Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Como saber se está na hora de trocar os pneus?
A forma mais fácil e eficiente para determinar se está na hora certa de trocar os pneus do seu carro é analisando a profundidade dos sulcos, também conhecidos como “os riscos na borracha”. São os sulcos os responsáveis por aumentar a aderência do pneu no asfalto, além de drenar a água e refrigerar a borracha.Como avaliar o estado do pneu?
Você pode encontrar essa informação na lateral do pneu, onde há uma sequência de números e letras conhecida como DOT. Os quatro últimos dígitos indicam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Mesmo que a profundidade dos sulcos seja adequada, considere a substituição do pneu após atingir essa idade.Como verificar o estado dos pneus?
Use um medidor de pressão de pneus confiável para verificar a pressão em todos os pneus, incluindo o estepe (caso seu veículo o tenha). Verifique a pressão quando os pneus estiverem frios, pois a pressão aumenta à medida que os pneus esquentam durante a condução.Qual o limite do desgaste do pneu?
Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.Você sabe quando deve trocar o pneu?
Como identificar se o pneu está gasto?
Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem. Ou seja, se o pneu já encostou no TWI, então está na hora de trocá-lo.Como ver o desgaste do pneu?
Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Como olhar se o pneu está vencido?
Como identificar a data de fabricaçãoLá, você encontrará a sigla DOT seguida de quatro dígitos. Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação, enquanto os dois últimos representam o ano. Por exemplo, se você encontrar DOT 2320, significa que o pneu foi produzido na 23ª semana de 2020.
Como ver se o pneu ainda está bom?
Teste da MoedaVocê só precisa de uma moeda de 1 real, pois a borda amarela da moeda tem aproximadamente 1,6 mm (altura mínima que os sulcos dos pneus devem ter). Para fazer o teste, insira a moeda de um real nos sulcos e, caso a borda dourada fique visível, é sinal de que o pneu precisa ser trocado.
Como ver se o pneu está careca?
Insira o medidor na ranhura mais profunda do pneu. Se o resultado for inferior a 1,6 mm, o pneu está legalmente careca e deve ser substituído imediatamente. Popularmente, também é utilizado o teste da moeda.Quando devo trocar os pneus?
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.Como saber se o pneu é bom ou ruim?
Índice Tread WearNa lateral dos pneus vêm marcado um número ao lado das palavras “Tread Wear”. Isso é o índice de desgaste e durabilidade de um pneu em referência a outro. Por exemplo, um Treadwear igual a 60 terá um desgaste 40% mais rápido que um pneu de 100.
Como medir a vida útil do pneu?
Basta olhar a lateral do pneu, que lá estará a palavra Treadwear, acompanhada do número que representa a qualidade desse índice. Ele varia de acordo com a marca do produto, o que significa, portanto, um elemento comparativo em relação aos concorrentes. Seu valor varia entre 60 a 700.Quantos mil km dura um pneu?
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.Como saber a durabilidade do pneu?
Olhe na lateral do pneu e você encontrará a palavra Treadwear. Ao lado dela, vai ter um número — ele varia de acordo com o modelo e a marca e indica a velocidade com que um pneu se desgasta. O marcador Treadwear é obtido por meio de teste realizado em condições controladas.Quantos anos dura um pneu de carro?
Quanto tempo dura um pneu novo? Se formos levar em conta pneus novos, originais, de boa qualidade, em um veículo usado habitualmente, com manutenções em dia e todos os devidos cuidados, alguns fabricantes estimam uma média de cinco a seis anos.Qual o limite de desgaste do pneu?
É que existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem.Como identificar um pneu ressecado?
- Pneus em mau estado de conservação possuem sulcos pouco profundos.
- A calibragem incorreta também contribui para uma má conservação dos pneus.
- Aparecimento de deformidades e bolhas também é um mau sinal.
- Desgaste irregular na banda de rodagem também é um sinal de más condições dos pneus.