Adotado por Odin Em 965 a.C., pouco depois da guerra entre os Gigantes e os asgardianos, Loki foi encontrado pelo rei Odin. Adotando Loki e usando magia para fazê-lo parecer um asgardiano, Odin criou Loki e seu filho biológico, Thor, com sua esposa Frigga.
Nos quadrinhos, Loki é criado como irmão de Thor, em Asgard — em algum lugar as histórias da Marvel divergem da mitologia nórdica. São Loki e Odin os irmãos jurados nos mitos nórdicos, não Loki e Thor.
Há um conto da mitologia em que Loki assumiu a forma de uma égua para atrair a atenção de um cavalo. Como resultado, Loki engravidou do cavalo e meses depois deu à luz a um potrinho.
Loki é irmão por jura de sangue de Odin. Os outros deuses não sabem quando ou como Loki chegou a Asgard. Ele é amigo de Thor e também seu pior inimigo. Loki é tolerado pelos deuses, talvez porque seus estratagemas e planos os salvem com a mesma frequência que os metem em apuros.
Três bebês monstruosos foram gerados no ventre da giganta: o imenso lobo Fenrir; a chamada Serpente de Midgard, igualmente enorme; e a menina Hel, cujo corpo era metade vivo e metade morto (em putrefação, como o de um cadáver).
Algumas teorias o conectam à figura do deus Lóðurr, um dos irmãos de Odin. As atitudes de Loki mostram sempre o seu lado maléfico e degenerado, mas geralmente ele está a buscar algo de bom, apesar de irem contra os seus objetivos originais.
Porque não é uma ilusão. Loki (usando magia de algum tipo) mudou fisicamente sua aparência para um asgardiano. Permanentemente. Vemos no primeiro filme, apenas quando Loki é exposto à poderosa magia jotunn que ele começa a mudar de volta.
Na prática, Loki em si virou o coração do Multiverso. Cabe ao personagem a responsabilidade de manter a estabilidade nos diferentes mundos, e evitar possíveis ameaças. Mas a AVT ainda está de pé, e pode ter um papel muito importante nas aventuras vindouras.
O deus Thor se dando conta da situação, matou o gigante em um estalo com seu martelo mágico, Mjollnir. Meses se passaram quando Loki retornou a Asgard onde deu a luz a um cavalo de oito patas, e o deu de presente a Odin pelo nome de Sleipnir.
Graças a uma anomalia causada pela quebra de tempo dos Vingadores em Ultimato, o Loki de 2012 consegue escapar com o Tesseract e se torna um Variante, escapando assim de seu encontro fatal com Thanos.
Sua origem e exílio. Este ser monstruoso vem dos descendentes de Loki como pai e do gigante Angrboda que deu à luz outros seres gigantes como o lobo Fenrir, que vemos acompanhando a malvada Hela no já chamado filme "Thor: Ragnarok".
Loki e Heimdall duelam com espadas. Os dois nunca se gostaram – Heimdall, guardião de Asgard, detestava o entra e sai de Loki, sempre para aprontar armadilhas. Ele mata Loki primeiro, mas não resiste aos ferimentos e morre também.
Muitos acreditam que Loki tem ódio porque Thor é filho natural de Odin, além de sempre ter sido o guerreiro favorito de Asgard. No entanto, apesar da raiva de Loki observada nas telonas, a infância de Thor revela que o Deus do Trovão não era tão bondoso assim.
Após testemunhar a desintegração de seus amigos, Loki desenvolve o poder de controlar o tempo ao ser impulsionado por seu afeto pelos colegas. Isso permite que ele viaje livremente pelo espaço e pelo tempo, uma habilidade que pode ter um impacto sísmico na narrativa do MCU!
Nas crenças dos Vikings, Loki é o deus da trapaça, das travessuras e do fogo. Intimamente ligado ao conceito da magia, Loki pode assumir a forma que quiser, seja ela humana, divina, animal ou vegetal. A divindade não pertence ao grupo dos Aesir (de Odin e Thor), mas vive com os deuses em Asgard.
No filme "Thor: Ragnarok" (2017), Hela é retratada como filha mais velha de Odin e irmã de Thor e Loki (diferentemente da lenda original). No jogo Camp Half Blood RPG é uma das deusas mais populares escolhidas pelos players. Ela é mencionada em God of War (2018).
Thor era uma divindade da mitologia nórdica e reconhecido como o deus do trovão, das tempestades e da agricultura. Originário da cultura germânica, é reconhecido pelos historiadores como o deus mais popular entre os nórdicos da Era Viking. Filho de Odin, era tido como o mais poderoso do panteão nórdico.
Jormungandr tem o aspecto de uma gigantesca serpente ou ser draconiano. De acordo com a Edda em Prosa, Odin raptou os três filhos de Loki, sendo Jormungand jogado no grande oceano que circula Midgard, tendo aí vivido desde então. A serpente cresceu tanto que seria capaz de cobrir a Terra e morder sua própria cauda.
A segunda temporada de Loki terminou com um verdadeiro estrondo, quando o deus da travessura se sacrificou e provou ser tão herói quanto seu irmão mais velho. Antes deste episódio, Loki já rivalizava com Thanos como o melhor vilão do MCU. Agora, ele é apenas o melhor personagem do MCU, ponto final.