O iluminador na maquiagem é um produto capaz de fazer brilhar pontos estratégicos do rosto, proporcionando um ar de saúde imediato à pele. Além disso, nos casos em que for necessário, com o item é possível recuperar o viço após a aplicação da base.
Embora seja um produto relativamente popular na maquiagem, algumas pessoas ainda podem se perguntar o que é e para que serve o iluminador? Bom, de uma forma bem resumida, ele é uma espécie de finalizador acetinado ou com partículas de brilho que realça alguns pontos do rosto na maquiagem.
Como escolher a cor do iluminador? Para as peles frias, a melhor cor de iluminador são as opções em tons claros, como prata, pérola e rosa — garanta que o produto tenha uma pigmentação leve. Já os tons de pele quentes, são realçados com iluminadores com fundo bronze ou dourado.
Os lugares mais conhecidos para aplicar o iluminador são nos ossos zigomáticos, ou seja, a área entre a maçã do rosto e abaixo dos olhos, o topo do nariz, nas têmporas, queixo e, claro, no cantinho interno dos olhos e abaixo da sobrancelha para marcar o olhar. No mercado, há inúmeras opções que podem ser encontradas.
Os iluminadores, geralmente em forma de pó, creme ou líquido, são aplicados em áreas como as maçãs do rosto, ponta do nariz, arco das sobrancelhas e topo das maçãs, criando pontos de luminosidade.
Então se você escolher pela fórmula em creme, mas quiser mais brilho, uma dica é aplicar um pouco de corretivo (de um tom mais claro que o seu convencional) antes do iluminador, para ajudar a realçar ainda mais o produto. É perfeito para o dia a dia e também para as peles mais ressecadas.
Abaixo das sobrancelhas: olhar marcante. Passando para a região dos olhos, um dos melhores lugares onde você pode passar iluminador é abaixo do arco das sobrancelhas. O resultado é de um olhar mais levantado e sobrancelhas realçadas — perfeito para você deixá-la com aquele efeito de recém-penteada.
O lip tint é um pigmento líquido e um verdadeiro curinga para todos os momentos. Basta apenas algumas gostas para você utilizá-lo como brilho labial, dar cor às pálpebras, substituir o blush ou iluminador, dentre outras incríveis maneiras.
O makeup artist revela que seu tom de iluminador favorito para peles claras é o champagne. “Usar um tom claro tende a clarear ainda mais a pele, então na hora que você for exposta à luz ou posar para uma foto, o iluminador vai estourar e ficar muito claro.
Para a pele morena, os tons terrosos são ideais para o contorno e iluminador. Enquanto o contorno terroso ajuda a esculpir e definir o rosto — ressaltando as áreas de sombra natural —, o iluminador em tons dourados ou champanhe valoriza e destaca os pontos de luz do rosto.
Para um visual harmônico, também podemos optar por combinar o iluminador com o resto da maquiagem. Se estiver usando um esfumando em tons de violeta ou azul, por exemplo, aposte na iluminação mais fria. Já se a sua escolha for por sombras quentes, como tons terrosos ou laranjas, invista em um iluminador dourado.
O pincel pontudo é ótimo para aplicar o iluminador, pois ele dá mais pigmentação à pele, deixando a maquiagem mais marcada. Ele dará um resultado mais preciso e firme e, para usá-lo na aplicação, o indicado é colocar o produto no pincel e ir dando leves batidinhas nas áreas desejadas, como o queixo e o nariz.
Já para iluminar o cantinho dos olhos, use um pincel de ponta fina, aplicando o produto de forma a criar uma espécie de “V”, mas na horizontal. Outro ponto interessante para aplicar o iluminador é abaixo da sobrancelha, sempre se certificando de que o produto está bem esfumadinho, para que não fique marcado.
O blush é um item tradicional de make que está presente no mundo da beleza há um bom tempo. Com o objetivo de trazer cor ao rosto e dar para a pele um aspecto saudável, ele pode ser usado tanto na maquiagem simples quanto na maquiagem profissional.
Não existem regras, pode misturar, usar tanto um quanto o outro, antes ou depois, tudo vai da maneira que você gosta da sua make. Outra maneira de usar o iluminador é como sombra, que cria um efeito muito legal, basta molhar com uma bruma para deixá-la bem shine.
Segundo o maquiador, o iluminador pode ser usado tanto de dia quanto à noite, mas em quantidades diferentes. “Para uma maquiagem diurna é melhor usar menos produto para que o efeito seja mais natural. Já para uma balada, em ambiente mais escuro, por exemplo, você pode até exagerar um pouco” fala o maquiador.
Ainda com o intuito de atrair a atenção para o olhar, você pode aplicar o iluminador no canto interno dos olhos, um pontinho de luz que fica lindo! Se você acha que seus olhos são mais afastados esse é um passo que você não precisa fazer. O iluminador nessa região pode fazer com que eles pareçam mais afastados.
Apesar do iluminador, como o próprio nome sugere, acrescentar luminosidade na maquiagem, o produto geralmente apresenta um fundo de cor. Como costumamos dizer por aqui, o ideal é que você escolha o produto com o qual você mais se sente confortável e bonita. Para isso, não há regras!
Se preferir, aplique no dorso da mão a quantidade de base que você costuma utilizar e duas gotinhas do iluminador líquido. Misture os dois produtos e faça a aplicação no rosto com uma esponjinha, um pincel ou até com os dedos. Aplicar o iluminador nas têmporas se tornou a maneira mais popular de utilizar o produto.
Para uma proposta badalada, você pode apostar em usar o iluminador nas partes inferiores do queixo, no nariz, fazendo um traço com o iluminador do centro até as pontas das narinas, e causa um efeito volumoso na boca, desenhando um “V” no arco do cupido para destacar os lábios.
Cores terrosas, alaranjadas e até o rosa queimado são excelentes opções de blush para pele parda. Em eventos noturnos, as cores de bronze e dourado também ajudam a dar um toque de elegância à maquiagem.