Revise o contrato de locação para identificar as cláusulas relacionadas ao reajuste do aluguel. Muitos contratos permitem um aumento anual com base em índices de inflação, como o IGP-M ou o INPC. O contrato geralmente especifica o período de notificação necessário antes de implementar um aumento.
Como escrever uma mensagem de reajuste de aluguel?
Modelo de comunicado de reajuste de aluguel
Prezado(a) [Nome do inquilino], Viemos comunicá-lo que, de acordo com o contrato de locação firmado entre as partes, estamos aplicando um reajuste no valor do aluguel do imóvel localizado em [endereço completo do imóvel].
Como informar o inquilino sobre aumento de aluguel?
Segundo a Lei do Inquilinato, o proprietário deve notificar o inquilino com pelo menos 30 dias de antecedência em relação à data do reajuste. Essa notificação deve ser feita por escrito, informando o novo valor do aluguel e a justificativa para o reajuste.
COMO CALCULAR O REAJUSTE DO ALUGUEL (simples e rápido)
Qual o reajuste de aluguel permitido por Lei para 2024?
Reajuste do aluguel pelo INPC em outubro de 2024
O contrato de aluguel que faz aniversário em outubro de 2024 e é reajustado pelo INPC pode ser atualizado em 4,09%. O número corresponde ao acumulado dos últimos 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, também aferido pelo IBGE.
A forma ideal de renegociar o aluguel é junto à imobiliária, seja você o proprietário, seja o inquilino. Conforme mencionamos, é preciso que haja motivos plausíveis para reajustar o valor. A proposta mais utilizada é a troca do índice de referência. Ou seja, em vez de utilizar o IGP-M, passar a usar o IPCA.
O Projeto de Lei 1026/21 determina que o reajuste dos contratos de aluguel residencial e comercial não poderá ser superior à inflação oficial do País, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Cinco dicas para escrever uma carta de aumento de preço para os clientes
Envie o anúncio com bastante antecedência. Primeiro, você quer dar a seus clientes muito tempo de antecedência para se prepararem para esse aumento de preço. ...
Novo valor do aluguel; Data da efetivação do aumento do aluguel; Assinatura das partes envolvidas; Mas recomenda-se que antes de se fazer a confirmação formal, as partes conversem e concordem com o reajuste, mesmo ele estando previsto em contrato.
Como calcular o reajuste de aluguel? Para fazer o cálculo do reajuste de aluguel, basta aplicar o percentual do índice previsto no contrato, como IGP-M ou IPCA. Isso é feito transformando o acumulado de 12 meses do índice em números decimais, e em seguida multiplicando pelo valor atual do aluguel.
Qual o índice de reajuste de aluguel permitido por Lei?
Se você tem um contrato que faz aniversário no mês de outubro, o reajuste de aluguel, de acordo com o IGP-M de setembro de 2024, será de 4,53%. Isso, é claro, se for este o índice estipulado no contrato e caso não haja negociação de aluguel direto com o proprietário. A conta do novo valor é bem fácil de ser feita.
O reajuste pode acontecer uma vez por ano. O valor do aumento deve seguir um índice econômico, como o IGP-M ou o IPCA. O índice usado para o reajuste deve estar escrito no contrato de aluguel. O dono do imóvel precisa avisar você sobre o aumento com pelo menos 30 dias de antecedência.
Como falar para o inquilino que vai aumentar o aluguel?
Comunique o valor ao inquilino: É essencial informar o inquilino sobre o reajuste com antecedência e de forma clara, por escrito. Inclua no comunicado o índice utilizado, a variação percentual e como o novo valor foi calculado.
O reajuste do aluguel, em geral, é estabelecido em contratos de aluguel. Por isso, o reajuste deve ser aceito, caso tenha sido estipulado neste documento.
Quando o inquilino não concorda com o reajuste do aluguel?
Essa revisão pode ser feita em comum acordo entre o inquilino e o proprietário, mas, quando uma das partes não concorda com a medida, o meio para buscar a readequação do valor do aluguel é uma ação revisional judicial.
O parágrafo único do artigo 17 da Lei 8.245/91, a Lei do Inquilinato, estabelece que o reajuste do aluguel deve obedecer aos índices aplicáveis por legislação específica, mas esse reajuste é condicionado à existência de contrato formal.
A maior parte dos contratos de aluguel imobiliário é baseada no Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM), que já ficou conhecido como inflação do aluguel, e seu reajuste só pode ser feito uma vez por ano, no mês de aniversário do contrato.
O reajuste de aluguel permitido por lei segue o índice econômico acordado entre locador e inquilino no contrato de locação. Essa alteração de valor é prevista pela Lei 8.245/1991, conhecida como Lei do Inquilinato, que dispõe sobre as regras para contratos de locação firmados em todo o país.
Quando o proprietário pode aumentar o valor do aluguel?
“O aumento pode ser feito desde que haja 'comum acordo' entre locador e locatário. Caso não haja acordo, as partes podem pleitear a revisão judicial do valor”, esclarece. No artigo 18 da Lei do Inquilinato (8.245/91) prevê-se que é necessário que o proprietário tenha anuência do locador para confirmar o aumento.