Quais os principais cuidados com o cateter de PICC?
Como cuidar de um cateter PICCUm curativo é usado sobre a área para prevenir uma infecção e manter o cateter no lugar. Um profissional de enfermagem trocará o curativo uma vez por semana. O curativo deve ser trocado se ficar molhado, sujo ou se soltar. É importante evitar que o curativo se molhe durante o banho.
Quem pode manipular o PICC?
Podem realizar a passagem do PICC apenas enfermeiros qualificados para a prática, como normatiza a Resolução Cofen nº 258/2001. O parecer ainda reconhece que auxiliares e técnicos, bem como outros enfermeiros, estão aptos a prestar auxílio durante a execução do procedimento.Qual o posicionamento correto do PICC?
A ponta do cateter deve estar posicionada no terço distal da veia cava superior (terceiro espaço intercostal) ou na veia cava inferior, no caso de inserção nos membros inferiores.Como realizar a limpeza do PICC?
Manutenção do PICC – Passo a Passo
- Realizar o controle térmico durante o procedimento mantendo o RN limpo e seco;
- Evitar segurar o cateter com pinça muito apertada. ...
- Realizar a higienização das mãos com água e sabão e após este, com solução degermante antes e após manusear o cateter e o circuito;
O que é o Cateter de PICC?
Como mexer com PICC?
Coloque a malha ou atadura e garanta que o PICC não fique enroscado em nada para que ele não saia do lugar; Evite dormir sobre o braço em que o PICC está, pois isto pode diminuir a circulação do sangue e deixar o braço inchado e dolorido.O que usar para desobstruir PICC?
O uso de heparina, incluindo a de baixo peso molecular, tem sido descrito na prevenção de obstrução trombótica de PICC.Como fazer a troca do curativo do PICC?
Os curativos devem ser trocados usando técnica asséptica apropriada, que inclui a utilização de máscara, luva estéril e material para curativo, não utilizando soluções alcoólicas ou pomadas antimicrobianas no sítio de inserção.Quanto tempo pode ficar com a PICC?
O PICC é um tipo de cateter que dura até 6 meses e normalmente é indicado para pessoas que fazem tratamento de longa duração, com medicamentos injetáveis, e que precisam coletar sangue várias vezes.Qual a localização ideal da ponta do cateter PICC?
Anatomicamente, a ponta do cateter deverá estar localizada no terço inferior da veia cava superior, logo acima da junção com o átrio direito (na altura das vértebras T3 e T5).Qual a desvantagem do PICC?
Apesar de o PICC apresentar inúmeras vantagens o seu uso está associado a algumas complicações que podem ser locais, sistêmicas e circunstanciais. As complicações locais abrangem: flebite, infecção local e trombose, estas ocorrem ao redor do sítio de inserção e raramente são graves.Qual o risco do PICC?
Em relação às complicações do PICC, a maioria dos artigos evidenciou: a flebite mecânica, infiltração e/ou extravasamen- to, exteriorização cateter, presença de in- fecção associada ao cateter, rompimento do cateter, obstruções, embolia de cateter e manuseio inadequado do curativo.Como medir o PICC?
Na mensuração do Membro e do cateterReúna todo material; Lave as mãos conforme POP nº. 01; Relizar desinfecção da fita métrica com álcool a 70% (alguns cateter possuem a fita métrica estéril); Relizar o exame fisico da rede venosa; Medir o membro seguindo os critérios.