anote as medidas em uma folha de papel ou planilha, dividindo-as por ambiente; multiplique a largura pela altura de cada cômodo para obter o tamanho em metros quadrados. Por exemplo, se uma sala tem 4 metros de largura e 5 metros de comprimento, a área dela será de 20 metros quadrados (4 m x 5 m = 20 m²).
O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40.
A elaboração do relatório de medição de obras normalmente consiste em dividir a obra em etapas e especificar tudo que deve ser feito em cada uma. O profissional deve anotar tudo que foi feito e registrar as desconformidades ou outras informações relevantes.
Um método bem simples é medir o comprimento de duas das paredes de um cômodo e multiplicar os valores. Por exemplo, digamos que uma das paredes do quarto tem 6 m e outra 4 m. A partir disso, você deve multiplicar essas medidas, e o resultado seria 24. Isso significa que são 24 m² de área construída.
Como calcular o metro quadrado de um espaço em forma de quadrado ou retângulo? Para espaços retangulares ou quadrados, meça a largura e o comprimento e multiplique essas dimensões para obter a área em metros quadrados. A fórmula é Área (m²) = Largura (m) x Comprimento (m).
Ao que equivale 100 metros quadrados? A medida de 100 m² pode ser um norte em alguns projetos. Se você está se perguntando ao que equivale esse número, saiba que ele representa uma área de 10 m de comprimento por 10 m de largura, formando um quadrado de 10 x 10 m.
Alguns elementos e espaços não são considerados como parte da área construída de uma propriedade. Isso inclui áreas ao ar livre, como pátios, varandas, terraços e jardins. Além disso, corredores externos, garagens e áreas descobertas dedicadas ao estacionamento não são contabilizados na área construída.
Cálculo da área de terrenos quadrados ou retangulares
Para calcular o metro quadrado de um terreno, nestes casos, é bem simples: basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados.
ÁREA TOTAL EDIFICÁVEL (ATE) É a área máxima edificável resultante da multiplicação do Índice de Aproveitamento do Terreno (IAT) pela área do terreno (S), representada pela fórmula ATE = IAT x S.
A medição de obras é um processo realizado para monitorar o andamento físico da obra e garantir que os prazos estejam sendo cumpridos. Assim, evita-se o replanejamento e a necessidade de investir recursos adicionais durante a execução da obra, prevenindo um aumento significativo no valor final.
Trena. A trena é um equipamento para medidas, podendo ter uma extensão de vários metros. Ela é essencial para estabelecer o tamanho de um cômodo, o pé-direito de uma parede, bem como conhecer as medidas de alguns materiais, como os blocos de tijolo. Elas podem ser encontradas em formato manual ou digital.
Para isso, basta colocar a ferramenta de medida (trena ou fita métrica) em um marcador no ponto limite da medida para depois saber exatamente por onde continuar a medição. Esse processo deve ser repetido até que seja verificado todo o comprimento do espaço.
Para obter o resultado, é bastante simples: basta multiplicar por 100 a medição em centímetros do comprimento e da altura do tijolo e, depois, já em metros, multiplicar um valor pelo outro. Feito isso, basta, então, dividir 1 m² pelo resultado, em metros quadrados, do tamanho do tijolo.
Divida o valor total do imóvel pelo número de metros quadrados para obter o valor do metro quadrado. Fórmula: Valor do metro quadrado = Valor total do imóvel / Área total do imóvel.
Por exemplo, se um quarto tem quatro metros de largura e cinco metros de comprimento, a área dele seria de 20 metros quadrados (4 x 5 = 20). Aí, para obter a área construída, basta somar todas as áreas de cada espaço no imóvel.
Basta multiplicar o comprimento pela largura da área. A fórmula é: área (m2) = comprimento (m) × largura (m). Para ficar ainda mais claro, entenda o exemplo prático a seguir: supondo que o comprimento seja de 5 metros e a largura de 3 metros, a área será a multiplicação entre esses dois valores.
Por exemplo, se uma sala tem 4 metros de largura e 5 metros de comprimento, a área dela será de 20 metros quadrados (4 m x 5 m = 20 m²). por fim, basta somar todas as áreas medidas para obter como resultado a área construída do imóvel.
Qual a diferença entre área total e área construída?
A área total é a soma da área privativa com a área comum e corresponde a toda a área construída do edifício. Para o cálculo do IPTU, a lei utiliza a área total construída, sendo os condôminos responsáveis pelo IPTU da sua área privativa e, proporcionalmente à fração ideal, de parte da área comum.
Para isso, é necessário medir cada cômodo do imóvel e depois somar os resultados, para encontrar o que chamamos de área útil. Para realizar essa medição em cômodos regulares, basta multiplicarmos a largura pelo comprimento.
§ 1º As escadas, dutos, fossos, shafts e similares serão considerados área construída computável uma única vez na área de projeção da edificação, no pavimento térreo.
Já o metro quadrado tem a sua definição diferente, ou seja, se queremos saber a área da base da edificação, o cálculo aplicado é o lado x lado. Dessa forma, se a frente tem 10m e a profundidade 20m, a construção tem 200m² – duzentos metros quadrados.