Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao expirar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.
Deite de lado, alinhe suas palmas das mãos e inspire (puxe o ar), vá expirando (soltando o ar) lentamente e levando seu braço de cima até o outro lado, fazendo assim uma rotação de tronco, sem desalinhar os membros inferiores. Inspire novamente e retorne a posição inicial soltando o ar novamente pela boca.
Melhore a postura. Estar na postura correta, seja quando se está em pé ou sentado, ajuda a evitar as dores, e também a atenuá-las quando elas já estão presentes. ...
Como fazer: deitar no chão com a barriga para cima, com as pernas estendidas. Dobrar a perna direita e colocar a mão em volta do joelho. Puxar a perna suavemente para o lado esquerdo do corpo o máximo que conseguir, sem fazer esforço excessivo, pois deve-se sentir o alongamento sem dor.
Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao expirar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.
Movimento para relaxar musculatura lombar e aliviar a dor na lombar. Deite de barriga para cima com as pernas dobradas. Eleve o quadril, colocando 2 bolinhas juntas, uma ao lado da outra, embaixo do cóccix (no finalzinho da coluna). Desça o quadril, relaxando todo o peso.
De pé, apoie um braço em uma parede para se equilibrar e levante sua perna, apoiando seu pé em alguma estrutura; Abaixe seu tronco lentamente, tentando alcançar o seu pé; Volte lentamente, retire o pé do apoio e coloque o outro, voltando a esticar a coluna.
A posição mais confortável para dormir com dor na lombar é deitar-se de lado, com um travesseiro entre os joelhos. Esta posição alinha a coluna vertebral e diminui a pressão na região lombar. Certifique-se de que sua cabeça está alinhada com a coluna, evitando travesseiros muito altos ou baixos.
Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como conseqüência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica seu dia-a-dia e sua qualidade de vida. Saiba como evitar esse problema e viver muito melhor.
O exercício Superman é simples, porém eficaz para fortalecer a região lombar. Deite-se de bruços, estenda os braços acima da cabeça e as pernas retas. Em seguida, levante simultaneamente os braços e as pernas do chão, mantendo a posição por alguns segundos antes de retornar à posição inicial.
Deitar de costas com os joelhos dobrados: Deitar com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão pode alinhar a coluna e reduzir a pressão nas costas. Um travesseiro sob os joelhos pode oferecer suporte adicional.
Deite-se de costas e dobre os joelhos. Traga-os em direção ao peito e abrace as pernas. Mantenha a posição por 20-30 segundos, respirando profundamente. Esse alongamento ajuda a relaxar e estender a coluna lombar.
Para aliviar a inflamação na coluna lombar descanse, evite atividades que agravem a dor e aplique gelo nas primeiras 48 horas. Use medicamentos anti-inflamatórios sob orientação médica. Adote exercícios de fisioterapia e alongamento para fortalecer a região lombar.
Deite-se de costas, com os joelhos dobrados e os pés no chão, a uma distância confortável dos glúteos. Eleve o quadril, formando uma linha reta entre os joelhos e os ombros.
Incluem o alongamento suave dos músculos das costas e das pernas para aliviar a pressão na coluna lombar. Exercícios de Fortalecimento: Fortalecer os músculos abdominais e das costas ajuda a sustentar a coluna e reduzir a compressão.
Tomar um banho de água quente – O calor induz o relaxamento do músculo e a diminuição da tensão. Pode também optar por uma bolsa de água quente, entre 15 a 20 minutos, 3 vezes ao dia. Mas fazer apenas isto não é suficiente.
você vai apoiar o cabo de vassoura no batente da porta, puxar o ar e soltar enquanto empurra. quando você empurrar. você vai sentir sua coluna fazendo 1 descompressão. alívio imediato.
Para prevenir a dor lombar relacionada à má postura, é recomendado realizar alongamentos e pausas regulares, especialmente se você passa muito tempo sentado. Fortalecer os músculos lombares e abdominais também é importante para fornecer suporte à coluna lombar.
Sentado com as costas eretas, coloque as mãos atrás da cabeça e leve o queixo em direção ao peito. Sinta alongar os músculos de trás do pescoço e do começo da coluna. Fique por 20 segundos nesta posição e depois eleve o queixo em direção ao teto e segure por mais 20 segundos. Repita 3 vezes o movimento.
A dor lombar inflamada é frequentemente acompanhada por sensação de rigidez na região, dificuldade de movimentação e desconforto ao realizar atividades físicas. Pode também manifestar-se com dor irradiando para as pernas. A lombar inflamada geralmente se manifesta por meio de dor intensa na região inferior das costas.
“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.