Uma segunda forma de preparar a água de arroz para as plantas é colocar em um recipiente 1 medida de arroz para 2 ou 3 de água. Mexa de 15 a 30 segundos com a mão e só depois passe pelo coador. Regue as plantas com essa água de arroz a cada 15 ou 20 dias e não encharque o solo.
Ferver o arroz libera amidos e nutrientes na água, que podem então ser usados para nutrir suas plantas. Leve duas xícaras de água (sem sal!) para ferver em uma panela pequena ou caçarola. Adicione meia xícara de arroz cru à água fervente.
Para isso, deve-se colocar 3 colheres (de sopa) de arroz branco para cada 2 xícaras de água, e deixar cozinhar por 20 a 30 minutos. Depois de pronto, deve-se coar a água esbranquiçada e guardar em uma jarra na geladeira por no máximo 1 semana.
Esse amido alimenta um tipo específico de bactéria, que então auxilia na alimentação de fungos micorrízicos, que fortalecem a raiz da planta, as deixando mais resistentes a possíveis doenças.
Este líquido é um remédio caseiro para os intestinos, eficaz a combater a diarreia como também mantêm o seu corpo hidratado e pode ajudar em casos de prisão de ventre. O consumo da água do arroz com alguma regularidade pode também ajudar a melhorar a digestão, esta água é rica em vitaminas, fibras e minerais.
Enraizador para Orquídeas com Água de Arroz Funciona? Este vídeo explica! | Por Teresinha Kunz
Pode colocar água de arroz nas plantas todos os dias?
Recomendo só evitar a rega em excesso, principalmente no verão. Usar a água do arroz pode ajudar, inclusive, a lembrar de regar as plantas e mal não vai fazer", explica o paisagista Bruno Moreno.
Saiba que o banho de arroz tem a vibração do Orixá Oxalá, e ele pode trazer paz e equilíbrio tanto energético quanto emocional. Mais: o arroz também tem a energia da fartura. Quantos de nós já tivemos um vasinho de fartura em casa, cuja base era de arroz, não é mesmo?
É verdade que a água do arroz é bom para as plantas?
A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.
A calda enraizadora feita com tiririca pode ser usada em qualquer planta. E as formas de uso desse extrato enraizador também são bem variadas. O líquido pode ser usado pra regar as plantas, misturado na água do regador.
Há também algumas substâncias que quando colocadas na água podem ajudar no desenvolvimento da planta, dentre elas, o uso de algumas gotinhas de adubo líquido e duas gotas de água sanitária eventualmente.
A água de arroz no cabelo faz crescer, pois atua normalizando o couro cabeludo e, ainda, nutrindo os fios e suas raízes. Além disso, como a fibra capilar fica mais nutrida, ela quebra menos e não se desprende com facilidade do couro cabeludo, diminuindo a queda.
A água de arroz pode ser utilizada na pele do corpo inteiro e também nos cabelos, para fortalecer os fios. No caso da pele, ela pode clarear manchas, como as que ficam nas axilas e na virilha por conta das depilações.
De manhã ou à noite, aplique a água do arroz delicadamente no rosto. Está liberado usar em pele com acne e acalmar a região. Outra opção é potencializar essa água do arroz usando os grãos.
O recipiente deve estar bem vedado. Ao final do prazo, passe a água para outro recipiente e descarte o arroz. Para guardar, já que se trata de um produto natural e sem conservantes, é preciso ter atenção e ser mantido em geladeira por no máximo quatro dias.
Borrifar café nas plantas para nutrir e estimular o desenvolvimento do vegetal. A primeira forma de fazer isso é simples e rápida: misture 100 gramas de borra de café com 1 litro de água e borrife na terra e nas plantas. A acidez do café é excelente para muitos tipos de plantas e solos.
É feito com os restos de alimentos como cascas de ovos, frutas e legumes, serragem, restos de folhas e até esterco. Não devem ser utilizados restos de comida (arroz, legumes cozidos, carne, etc) para evitar mau cheiro e a fermentação do composto.
O enraizador pode ser pulverizado nas plantas que estão no berçário ou utilizado no regador para regar as mudinhas no jardim. "Você pode também deixar boa parte da base das suas mudas antes de plantá-las mergulhadas um pouquinho neste enraizador, para acelerar este processo", diz a jardinista.
Após fazer o primeiro passo de retirar a muda da planta-mãe, é necessário lavá-la bem para retirar toda a terra. 2. Em seguida, coloque a muda em um recipiente com água e faça trocas semanais do líquido. Assim, com o passar do tempo, a planta vai criar raízes e poderá ser plantada em um vaso.
Podemos colocar na água um estimular de enraizamento orgânico, isto aumentara ainda mais o sucesso no enraizamento. Mas lembre sempre usar estimulantes 100% orgânicos ou senão só utilizar água com o ph de 6.0 e EC de 0.3 ms/cm.
Você pode usar o adubo de arroz junto com outro tipo de adubação, como o Bokashi ou a calda da composteira, por exemplo. O principal aqui, é tomar nota de todos os ingredientes e, só fazer substituições quando a receita sugerir.
A água de arroz é principalmente usada como um remédio caseiro para problemas relacionados à digestão. Mais especificamente, para a diarreia. Ainda, a água é fermentada, por isso, também melhora o funcionamento intestinal, prevenindo a constipação (prisão de ventre).
Você pode ver isso na água turva do enxágue, que estudos mostraram ser o amido livre (amilose) na superfície do grão de arroz produzido pelo processo de moagem. Nos círculos culinários, a lavagem é recomendada para alguns pratos quando se busca um grão separado.
A mistura fácil, prática, caseira e barata de fazer proporciona hidratação dos fios, repara danos externos, deixa um super brilho e ainda fortalece. Outra funcionalidade da água de arroz no cabelo é que ela ajuda no desembaraçar, então pode ser usada como uma espécie de pré-poo antes da higienização.
Você pode repetir o processo duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, antes de dormir. A água de arroz é uma mistura natural, indicada para todo tipo de cabelo e pele. Por isso, não há nenhum tipo de contraindicação.
Quais os benefícios de lavar o rosto com água de arroz?
A água de arroz, quando deixada em descanso, forma um pó que pode atuar como um talco para a absorção de oleosidade, dando um efeito superficial clareador. "Se você sofre com ressecamento da pele, o seu uso já não é indicado", pontua Lilian.