Variável qualitativa nominal: essas variáveis não possuem uma ordem ou hierarquia entre as categorias. Por exemplo, a cor dos olhos, o estado civil, a profissão, a nacionalidade, entre outras. ...
Variável qualitativa ordinal: possuem uma ordem ou hierarquia entre as categorias.
Como saber se a variável e qualitativa ou quantitativa?
o Variáveis qualitativas nominais – quando uma ordem não pode ser estabelecida entre seus valores. Variáveis quantitativas – São aquelas cujos valores são expressos em números.
Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa. Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas, se for informada apenas a faixa etária (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc…), é qualitativa (ordinal).
As variáveis quantitativas são aquelas que podem ser medidas numericamente e expressam uma quantidade ou magnitude. Elas podem ser contínuas, quando assumem valores em um intervalo contínuo (por exemplo: 1.2, 0.5, -3.1), ou discretas, quando assumem apenas valores inteiros (por exemplo: 1, -5, 7).
Variáveis Quantitativas são aquelas em que as possíveis realizações (resultados) são números resultantes de uma contagem ou mensuração. Por exemplo: número de filhos, salário, estatura, peso, pressão sanguínea etc.
Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa. Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas, se for informada apenas a faixa etária (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc…), é qualitativa (ordinal).
Variáveis qualitativas assumem valores que são nomes ou rótulos. A cor de uma bola (por exemplo, vermelho, verde, azul) ou a raça de um cão (por exemplo, collie, pastor, terrier) seriam exemplos de variáveis qualitativas ou categóricas.
Qual é um exemplo de variável quantitativa discreta?
Quando trabalhamos com uma variável discreta que pode assumir um grande número de valores distintos como, por exemplo, o número de ovos que um inseto põe durante sua vida, a construção da tabela de freqüências e de gráficos considerando cada valor como uma categoria fica inviável.
Uma variável discreta é sempre numérica. Por exemplo, o número de reclamações de clientes ou o número de falhas ou defeitos. Variáveis contínuas são variáveis numéricas que têm um número infinito de valores entre dois valores quaisquer. Uma variável contínua pode ser numérica ou de data/hora.
Em linguagens como Nodejs, Ruby, Lua, etc. Quando quero saber qual é o tipo da minha variável basta usar a função typeof (não necessariamente nas linguagens citadas) que retorna uma String com o nome do tipo da minha variável.
São exemplos de variáveis quantitativas nominal e ordinal?
Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados. Exemplos: escolaridade (1, 2, 3 graus), mês de observação (janeiro, fevereiro, …, dezembro.)
Já as variáveis qualitativas nominais não estão relacionadas à ordem, elas são identificadas apenas por nomes, por exemplo, as cores: vermelho, amarelo, preto, azul, rosa, verde, etc. Também como exemplo de nominais temos as marcas de carros, nome de bebidas, local de nascimento entre outros.
Já variáveis como número de filhos e salário têm como possıveis respostas um número, um valor, uma quantidade, e portanto s˜ao chamadas de variáveis quantitativas.
Variáveis aleatórias Discretas : Valores estão contidas no conjunto dos números Naturais; Variáveis aleatórias Continuas: Valores estão contidas no conjunto dos números Reais.
Uma variável discreta é aquela que está em condições de adoptar valores de um conjunto numérico dado. Isto é: só adquire valores de um conjunto, não qualquer valor. Entre os valores potencialmente observáveis de uma variável discreta existe una distância que é impossível de “completar” com valores intermédios.
Ordinal: as categorias que compõem a variável apresentam alguma ordem intrínseca. Sabe-se, por exemplo, que uma categoria é “melhor” que outra, mas não quanto. ex. excelente, satisfatório, insatisfatório; estágios de câncer.
Uma variável pode ser classificada em dois tipos: Quantitativa: seus valores são dados em números (idade, peso, nº de filhos...) Qualitativa: seus valores não são numéricos, mas sim determinadas características (sexo, cor dos olhos, raça...)
São exemplos de variáveis quantitativas contínuas?
Grandezas como comprimento, área, volume, peso, tempo, proporções, porcentagens, ângulos, valores das funções trigonométricas, temperatura, etc., que num determinado intervalo podem tomar quaisquer valores, sejam estes inteiros ou fracionários, são chamadas variáveis contínuas.
Os gráficos em barras são comumente usados para exibir distribuições de frequências de variáveis qualitativas, como por exemplo a variável “Sexo” dos dados da Tabela 1.1, como mostra a Figura 2.1 obtida usando o pacote disponibilizado por Wickham et al. (2020).