Como habilitar o CREA?
Será necessário criar o login mediante preenchimento de um formulário ou utilizando o login Gov.br do Governo Federal. Após efetuar o login no CREANET , clique em Solicitações > Registro de Profissional e escolha entre Registro com Atestado ou Registro com Diploma.Quanto é para ativar o CREA?
Nos casos em que o profissional tinha registro provisório e este venceu, será necessário o pagamento da taxa de expedição de carteira profissional no valor de R$ 59,42 (cinquenta e nove reais e quarenta e dois centavos) que será encaminhada por e-mail após a análise dos documentos encaminhados pelo protocolo.Como liberar o CREA?
Para reativação de registro: preencher o formulário disponível no site do Crea-PR, opção Sou um profissional / Atualização da Situação do Registros, selecionar uma das opções e verificar as instruções e a documentação necessária para cada situação.Quanto tempo tenho para tirar o CREA depois de formado?
Para te ajudar nesta fase inicial da carreira, o Crea-SP oferece 90% de desconto para recém-formados que solicitam o primeiro registro até 180 dias após a data de conclusão do curso.Como fazer o registro no CREA?
Como conseguir o Crea depois de formado?
Basta entregar no CREA uma documentação básica, como o comprovante de conclusão de curso de nível superior ou técnico, junto com uma declaração de que está apto a atuar em sua respectiva área. A partir daí, o profissional receberá o CREA provisório e poderá atuar normalmente.O que é o Crea provisorio?
O registro provisório já permite que o profissional exerça suas atividades e é concedido normalmente pelo prazo de 1 ano, podendo ser prorrogado, devendo o profissional apresentar o diploma ao Crea-SP após esse período.Tem que fazer prova para tirar o CREA?
Não existe uma prova de proficiência profissional para registro no Sistema Confea/Crea. Para tornar-se um profissional é necessário graduar-se em um curso afeto ao Sistema Confea/Crea.Tem como deixar o CREA inativo?
O pedido de cancelamento ou a interrupção do registro e visto profissional é facultada a quem não exerce ou não pretende exercer atividades técnicas que necessitam o registro no sistema ONFEA/CREAs, sendo este um procedimento de âmbito nacional.Como saber se o CREA está ativo?
Esse serviço é obtido como resultado da consulta realizada pelo autoatendimento e também pode ser requerido em um dos canais de atendimento abaixo:
- 0800 0171811; chat; whatsapp; [email protected];
- presencialmente em uma das unidades do CREA-SP mediante agendamento prévio.
Quais Tecnologos podem tirar o CREA?
Portanto, engenheiros, agrônomos, tecnólogos e profissionais de formação técnica voltada às áreas cobertas pelo Conselho precisam tirar o CREA para atuar de forma legal.O que significa a letra D no registro do CREA?
b) sistemas de saneamento, irrigação e drenagem; c) traçados de cidades; d) estradas; seus serviços afins e correlatos.Quais documentos precisa para tirar o Crea?
Requerimento de profissional Cópia da carteira de identidade Cópia do cadastro de pessoa física- CPF Cópia de comprovante de residência Cópia do comprovante de tipo sanguíneo Cópia do diploma revalidado ou registrado na língua original e traduzido; Cópia do histórico escolar com indicação das cargas horárias traduzido; ...Quando posso dar entrada no CREA?
O documento permanente só pode ser expedido quando o requerente está de posse de seu diploma, devidamente registrado na entidade competente, garantindo o exercício da profissão. O procedimento é basicamente o mesmo na aquisição do provisório.Qual a diferença entre o Crea e o CFT?
Agora, o CREA é o órgão estadual responsável por fiscalizar as atividades de profissionais do ensino superior, como engenheiros e agrônomos. Enquanto o CFT tem as mesmas atribuições de regulação e fiscalização, mas para os profissionais técnicos de nível médio.Sou obrigado a pagar anuidade do Crea?
A anuidade é obrigatória para profissionais e empresas registrados, de acordo com a Lei 5194/66, que estipula que eles devem pagar uma taxa anual ao Conselho Regional ao qual estão vinculados.Sou obrigado a pagar a anuidade do meu conselho mesmo não exercendo a profissão?
A lei federal nº. 12.514/2011, em seu artigo 5º, relata que "O fato gerador das anuidades é a existência de inscrição no conselho, ainda que por tempo limitado, ao longo do exercício", e não desobriga do pagamento mesmo não exercendo a atividade.O que acontece se eu não pagar a anuidade do Crea?
Esse serviço prevê a negociação de débitos de anuidade em dívida ativa. O vencimento da anuidade ocorre em 31 de Março, com acréscimo de 20% de multa e 1% de juros ao mês, como previsto na Resolução 1.066/2.015 do CONFEA. Após vencimento, o débito de anuidade poderá ser cobrado em dívida ativa ou protesto.Quanto tempo dura o Crea provisorio?
O registro possui validade de 1 (um) ano, prorrogável por mais 1 (um), e permite atuação em todo o território nacional.O que é o apelido do CREA?
Ao se cadastrar, o sistema solicita que você crie um apelido. Este apelido pode ser, por exemplo, seu próprio nome ou então um apelido pelo qual você goste de ser chamado.É possível ser engenheiro sem CREA?
O registro da empresa de engenharia no CREA é obrigatórioDe acordo com a lei 5.194/66, todas as empresas que prestam serviços de execução de projetos e obras precisam do registro dos conselhos regionais, bem como, o seu profissional técnico responsável.