A inferência acontece quando o leitor baseia-se nas informações do texto para deduzir algo permitido pelo texto, permitindo extrair do texto elementos como pistas, dados e ideias que serão parte do processo de interpretação do texto.
Inferir é uma atividade associativa que pressupõe uma ordem, uma sequência entre as proposições. Na leitura de um texto, o resultado da compreensão depende da qualidade das inferências geradas. Os textos possuem informações explícitas e implícitas; existem sempre lacunas a serem preenchidas.
Segundo Houaiss, inferir é: concluir pelo raciocínio, a partir de fatos, indícios; deduzir. Entretanto, na prática, como isso pode ajudar na interpretação? Ao ler um texto, as informações podem estar explícitas ou implícitas. Inferir é conseguir chegar a conclusões a partir dessas informações.
Para se compreender um texto, é preciso fazer inferências, ou seja, é preciso que o leitor complete o texto com informações que não estão explícitas nele. Inferências vão além de quando o leitor estabelece ligações entre as palavras e interpreta o texto.
📖 Leitura Analítica - Interpretação de Textos para Concursos:
Quais são as três regras de inferência?
1. se uma afirmaç˜ao condicional p → q é verdadeira, e 2. a hipótese p do condicional é verdadeira, ent˜ao 3. a conclus˜ao q do condicional é necessariamente verdadeira.
Trabasso e Magliano (1996) propõem uma taxonomia dividida, também, em três tipos de inferências que ocorrem durante o entendimento de uma sentença, são elas: (1) explicativas, (2) preditivas e (3) associativas.
A análise inferencial de dados, como o próprio nome já sugere, é aquela que utiliza técnicas da Estatística para fazer uma inferência sobre um todo, a partir de uma amostra de dados.
Inferência é um processo pelo qual, através de determinados dados, chega-se a alguma conclusão. Outros sinônimos de inferência são conclusão, implicação, ilação e consequência. Certas inferências são imediatas, são diretas. Inferência imediata é aquela na qual a conclusão surge como consequência necessária da premissa.
Para tal, é necessário ir além do conteúdo textual, tirando conclusões a partir do que foi lido. Ao realizar uma inferência, é essencial identificar uma pista ou implícito textual que respalde essa dedução ou conclusão. Os implícitos textuais representam informações que podem ser inferidas a partir do conteúdo lido.
As perguntas do livro didático de Língua Portuguesa objetivo-inferenciais têm o propósito de verificar, tanto a compreensão do leitor sobre o que o texto diz, explicitamente, quanto o que nele está implícito.
Em suma, a inferência é um fator essencial não só para a interpretação, mas também no processo interacional, visto que ela pode surgir na interação leitor-interlocutor por meio do texto escrito ou oral.
No texto, os argumentos apresentados permitem inferir que o objetivo do autor é convencer os leitores a. buscarem fontes de informação comprometidas com a verdade.
A inferência acontece quando o leitor baseia-se nas informações do texto para deduzir algo permitido pelo texto, permitindo extrair do texto elementos como pistas, dados e ideias que serão parte do processo de interpretação do texto.
A principal distinção entre estatística inferencial e descritiva é que a estatística descritiva se concentra em resumir e descrever dados de uma amostra, enquanto a estatística inferencial é empregada para fazer generalizações precisas sobre uma população a partir de uma amostra.
Estratégia de inferência: permitem captar o que não está dito no texto de forma explícita. A inferência á aquilo que lemos, mas não está escrito. São adivinhações baseadas tanto em pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimentos que o leitor possui.
Inferência contextual é se deparar com uma palavra desconhecida e, ao invés de recorrer a um dicionário, tentar perceber seu significado pelo entendimento do contexto, isto é, atentando à sentença em que a palavra aparece, assim como observando as frases anteriores e posteriores.
Inferir significa realizar um raciocínio com base em informações já conhecidas, a fim de se chegar a informações novas, que não estejam explicitamente marcadas no texto. Com este descritor, pretende-se verificar se o leitor é capaz de inferir um significado para uma palavra ou expressão que ele desconhece.
A Gramática Discursivo-Funcional, teoria que embasou este estudo, reconhece diferentes subtipos desse fenômeno, dois dos quais interessaram a este trabalho: a inferência, que é um raciocínio assentado no conhecimento interno do falante; e a dedução, que é um cálculo mental baseado em evidências perceptuais.
As formas de inferência válida são aqueles padrões ou “moldes” de raciocínio que nos impedem de chegar a conclusões falsas a partir de premissas verdadeiras.
O que é um teste de inferência? Os testes de inferências geralmente envolvem uma série de afirmações ou informações e exigem que os candidatos analisem essas informações para chegar a conclusões corretas ou inferências lógicas.