Nas cetonas, a carbonila deve estar entre outros dois átomos de carbono, nunca podendo estar na ponta da cadeia. Toda cetona deve possuir o sufixo -ona em seu nome oficial, conforme recomenda a Iupac. Na indústria e nos laboratórios, as cetonas são importantes solventes e precursores para compostos mais complexos.
A pesquisa de cetonas pode ser aconselhada pelo seu profissional de saúde como parte do esquema de monitorização da diabetes. Pode testar seu nível de cetonas usando tiras de urina (cetonúria) ou tiras de teste no sangue (cetonemia) com um medidor de glicemia que faça também o teste de corpos cetónicos no sangue.
As cetonas são compostos orgânicos que possuem um grupo carbonila (C=O) ligado a dois átomos de carbono. Elas são encontradas naturalmente em diversas substâncias, incluindo hormônios e feromônios, e são produzidas através de processos metabólicos no organismo.
Propanona, mais conhecido como acetona, é um composto orgânico de fórmula química CH3(CO)CH3. É um líquido incolor e de odor característico. Evapora facilmente, é inflamável e solúvel em água.
Cetona é um composto orgânico caracterizado pela presença de um grupo funcional carbonila (C=O) ligado a dois átomos de carbono. Alguns exemplos incluem a acetona (CH₃COCH₃) e a butanona (CH₃COCH₂CH₃), comuns em solventes e processos industriais, além da frambinona, encontrada em framboesas.
Nas cetonas, a carbonila deve estar entre outros dois átomos de carbono, nunca podendo estar na ponta da cadeia. Toda cetona deve possuir o sufixo -ona em seu nome oficial, conforme recomenda a Iupac. Na indústria e nos laboratórios, as cetonas são importantes solventes e precursores para compostos mais complexos.
As cetonas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de carbonilas. Se há apenas um grupo carbonila na cadeia, trata-se de uma monocetona; se há dois grupos, trata-se de uma dicetona; se são três grupos, trata-se de uma tricetona.
É um líquido incolor, de odor pungente. A Acetona (Propanona) possui Ponto de Ebulição 56,2 ºC, Ponto de Fulgor -18 ºC, Ponto de Fusão -94,7ºC. A Acetona é utilizada para a limpeza de equipamentos preciosos; é solvente de Iodeto e Permanganato de potássio; utilizado para vulcanização de borracha.
Éster é uma função orgânica que pode ser identificada pela presença de um grupo R–COO-R', sendo R o radical orgânico. Os ésteres estão presentes nas ceras produzidas por plantas e animais, para reduzir a perda de água, nas essências das frutas, em produtos alimentícios artificiais e em medicamentos e biocombustível.
A acetona é a menor das cetonas, pois cada radical apresenta apenas um carbono: Seu nome oficial é propanona, pois é uma cetona saturada de três carbonos (3 carbonos = PROP; saturada = AN; família das cetonas = ONA), mas também é conhecido como dimetilcetona.
A fórmula geral das cetonas é R—C(=O)—R', R e R' podem ser radicais iguais (cetonas simples ou simétricas) ou diferentes (cetonas mistas ou assimétricas).
As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina, este não é capaz de usar a glicose como fonte de energia, e em vez disso começa a utilizar a gordura. O corpo produz cetonas por utilizar a gordura quando a glicose no sangue desce.
Na verdade, a palavra "cetona" vem da palavra alemã que significa "acetona". E esta é uma acetona. É o seu nome comum. Outra forma de dar nome comum ou tradicional a uma cetona é nomear cada um destes grupos, de forma similar ao que vimos com éteres.
As pessoas que têm diabetes tipo 1 (ou mesmo tipo 2) que estão enfermas, passando mal, com náuseas, vômitos, febre ou com taxas maiores que 250mg/dl devem sempre medir os níveis de cetonas na urina ou no sangue. Em cetoacidose diabética, colher a urina, molhar a fita e esperar 15 segundos.
Para saber o estado físico de um éter é só observar a quantidade de carbonos: os éteres com até três carbonos se encontram no estado gasoso, os com mais de três carbonos são líquidos e os de massa molecular maior são sólidos.
As aminasquase sempre são incolores, cheiro de peixe (rançoso), só as metilaminas e as etilaminas que posuem um cheiro semelhante à amônia. Seus compostos aromáticos são tóxicos. Podemos encontrar esta classe orgânica em alguns compostos extraídos de vegetais, ou seja, na natureza.
Ambos são compostos inflamáveis, não possuem cor (incolor), são solúveis em água, além de possuírem um ponto de ebulição grande. As cetonas são estáveis e maior dificuldade de oxidação, além de estarem em sua maior parte no estado líquido.
Ela pode ser obtida industrialmente por meio da decomposição térmica do acetato de cálcio, pela hidratação do propeno ou por oxidação do cumeno. Nesse último caso, o cumeno é obtido por meio de uma reação entre o propeno (propileno) e o benzeno, derivados do petróleo.
Cetonas, ou corpos cetônicos, são subprodutos do metabolismo das gorduras. São produzidas quando não há glicose suficiente como fonte de energia para as células do corpo.
A menor cetona é a propanona, pois metanona e etanona não existem, já que o grupo funcional cetona é caracterizado por uma carbonila cujo carbono está ligado a dois grupos R (que não podem ser um hidrogênio).