para a fêmea através da justaposição das aberturas das cloacas de ambos. A fecundação ocorre geralmente na região superior do oviduto.