As outras regiões da boca devem ser higienizadas normalmente com a escova e o fio dental. Pelo fato de não poder higienizar diretamente o local da cirurgia, deve-se fazer o uso de bochecho antisséptico específico (prescrito pelo dentista), após 24 a 48 horas da cirurgia.
“Opte por realizar a higienização com uma escova dentária macia, de cabeça pequena. Existem até modelos específicos para pós operatório de cirurgia oral, com creme dental e enxaguante bucal oral de uso contínuo”, explica a cirurgiã-dentista.
Utilize enxaguante bucal sem álcool para higienização, e um cotonete embebido em água filtrada para remover restos de comida que possam estar nos pontos. Não bocheche nada vigorosamente nos primeiros quatro dias.
O que é bom para lavar a boca depois que arranca o dente?
Após realizar uma cirurgia na boca, a melhor opção para lavar a região é água fria. Mas atenção, não realize o bochecho nas primeiras 12 horas após a cirurgia para não causar sangramentos e prejudicar a cicatrização. Em casos de grande sangramento no pós cirúrgico, é recomendado lavar o local com água gelada.
Como faço pra HIGIENIZAR o Lugar da CIRURGIA? Extrai um dente como faço pra Limpar o local? #68
Pode lavar o dente extraído com água e sal?
Uma colher de chá de sal em um copo de água morna já é suficiente. Usar essa solução de forma suave ao redor da do local da extração umas duas vezes ao dia. Um cuidado simples que poderá ajudar na limpeza e cicatrização. Continue assim por pelo menos uma semana ou enquanto o seu dentista lhe orientar.
“A orientação é que escove os dentes de forma bem suave para evitar o contato brusco da escova com a região afetada. Os pontos retêm alimentos e bactérias que podem causar infecções. Por isso, a importância de manter a boca limpa e bem cuidada”.
2 a 3 dias : O inchaço da boca e bochechas deve melhorar; 7 dias : O dentista pode remover todos os pontos que restarem; 7 a 10 dias : a rigidez e a dor na mandíbula devem desaparecer; 2 semanas : Qualquer ferimento leve no rosto deve desaparecer.
Coloque gelo no local. O primeiro dia costuma ser o mais complicado para o paciente. Logo, compressas de gelo são uma boa alternativa para aliviar o inchaço e dor na região. O ideal é colocar uma compressa a cada 20 minutos, e ficar com ela durante, aproximadamente, 10 minutos.
Algumas soluções caseiras simples ajudam a reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização, como: evitar alimentos quentes, condimentados, salgados, cítricos e com alto teor de açúcar; não tocar ou apertar as feridas e bolhas e eliminar o uso tabaco e álcool.
Esterilize a ferida – Você deve utilizar gaze umedecida com a solução indicada pelo médico e limpar a ferida em forma circular. Comece por onde se encontram os pontos de sutura e, a partir dele, esterilize toda a área em volta, de dentro para fora, pois assim evita que as bactérias externas entrem.
Lave qualquer material estranho, como sujeira ou vidro. Em alguns casos, você pode precisar usar pinças estéreis. Em seguida, limpe suavemente a ferida com sabão e água. Cicatrização Rápida e Eficiente!
Utilize um cotonete embebido de água filtrada ou enxaguante bucal sem álcool para auxiliar na remoção dos restos de alimentos que ficam retidos nos pontos.
A limpeza regular deve ser feita com uma escova de dentes de cerdas macias ou uma escova de dentes pós-cirúrgica, escovando todos os dentes suavemente e com cuidado especial na área afetada, evitando tocar nos pontos, se houver algum.
Como saber se os pontos da boca estão cicatrizando?
2 a 3 dias: diminuição do inchaço da boca e bochechas; 7 dias: remoção dos pontos realizados pelo dentista; 7 a 10 dias: diminuição da rigidez e a dor na mandíbula; 2 semanas: recuperação e cicatrização por completo.
No entanto, o local da cirurgia ou da extração não deve ser higienizado diretamente. Ou seja, não se deve passar a escova em cima da ferida cirúrgica, pois isso gerará um trauma, podendo causar sangramento, rompimento dos pontos e até comprometimento da cicatrização.
O que é bom para lavar a boca quando extrai o dente?
Apenas lave a boca com água, banhando a área operada cuidadosamente e cuspa para remover a espuma da pasta de dentes. Assim, é possível evitar possíveis sangramentos.
Eventualmente podem soltar antes do tempo, mas se não estiver interferindo na cicatrização, não tem motivos para preocupação. Tente manter a área muito limpa para que não entrem resíduos da alimentação, isso poderia causar um processo infeccioso e complicar o processo cicatricial.
Escove todos os dentes normalmente , MENOS NO LUGAR DA EXTRAÇÃO. No lugar da extração , limpe cuidadosamente , com um cotonete molhado (água fria) e banhe , SEM BOCHECHAR , o local com água fria e cuspa.
O mais comum é retornar a mastigação normal após a remoção da sutura ( entre 7 e 10 dias). Mas pode variar um pouco pra mais ou pra menos conforme recuperação individual de cada paciente. Isso irá depender da sua cicatrização!
O período de 7 dias é o necessário para a devida cicatrização da ferida cirúrgica, passando deste período o organismo pode reagir à presença dos pontos como sendo corpos estranhos, gerando uma inflamação local que pode criar desconforto a você! Procure um cirurgião-dentista para removê-los!
Sim, apenas tenha cuidado com a ferida cirúrgica, e dê preferência a carnes cozidas, mas pode acessar das massas, em duas semanas tudo volta ao normal... O ideal é voltar com alimentos sólidos após remoção dos pontos , ou seja 7 dias.
Então, para tentar evitar o incômodo do alimento acumulado no buraco do dente do siso, além da escovação normal e do bochecho, uma ótima dica é utilizar uma seringa com soro fisiológico ou água filtrada e enxaguante bucal.