Suspensão Automotiva: fique atento aos 6 sinais que alertam sobre problemas no sistema.
- 1 - Barulhos fortes. ...
- 2 – Perda de estabilidade. ...
- 3 – Desgaste de pneus. ...
- 4 – Vazamento de óleo. ...
- 5 – Rachaduras no monobloco. ...
- 6 – Molas danificadas.
Como detectar problema na suspensão?
6 sinais de que há problemas na suspensão do seu carro
- Desgaste nos pneus. Assim que notar o desgaste frequente das rodas do carro, procure um mecânico qualificado. ...
- Barulhos frequentes. ...
- Descontrole do carro. ...
- Vazamentos. ...
- Maior distância para frenagem. ...
- Problemas na mola.
Como saber se preciso trocar a suspensão?
Como saber que está na hora de trocar os amortecedores? O ideal é checar os amortecedores da suspensão a cada 10.000 km ou em intervalos de 5.000 km, quando o carro já tiver mais de cinco anos de uso. As peças dão sinais de desgaste, embora por vezes não sejam perceptíveis.Como saber se a suspensão é boa?
Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais e comportamentos do veículo que podem indicar que algo na suspensão precisa ser averiguado.
- Falta de estabilidade nas curvas.
- Oscilação da carroceria.
- Batidas secas.
- Altura do veículo.
- Ruídos e vazamento.
- Volante vibrando.
- “Empina” e “mergulha”
Quais os sinais de um amortecedor ruim?
Um dos principais sinais que os amortecedores estão desgastados é a sensação de vibração ou rolamento excessivo do veículo ao passar por solavancos, buracos ou irregularidades na estrada. Ao passar por um quebra mola ou buracos na pista, o carro pode ficar desconfortável devido a movimentação da carroceria.Estalo na suspensão quando passa em quebra molas ou buracos
Qual barulho faz quando o amortecedor está ruim?
Você já ouviu um barulho de “ploc” ao passar por buracos ou desníveis na estrada? Neste caso, esse som pode ser causado pelo coxim do amortecedor, que é uma peça de borracha que ajuda a absorver os impactos e protege a carroceria do carro.Como saber se o amortecedor não está bom?
Da mesma forma, ao notar sinais como trepidação do volante, falta de estabilidade, balanço excessivo nas arrancadas e freadas, é hora de agir. Dirigir com amortecedores desgastados pode danificar outros componentes da suspensão, como rolamentos das rodas e terminais da direção.O que acontece se a suspensão estiver ruim?
Uma suspensão em mau estado não consegue absorver adequadamente as vibrações e impactos do terreno, resultando em um passeio desconfortável e agitado. Além disso, ruídos e rangidos podem surgir devido ao desgaste dos componentes da suspensão, tornando a experiência de dirigir ainda mais incômoda.Quantos mil km dura uma suspensão?
A vida útil depende do componente, mas também da forma como o carro é usado e em que tipo de piso. Existem amortecedores que não chegam a 50.000 km, enquanto outros atingem bem os 150.000 km. Melhor ficar atento ao comportamento do veículo, que dá sinais nítidos de problemas com a suspensão.Como saber se o problema é mola ou amortecedor?
Altura do carroCarro mais baixo do que o normal é um dos mais evidentes sinais de que o amortecedor vai dar problema. Isso porque esse “fenômeno” pode ser resultado de molas danificadas que, com o tempo, vão sobrecarregar os amortecedores.
Como testar a suspensão do carro?
O teste do balanço é um método eficaz para verificar a condição da suspensão. Empurre para baixo a extremidade do seu carro e deixe-o voltar por si só. Se o carro balançar mais de duas vezes, é um sinal de que a suspensão pode estar desgastada.Como saber se o amortecedor está na hora de trocar?
Quando o amortecedor perde pressão interna, a possibilidade de chegar ao final de seu cursor é maior. Por isso, se ao encarar buraco, por menor que seja, perceber uma batida 'seca', ou algum barulho ao passar por lombadas e subir rampas de garagem, provavelmente passou da hora de trocar o amortecedor.Quanto custa para trocar a suspensão?
Geralmente, o custo total para trocar os amortecedores fica entre R$ 250 e R$ 600. Quem optar por trocar outras peças do sistema de suspensão do carro pagará mais. A substituição de molas, buchas e batentes, além dos já referidos amortecedores, poderá custar de R$ 800 a R$ 1,2 mil.O que estraga a suspensão do carro?
Uma das atitudes que mais estraga a suspensão é passar em buracos ou lombadas acima da velocidade permitida. Quando isso acontece, muitos componentes são imediatamente danificados. A manutenção automotiva deve ser feita imediatamente, senão pode provocar danos nos demais componentes do sistema.Como saber se o pivô da suspensão está ruim?
Quando o pivô deve ser trocado?
- Folgas na direção.
- Desgaste irregular dos pneus.
- Suspensão fazendo barulhos.
- Batidas secas e barulhos agudos em curvas.
Como saber se as molas do carro estão ruins?
E pode muito bem ser que no caso de algum veículo específico, as molas durem muito mais do que isso. Um ponto que ajuda a saber se as molas estão ruins é notar se as mesmas estão enferrujadas, ou se estão chegando a encostar um elo no outro.Como saber quando trocar a suspensão?
A melhor forma de descobrir o momento certo de trocar os amortecedores é prestando atenção nos barulhos que o carro está fazendo, se o mesmo apresenta trepidações ao passar por lombadas, e se há uma falta persistente de estabilidade durante as curvas.O que acontece se não arrumar a suspensão do carro?
Problemas na suspensão também podem resultar em um maior desgaste dos pneus. Isso ocorre porque pode ser preciso frear com mais intensidade para que o veículo pare totalmente. Também é possível notar um desgaste irregular, já que um pneu acaba recebendo mais carga e, dessa forma, sofre com uma deterioração maior.Quanto custa a mão de obra para trocar amortecedor?
Mão de obra. Além do custo dos amortecedores em si, você também precisa considerar a mão de obra para a substituição. Os valores da mão de obra variam de acordo com a oficina e a região, mas geralmente, você pode esperar pagar de R$ 300,00 a R$ 600,00 pela instalação.Como identificar barulhos na suspensão?
Barulhos na suspensão: como identificar e resolver
- Batidas secas ao passar por lombadas ou buracos: esse som indica que os amortecedores não estão mais absorvendo os impactos adequadamente.
- Ruídos metálicos: esse som pode indicar desgaste nas peças internas do amortecedor.