Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou uma superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou tocável.
De modo geral, quando tocamos ou visualizamos uma forma, conseguimos identificar se ela é lisa, ondulada, áspera ou macia, não é? Em outras palavras, conseguimos sentir a textura da forma. De acordo com seu aspecto visual, podemos dividir a textura em duas partes.
O tato é um dos cinco sentidos e é por meio dele que somos capazes de perceber diferentes texturas e formatos de tudo que nos toca. O tato nos permite perceber o toque e sentir diferentes texturas.
Uma imagem com textura pode ser descrita pelo número e tipos de suas primitivas e pela organização espacial ou layout de suas primitivas. A organização espacial pode ser aleatória ou pode obedecer a um padrão relativamente uniforme entre uma primitiva e suas primitivas vizinhas.
Textura refere-se às qualidades de um alimento que pode ser sentido com os dedos, língua, palato ou dentes. Os alimentos têm texturas diferentes, como biscoitos salgados ou batatas fritas, balas duras, bifes macios, biscoitos de chocolate e caramelo, entre outros. A textura também é um índice de qualidade.
Papel, tecido, lixa, madeira, algodão, são materiais de texturas inconfundíveis. Para conhecê-las, em todos os seus aspectos, além de observá-las, é preciso tocá-las. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua textura é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada.
A textura de imagem é um conceito que descreve a aparência e a sensação tátil de uma imagem. Ela está relacionada à forma como os elementos visuais são dispostos e organizados, criando uma sensação de profundidade, rugosidade, suavidade ou qualquer outra característica visual que possa ser percebida através da visão.
Conclusão. Falar em textura é falar na qualidade das superfícies e em Artes Plásticas . A textura é um dos elementos básicos que se impõe ao tato e ao visual, qualquer que seja a forma ou o material: pedra , madeira, pano ou papel e, cada um desses materiais tem sua textura inconfundível na obra de Arte.
A textura é a sensação de uma superfície, real ou representada. Isto pode referir-se à aspereza ou à suavidade dos objectos reais e das mídias artísticas, ou à ilusão dessas propriedades.
A textura é uma medida do arranjo estrutural dos pixels de uma imagem. Embora não exista nenhuma definição formal para textura, os descritores de textura podem medir algumas propriedades nos pixels da imagem, como: regularidade, orientação (direção), suavidade, granularidade, entre outras.
Existem diversos tipos de textura na arte, que podem ser classificados de acordo com sua natureza e aparência. Alguns exemplos incluem a textura lisa, a textura granulada, a textura fibrosa, a textura pontilhada, a textura ondulada, entre outras.
Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou uma superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou tocável.
Quais sentidos utilizamos para perceber a textura?
Tato: Sentido responsável por permitir a percepção de texturas, dor, temperatura e pressão. Os receptores relacionados com esse sentido são do tipo mecanorreceptores e estão presentes em toda a pele, mucosas e algumas vísceras. Existem diferentes receptores, cada um relacionado com um tipo de estímulo tátil diferente.
Como podemos identificar o elemento visual textura?
Ela se refere à aparência de uma superfície ou objeto que pode ser percebida visualmente, mesmo que não possa ser tocada fisicamente. A textura visual pode adicionar profundidade, interesse e realismo a uma obra de arte ou design, criando uma sensação tátil através de elementos visuais.
Existem várias classificações para a textura, segundo diferentes autores que tratam do assunto. Para começar, ela pode ser classificada como natural - quando encontrada na natureza - ou artificial - quando produzida pelo ser humano (simula texturas naturais ou cria novas texturas).
As texturas naturais, como o próprio nome indica, são aquelas baseadas em elementos da natureza. Atualmente, elas trazem um pouco dos ambientes outdoor para as criações indoor. Se antes marcavam presença apenas em áreas externas, hoje ganham destaque em praticamente qualquer espaço.
Textura gráfica: são efeitos que podemos dar a um desenho, através de pequenos traços repetidos, eles podem ser retos, na horizontal, vertical, curvos, círculos e tantos quantos a criação mandar. A textura é utilizada em um desenho para dar efeito realista ao objeto que está sendo desenhado.
Quais são os tipos de texturas que existem? Existem vários tipos de texturas, incluindo texturas visuais como padrões e cores, texturas táteis como rugosidade ou suavidade, e texturas naturais encontradas em materiais como madeira, pedra, metal, e tecido.