A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.
A data de validade vem impressa nas embalagens junto com outras informações, sendo comuns a data de fabricação e o lote. Para alguns produtos, há alguns fatores que influenciam a vida útil, como o manuseio e a forma de conservação – exposição ao sol, refrigeração, temperatura adequada, consumo após aberto etc.
O prazo de validade é uma data que indica o período em que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis podem ser consumidos com segurança. Ele se inicia na data de fabricação do produto e termina no momento em que o alimento começa a se deteriorar, fazendo com que fique fora dos padrões esperados para ingestão.
Como interpretar data de validade de remédio mês e ano?
A caducidade dos medicamentos pode expressar-se na sua embalagem segundo o formato MM/AAAA, em que o MM indica o mês e o AAAA o ano até quando o medicamento tem validade. Quando assim indicado, os medicamentos podem utilizar-se com total segurança até ao último dia do mês que apareça na data de validade da embalagem.
Supondo que a data de fabricação seja 1º de dezembro de 2022, a data de validade é 1º de dezembro de 2025. Para calcular isso, adicione 36 meses à data em que o produto foi fabricado. Isso significa exatamente três anos a partir da data em que o produto foi fabricado.
Dos que não tem claramente escrito na embalagem, por via de regra a data de validade vem sempre acima e escrita de forma clara a data de vencimento do produto. Como pro exemplo: 20/02/2020. Abaixo, onde não há barras ou pontos separando os numerais, é o lote do produto.
Referente a sua manifestação de produto sem validade, conforme consta na imagem encaminhada por você, o produto tem validade até 12/23 sinalizado pelas siglas EXP que significa EXPIRA com mês e ano.
É relatado na página da Sociedade Brasileira de Dermatologia que a utilização de produtos cosméticos vencidos aumenta os riscos de irritações na pele ou também podem ter a eficácia do produto reduzida, como no caso de protetores solar.
Para determinar a data de validade de um produto são realizadas análises em laboratórios, onde as características sensoriais, físicas e microbiológicas são examinadas. Os testes são realizados em condições controladas de temperatura e umidade.
A determinação desse período depende de uma série de fatores, como a temperatura, a luz e o oxigênio, já que estes influenciam na conservação do alimento e, portanto, podem provocar alterações na data estipulada.
O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante. Seguindo a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os alimentos devem conter uma data de validade.
A data está marcada em todos os produtos que foram produzidos e embalados em condições semelhantes. Conhecendo o dia, será possível identificar todos os produtos pertencentes a esse lote. Por exemplo, se a produção foi em 8 de novembro de 2022, o número do lote por data daquele dia poderia ser 221108.
Frasco sem nome comercial, com rotulagem Pfizer Biontech Covid- Vaccine, virá a sigla MFG que significa manufatura, ou seja, DATA DE FABRICAÇÃO. Frasco com o nome comercial, virá a sigla EXP que significa expira, ou seja, VALIDADE.
Afinal, há diversas variáveis que podem ocorrer durante a fabricação, como os conservantes e ingredientes. Ainda assim, a melhor maneira de determinar a data de validade de um produto é contar com uma equipe própria especializada para testes e realizar a avaliação.
A data de validade, a data de fabricação ou qualquer outra data para chamar a atenção do usuário devem incluir o ano, a data e o mês no seguinte formato: aaaa-mm-dd. Por exemplo, 6 de fevereiro de 2019 deve aparecer no rótulo como 2019-02-06.
A data de validade de um produto significa, portanto, o período em que a qualidade de um item é garantida pelo fabricante e ele pode ser consumido com segurança, desde que tenha sido armazenado em condições adequadas.
Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998. No fecho de documentos, coloque ponto-final após a data: Florianópolis, 27 de março de 2008.
Como saber a data de validade de um produto importado?
A recomendação neste caso é encontrar o número do lote na embalagem e acessar o site: http://checkcosmetic.net/. Seu funcionamento é simples: selecione a marca e insira o número do lote de seu produto que ele retornará as informações de produção do item pesquisado.
De acordo com determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os fabricantes são obrigados a estampar nas embalagens as datas de fabricação e de validade (mês e ano) do medicamento, e o número do lote, seja ele sob prescrição ou isento de prescrição (MIP)2,4.
O prazo de validade pode ser determinado por meio de avaliações técnicas, estudos de estabilidade e laudos de ensaios laboratoriais utilizando métodos diretos ou indiretos.
Uma parte dos documentos que citamos acima possui um prazo de validade. Ou seja, estes necessitam ser renovados, enquanto os demais podem ser usados durante toda a vida. No entanto, estar fora da validade não significa que o documento ou identidade se tornou inválido.